Saiba o que é Headhunter e saiba como trabalhar nessa área

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Você conhece a profissão Headhunter? então venha com a gente descobrir mais sobre a área e como seguir carreira.

Headhunter

Headhunter é um termo em inglês que significa “caçador de cabeças”, ele seleciona os melhores profissionais do mercado em áreas executivas, aliando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional. Ele se torna um mediador entre empresa e profissional.

Este profissional tem que entender e conhecer bem a empresa e suas necessidades, avaliando detalhadamente o cargo, função e muitas vezes até mesmo o perfil da pessoa que estará diretamente ligada ao candidato, para que ambos possam estabelecer um relacionamento duradouro, de confiança e acima de tudo, de produtividade.

A maior diferença entre um recrutador e um Headhunter é sua rede de relacionamentos, ou seja, o networking. Normalmente ele é muito bem relacionado, alguém que gera confiança e que sabe onde encontrar as pessoas certas, para o cargo certo.

Em alguns casos o Headhunter faz propostas para que o candidato saia da empresa em que se encontra e paga uma “luva” ou mesmo maiores benefícios para que valha a pena sair de onde se encontra para se aventurar em outra empresa.

O Headhunter é uma pessoa muito confiável e que possui muita credibilidade para obter a confiança do candidato e da empresa.

Dificilmente um Headhunter seleciona alguém somente pelo currículo, ele literalmente caça os melhores, e existe uma grande probabilidade de os melhores estarem empregados. Portanto, é necessário um fazer um processo de coaching, perguntas muito bem colocadas para saber se o candidato está feliz na empresa em que se encontra ou almeja maiores desafios.

Em alguns momentos o coachee é o diretor da empresa e em outros momentos o coachee é o próprio candidato.

Não existe um treinamento ou uma faculdade que forme um headhunter, suas habilidades advêm de sua vivência, suas experiências anteriores em vários cargos e funções, sua ampla rede de contatos e de seu poder de negociação, convencimento, argumentação e de ser um bom coach para ouvir os dois lados, empresa e candidato.

O Headhunter não cobra taxas, nem cursos, ele recebe da empresa que o contrata. Hoje existem algumas pessoas no mercado que se auto-intitulam Headhunter para ganhar dinheiro à custa de profissionais que desejam uma posição melhor.

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Perfil do Headhunter

Você deve estar se perguntando, qual o perfil ideal para ser um Headhunter. Veja:

  • Ter Confiança em Si Mesmo.
  • Ter Iniciativa e Liderança.
  • Ser empreendedor, ter uma visão ampla de todos os ângulos da empresa e ser um pouco detetive, identificar se aquele cargo é realmente necessário, analisar o descritivo de função, o organograma, missão e a visão da empresa para o futuro.
  • Saber ouvir verdadeiramente para entender a real necessidade da empresa, ouvir o que é dito e o que não é dito. Em muitos casos o que a diretoria pensa precisar não é sua real necessidade.
  • Ter entusiasmo e persistência.
  • Ser ambicioso, sabendo que dinheiro é consequência de utilizar-se da Regra de Ouro: fazer ao outro aquilo o que gostaria que fizessem por mim.
  • Boa Comunicação verbal e escrita.
  • Ser resistente à frustração, saber tirar proveito do fracasso.
  • Comprometimento com sua escolha, acompanhar o desenvolvimento do candidato na empresa.
  • Ter uma personalidade agradável.
  • Saber obter cooperação.
  • Ser discreto, a grande maioria das vagas é sigiloso e deve se manter assim para que as contratações tenham êxito
  • Saber administrar o tempo.
  • Ter concentração e foco.

Quanto ganha um Headhunter?

Depende da rede de relacionamentos que ele possui e de sua credibilidade. Como as contratações acontecem em cargos executivos pode variar de um salário do executivo ou a combinar com a diretoria da empresa que o contrata para conseguir o candidato no mercado de trabalho.

Uma excelente contratação traz, muitas vezes, resultados milionários para a empresa, já que cumprir metas, planejar novas ações, organizar a empresa e conseguir novos clientes são funções de pessoas de alta competência.

O Headhunter também contribui para o baixo índice de turnover (rotatividade de pessoal) que gera um custo altíssimo para as empresas, pessoa errada no lugar errado significa dinheiro jogado no lixo.

Como saber se o Headhunter é um bom profissional?

Medindo se suas contratações tiveram resultados satisfatórios para as empresas e candidatos. O Headhunter consegue clientes pela sua reputação, pela confiança que gera e as indicações que recebe.

Portanto, ser Headhunter é entender de gente, saber ouvir com os olhos, coração e ouvidos.

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Sobre a autora:

Reginah Araujo é Coach, Headhunter, Terapeuta Comportamental . Administradora de Empresas com MBA em Gestão Empresarial, Especialista em Marketing, Psicodramatista Organizacional, Master em Programação Neurolinguística, Diretora e Instrutora dos Cursos Master Mind com metodologia da Harvard Businnes School e com anuência do Instituto Napoleon Hill EUA.

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Autor

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