10 dicas para melhorar sua habilidade de comunicação no trabalho

10 dicas para melhorar sua habilidade de comunicação no trabalho

Não importa se você é uma pessoa mais tímida ou espontânea, ter uma boa habilidade de comunicação poderá ajudar você tanto na faculdade (apresentação de trabalhos e TCC) quanto no trabalho (apresentação para equipes ou cliente) e também nas entrevistas de emprego. 

Descubra a seguir como melhorar sua habilidade de comunicação! Vamos conferir?!

Dicas para melhorar sua habilidade de comunicação

Para ajudar você a melhorar essa habilidade, listamos dez dicas que vai te fazer um especialista em comunicação. Confira! 

1. Faça contato visual

Olhar nos olhos de uma pessoa é a maneira mais segura e eficaz de transmitir confiança.

Sem palavras, poderemos dizer ao nosso interlocutor que estamos interessados ​​no que ele nos diz e que estamos ouvindo atentamente.

2. Gestos

Segundo especialistas, 90% da comunicação que transmitimos não é verbal, mas gestual. Os movimentos do nosso corpo falam muito mais do que pensamos, mesmo que inconscientemente. 

Às vezes, um gesto pode persuadir, convencer e criar confiança muito mais do que um discurso elaborado. Comece a observar e a praticar.

3. Direto ao ponto

Dominar as habilidades de comunicação não significa falar muito, fazer apresentações sem fim ou enviar longas mensagens por correio. Procure ter ideias claras e não enrole ao transmitir mensagens precisas.

4. Ouça antes de falar

Um bom comunicador é sempre um bom ouvinte. Quem sabe ouvir não perde informações, faz perguntas apropriadas e entende seu interlocutor.

Você pode criar empatia com frases como “Fale mais sobre esse tópico” ou “Estou interessado no que você diz. Fale mais detalhes para entender por que você pensa assim”.

5. Faça mais perguntas

Você não precisa ter todas as respostas. Ser capaz de expressar abertamente suas dúvidas e admitir que não entendeu uma ideia te permite alcançar uma melhor compreensão.

Lembre-se de que o mal-entendido é o inimigo da comunicação! Resuma o que foi dito em suas próprias palavras para garantir que você esteja em sintonia com o seu interlocutor.

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6. Leia

A leitura melhora as nossas habilidades de comunicação tanto oral quanto escrita. Este hábito ainda ajuda a ter uma ortografia melhor e a ampliar nosso vocabulário.

Leia notícias diárias e informações relevantes em seu setor e você também terá assuntos para conversar com as novas pessoas que você conhecer. 😉

7. Escolha o meio certo

Seus meios de comunicação é sempre o e-mail? Talvez fosse melhor abordar algumas pessoas pessoalmente. 

Use sua percepção para falar com as pessoas da maneira certa; às vezes uma ligação pode ser mais pessoal e eficaz do que um e-mail; em outras, você obterá melhores resultados se enviar um e-mail breve e claro.

8. Não interrompa

Evite completar o discurso de outras pessoas com suas próprias ideias ou desviar o assunto de uma conversa.

Deixe que outras pessoas comuniquem suas opiniões sem interromper e depois expresse suas dúvidas ou comentários.

9. Pratique na frente do espelho

Em uma conversa cara a cara ou diante de um grupo de pessoas, nem sempre é fácil tomar consciência da nossa linguagem corporal.

É por isso que Vickie Austin, fundadora da empresa de consultoria profissional CHOICES Worldwide, recomenda o uso de uma técnica de comunicação chamada ‘mirrioring’.

Ela nada mais é que observar a linguagem corporal de nosso interlocutor e imitá-la de maneira sutil. Por exemplo, se a outra pessoa afirmar com a cabeça, faça o mesmo segundos depois.

Com essa prática, é possível fazer a outra pessoa se sentir mais confortável e aberta, e podemos obter uma maior empatia dela.

10. Crie vínculos

A comunicação eficaz não tem apenas a ver com trabalho ou negócios. É impressionante o que você pode obter de alguém se iniciar a conversa perguntando algo pessoal.

Na próxima vez que você conversar com um membro da sua equipe ou visitar o cliente que você não conseguiu convencer, converse sobre coisas pessoais antes de entrar no assunto do trabalho. 

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Saiba mais

O que achou das nossas dicas? Ao colocá-las em sua rotina você vai conseguir estabelecer uma melhor conexão com as pessoas ao seu redor e aumentar a potencia da sua habilidade de comunicação. Ah! aproveite e compartilhe com seus amigos lá nas redes sociais.

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Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

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  1. Gostei do conteúdo, muito bom o seu site. Inclusive
    voltarei mais vezes aqui para ver mais posts como esse. 🙂

  2. Me ajudou a tirar varias duvidas que eu tinha sobre a comunicação, essas dicas vão me ajudar bastante.

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