O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

18/07/2017 - Tem boa notícia no mercado. Esteja preparado!

Autor: Jacqueline Carmo

Foram meses e meses batendo na mesma tecla. Pra lá e pra cá, notícias que sinalizavam baixas no mercado de trabalho e, consequentemente, dificuldades para quem está em busca de um novo emprego. Mas se você se encaixa no grupo de pessoas que estava passando apuros, anime-se! Pode ser que as coisas comecem a melhorar.

Segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), há sinais de recuperação do mercado de trabalho. Nos últimos três meses, o país teve saldo positivo na criação de empregos. No acumulado do ano, o crescimento chega a 67.358 novas vagas abertas, com destaque para os setores da Agropecuária, Agricultura, Administração Pública, Indústria de produtos alimentícios e bebidas, Indústria Têxtil e Química e nos serviços médicos, odontológicos e veterinários.

Com a expansão do quadro de emprego em alguns setores, o leque de oportunidades aumenta e, ainda mais que em outros momentos, é hora de colocar as mãos na massa e partir em busca da próxima conquista profissional: um novo emprego.

Para você ir com tudo neste desafio, preparamos um check list:

Currículo
Esse item não quer dizer que você precisa apenas ter um currículo. Qualquer currículo. Você precisa ter O CURRÍCULO. Revise e, se preciso, reescreva seu documento. Tenha sempre em mente que ele precisa estar de acordo com o cargo que você busca, com competências, experiências e qualificações direcionadas para o seu objetivo. Além de contar bem sua carreira e estar bom esteticamente.
Precisa de ajuda? Nós temos modelos de currículos para download gratuito aqui.

Carta de apresentação
Mesmo com todo o potencial do seu currículo, a carta de apresentação pode fazer a diferença. Ela permite que os recrutadores te conheçam melhor, saibam a forma como você se comunica e raciocina.
Saiba como fazer uma carta de apresentação aqui.

Qualificação
O que o mercado espera de um profissional como você? Já tem o que é preciso? Se ainda não, o momento de início de semestre favorece novos cursos e pode ser uma boa chance de aproveitar. E se sua atual condição financeira não permite investimentos, não tem problema. Existem incontáveis cursos gratuitos e online de qualidade que são valorizados no mercado. Demonstrar-se interessado em se atualizar sempre é positivo.

Em busca
Sites de emprego, classificados, redes sociais, networking, agências, headhunters… São muitas as maneiras de se lançar no mercado e você deve apostar em todas as formas aplicáveis em sua área de atuação. Depois de tudo pronto, currículo, carta de apresentação e qualificação, é hora de dedicar-se na sua exposição. Encaminhar currículos sempre que possível, retomar contatos que possam te oferecer oportunidades e investir em meios eficazes de recolocação.

 

Leia mais sobre: