Liderança carismática! Você tem?

*Reginah Araújo

E os líderes de nível médio de uma empresa (gerentes, supervisoras, coordenadoras de grupo, etc.)qual o papel que devem desempenhar? Qual a sua importância para o sucesso de uma empresa? Como profissionais de nível médio devem proceder para que sua liderança seja sentida e faça diferença em uma empresa, mesmo não estando estes profissionais no topo da escala hierárquica das companhias em que trabalham? Discorra a respeito.

Os profissionais de nível médio possuem imensa responsabilidade no desenvolvimento de uma empresa, são eles que muitas vezes dão à cara a tapa e possuem a função de motivar cara a cara, mesmo quando as idéias não são tão
generosas com os subordinados, nem tão genial. Tem que driblar muitas vezes o plano de metas irreal ou a carga excessiva de trabalho. Os lideres de nível médio tem o papel de mediador entre a alta chefia e os subordinados, tendo muitas vezes de colocar em prática o endomarketing. Deverão exercer sua função focando em resultados, procurar exercer a liderança coaching (treinador), ser muito carismático e acima de tudo saber ouvir com os olhos, coração e ouvidos.

Ter cuidado ao tomar decisões, já que estão numa liderança de nível médio significa que o poder também é mediano, entrar em rapport (sintonia) com sua chefia é fundamental para não criar resistências e ciúmes que poderão gerar conflitos.Sentir – Pensar e Agir, somente nesta ordem.

Algumas dicas poderão levá-lo a subir rapidamente a uma liderança de topo numa empresa.Segue abaixo dicas para sua promoção:

– Desenvolva uma saudável obsessão para atingir seus objetivos. Tenha persistência.
– Aproveite a vivência e sabedoria de outras pessoas.
– Não tenha vergonha de aprender e perguntar.
– É muito importante possuir senso de autocrítica, ouvindo sugestões.
– Cada um deve desenvolver suas habilidades técnicas: cursos, treinamentos, seminários, ler livros, revistas, reportagens, jornais.
– É necessário conhecer bem o que se faz.
– Procurar ser extraordinário em alguma coisa. Concentre-se na sua atividade e procure fazer, a cada dia, um pouquinho melhor, cada uma de suas tarefas.
– Analisar problemas em profundidade e tomar decisões mais rápidas.Quem conseguir produzir mais consegue mais.
– Ter Visão. É a arte de ver o invisível. Enxergar sempre adiante. Não deixar se limitar pelos problemas.
– Capacidade de realização. Acreditar em milagres. Realize o impossível.
– Tenha generosidade com as pessoas.
– Seu exemplo pessoal é de vital importância, para plena compreensão do que você comunica. Mesmo fora da empresa sua conduta moral e espiritual será de grande valia na motivação de seus subordinados.
– Se marcar uma reunião, não a cancele
– Na reunião, procure tomar nota e lembrar o que foi dito da última vez.
– Estabeleça objetivos.
– Não mude a rota já iniciada. Os empregados esperam constância de sua parte. – Acompanhe regularmente as coisas. Se disser a um empregado que vai verificar alguma coisa para ele, faça o que prometeu.
– Estabeleça um sistema de controle. Enquanto as pessoas parecem estar fazendo o que se supõe que façam, ninguém lhes presta muita atenção
– Evite o ridículo público, ou seja, repreender alguém quando os outros estão ouvindo
– Evite também só chamar as pessoas a sua sala quando pretende criticá-las. Se for seu estilo, todos ficarão sabendo o que vai acontecer.

Um gerente de nível médio terá uma vantagem se souber aproveitá-la bem, estará mais próximo de seus subordinados e em conseqüência poderá manter sua equipe muito mais sob controle e consequentemente também poderá observar com maior clareza os fatores de motivação e insatisfação.
Tirar proveito dessas condições possibilitará uma promoção em tempo muito menor.

“A vida é um eco. Verifique o que você está dando para entender o que está recebendo”.

*Para saber mais sobre Reginah Araújo, acesse:
Site Reginah Araújo

Elogios são presentes

A importância de pensar com segurança

Síndrome de super-herói