Salão do Estudante: oportunidade de experiência internacional

Visitar outros países, vivenciar novas culturas e aprender ou aprimorar outros idiomas. Essas experiências, além de muito ricas para a vida pessoal de qualquer um, são de grande utilidade para o desenvolvimento profissional, independentemente da carreira a ser seguida.

 
Saber escolher o melhor destino e a opção que mais se adapte a sua realidade é essencial em uma situação como essa, e o 17º Salão do Estudante (veja programação completa ao final da página), maior feira de educação internacional da América Latina, disponibilizará a jovens – a faixa etária dos visitantes varia entre 17 e 29 anos – a oportunidade de conhecer instituições estrangeiras de todo o mundo por meio de seus representantes. Os visitantes podem obter as informações necessárias de instituições de ensino de países como Canadá, Espanha, EUA, Austrália, Inglaterra, Irlanda, Itália, África do Sul, Alemanha, Suíça, Japão, Nova Zelândia, Holanda, Argentina e França.
Neste ano, mais de 220 instituições participam do salão, entre escolas de idiomas, representações de governos, universidades, agências de turismo, entre outras. Serão apresentadas diversas oportunidades em cursos de idiomas, cursos curtos de verão, cursos de extensão de carreira e instituições de ensino. “Acontecerão palestras, cada uma com 40 minutos, divididos por países, onde são passadas informações sobre visto, estilo e custo de vida, como escolher o melhor curso nessas nações, e também direcionamento de carreira nesses países”, complementa Samir Zaveri, diretor de operações internacionais do Salão do Estudante.
Dentro da feira, as pessoas poderão fazer a carteirinha internacional do estudante e também haverá um posto da Polícia Federal para os visitantes tirarem dúvidas referentes a passaporte e procedimentos de viagem internacional.
Passam também pelo Salão do Estudante muitos executivos que estão em busca de um tipo de curso diferenciado para a carreira. Apesar do evento levar o nome ‘estudante’ em sua composição, diversas oportunidades para profissionais já em atividade também serão apresentadas, como MBAs e cursos de pós-graduação com formatos diferenciados. “Teremos cursos para executivos, como por exemplo, da Universidade da Califórnia, que disponibiliza cursos que variam de 2 semanas a 4 meses, e depois o formando recebe o certificado da universidade”, afirma Samir Zaveri. De acordo com o diretor, esses cursos mais curtos serão uma ótima opção para os visitantes, pois foram criados exatamente porque o brasileiro não tem tempo de ficar um ou dois anos fora, por exemplo.
No ano passado, o evento contou com mais de 47 mil visitantes, entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis. Em sua maioria, as pessoas se interessaram mais pelos cursos de idiomas, com 47% das procuras, seguidas pelos cursos de MBA e pós-graduação (29%) e as chamadas “high schools”, com 28% de interesse.
Novidades
Fato inédito na feira é a participação do departamento de turismo da cidade de Madri, que vai passar informações sobre a capital espanhola, pois muitas pessoas procuram fazer cursos do idioma espanhol no país origem da língua. Já para quem pretende aprender o espanhol mais próximo do Brasil, a feira contará com a presença de duas instituições da Argentina: uma escola de língua e uma do governo responsável pelo turismo.
Segundo o diretor do Salão, todo ano são mais de 20 países diferentes participando, e esse ano, pela primeira vez, o Japão participará com um grupo de três universidades importantes do país.
O Canadá terá grande destaque nesta edição evento, oferecendo um número recorde de high schools, universidades e escolas de línguas em diversos locais do país, principalmente as de francês, na cidade de Quebec.
“A cada dia há mais procura pela educação no exterior, pois o preço do dólar baixou muito nesse último ano. Esse fato deu oportunidade para mais pessoas investirem nesse segmento”, finaliza Zaveri.
Preço e locais de realização
Entrada: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia/estudante). Ou imprima seu convite VIP pelo site www.salaodoestudante.com.br
São Paulo – 06 e 07 de março (sábado e domingo)
Local: Centro de Eventos do Colégio São Luis
Endereço: Rua Luis Coelho, 323 (Prox. Metrô Consolação)
Horário: 13h às 19h
Salvador – 10 de março (quarta-feira)
Local: Hotel Pestana Bahia
Endereço: Rua Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho
Horário: 15h às 20h
Rio de Janeiro – 12 de março (sexta-feira)
Local: Hotel Sofitel
Endereço: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana
Horário: 15h às 20h
Curitiba – 14 de março (domingo)
Local: Estação Embratel Convention Center
Endereço: Av. 7 de Setembro, 2775 – Rebouças
Horário: 13h às 19h
Porto Alegre – 16 de março (terça-feira)
Local: Centro de Eventos da PUC
Endereço: Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 41
Horário: 15h às 20h
Florianópolis – 18 de março (quinta-feira)
Local: CentroSul
Endereço: Av. Gustavo Richard, s/n – Baía Sul – Centro
Horário: 15h às 20h

#MáscaraSalva | Máscara Inclusiva para deficientes auditivos

Impactos da pandemia na geração de empregos

5 áreas em alta que estão contratando mesmo na crise