Conheça mais sobre o Trabalho Temporário no fim do ano

Descubra agora mais sobre o assunto e veja como conquistar a sua vaga. 

Nos últimos meses do ano, muitas lojas, fábricas e outras empresas costumam contratar profissionais por um tempo determinado, e isso ficou conhecido como Trabalho Temporário.

Seja pensando em uma renda extra ou até mesmo como uma nova porta para o mercado de trabalho, cada vez mais aumenta a procura pelas oportunidades que são temporárias. 

Além disso, você sabia que quem costuma contratar, também sai ganhando? Com as festas de fim de ano, o consumo de alguns materiais e a clientela tende a aumentar. 

Independente dos seus objetivos, saiba neste texto mais sobe os Trabalhos Temporários, como eles devem ocorrer, quem pode se candidatar a essas vagas e ainda veja dicas fáceis para aumentar a sua chance.

Trabalho Temporário 

Como o próprio nome deduz, o Trabalho Temporário tem como objetivo abrir oportunidades  para profissionais que procuram um emprego de curto prazo. Esse tipo de empregabilidade não é exclusivo aos finais de ano, mas é neste período que o torna mais concorrido. 

Além disso, essa modalidade de contratação também é muito utilizada para suprir uma demandas de substituição de trabalhadores efetivos, que estão em períodos de férias, afastamentos ou licença, por exemplo.

Regras para o Trabalho Temporário

Assim como em toda contratação, o trabalho por tempo determinado também prega algumas regras. A empregabilidade de temporários é obrigatoriamente feita por uma ETT (Empresa Especializada de Trabalho Temporário), homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo esta a grande diferença em relação à contratação de efetivos.

O profissional que fizer um     contrato de trabalho temporário pode atuar na função até 180 dias, consecutivos ou não, podendo ser prorrogáveis por mais 90 dias, consecutivos ou não. E após o término deste período, a mesma empresa só poderá contratar este funcionário temporário após um intervalo de 90 dias.

O Decreto do Trabalho, regido pelo número 10.060/2019, estabelece as principais regras e direitos dos trabalhadores e das empresas no que se refere a essa espécie de contrato. Para mais dúvidas, abra a página e leia com atenção.

Direitos do colaborador em contrato de Trabalho Temporário

O Trabalho Temporário realizado pela empresa deve ter uma  formalização da contratação por escrito. Além disso, este profissional possui outros direitos, como:

  • Remuneração correspondente aos demais empregados da mesma categoria da empresa tomadora dos serviços
  • Jornada de trabalho respeitado o limite legal de 44 horas semanais e extrapolação limitada a duas horas diárias com o respectivo pagamento
  • Pagamento do 13º salário proporcional
  • DSR ou Repouso semanal remunerado
  • Adicional noturno
  • Férias proporcionais
  • FGTS (sem a multa de 40%)
  • Seguro contra acidente do trabalho
  • Direitos Previdenciários
  • Indenização por dispensa sem justa causa ou término normal do contrato, correspondente a 1/12 do pagamento recebido.

Vantagens do Trabalho Temporário

A empregabilidade por prazo determinado é algo vantajoso para ambos os lados, tanto para as empresas interessadas quanto para os profissionais dispostos a essa contratação. Para ilustrar alguns pontos positivos, separamos assim:

Vantagens para empresas

  1. Agilidade na obtenção de mão de obra;
  2. Custo variável de acordo com a necessidade;
  3. Velocidade de adaptação às variações de mercado;
  4. Redução da ociosidade de pessoas e instalações;
  5. Menor impacto na quantidade de empregados efetivos. 

Já para o empregado, as vantagens são:

  1. Melhor aproveitamento do tempo, podendo separar os meses para trabalho e estudo, por exemplo;
  2. Conhecimento do mercado de trabalho e da área profissional que pretende seguir;
  3. Renda extra;
  4. Aumento de chances de uma contratação efetiva;

Dicas para ser contratado temporariamente 

Se você está em busca de vagas para um cargo temporário, não se esqueça de procurar pelo site da Catho. Além disso, o seu destaque pode vir por:

  • Manter o currículo sempre atualizado e objetivo;
  • Ter uma comunicação assertiva;
  • Ser proativo;
  • Conquistar experiências;
  • Saber se comportar em entrevistas. 

Caso tenha alguma dificuldade em elaborar um bom documento, conheça os nossos Modelos de Currículo, que são voltados para diversas áreas. Com ele, você pode aumentar as suas chances de contratação. 

Agora que você já está sabendo mas sobre o Trabalho Temporário, comente em nossas redes se você está a procura de uma oportunidade desse tipo. 

Ah! E não esqueça de compartilhar com aquele seu amigo que também está a espera dessa vaga, combinado?!  

Como saber se a profissão que escolhi combina comigo

Dica de português: perca ou perda

Vantagens de ser um universitário