Como o teste vocacional pode te ajudar a escolher a carreira

Os testes vocacionais são bem conhecidos e muito utilizados quando não sabemos como descobrir qual carreira mais combina com a gente. Mas será que ele realmente funciona? 

O teste vocacional é uma metodologia que por meio de perguntas identifica as habilidades de uma pessoa, bem como os seus traços de personalidade. Isso significa que ele utiliza a base do autoconhecimento e por isso tem uma série de perguntas. 

Por que fazer um teste vocacional?

Não importa se você já sabe qual curso quer fazer, sempre aparece aquela dúvida na hora de preencher o formulário do vestibular! Esse tipo de situação é mais normal do que você imagina e fazer o teste vocacional pode te dar mais segurança sobre qual carreira seguir. A dica também vale para quem não tem ideia de qual curso fazer.

Fazer um teste vocacional que tenha como base as suas aptidões e interesses pode diminuir o leque de cursos, deixando de lado os que não tem nada a ver com você. As chances de você acertar na escolha da faculdade e da sua carreira aumentam muito!  

Como o teste vocacional pode ajudar?

Confira abaixo como um teste vocacional pode te ajudar:

Orientação

O teste vocacional pode ajudar na orientação profissional, ou seja, de acordo com o que você responder, ele irá mostrar quais áreas de sua formação e experiência você tem mais aptidões e quais não combinam com o seu perfil. 

Nesse caso, se você procurar algum orientador e ele pode trabalhar os pontos que você precisa melhorar para ter sucesso na sua carreira. Esse orientador pode ser um psicólogo ou um coach de carreira. 

Habilidades

Você pode até discordar, mas temos mais habilidades do que achamos! E saber quais são elas pode ser o que falta para o seu sucesso pessoal e profissional. 

Fazer um teste vocacional pode te ajudar a descobrir quais são essas habilidades e você pode desenvolvê-las ainda mais. 

Opções

Além de mostrar as áreas que mais combinam com você, o teste vocacional mostra quais são suas habilidades (como falamos no tópico acima) e elas podem ser utilizadas em carreiras sugeridas. 

Por exemplo, você está pensando em fazer Engenharia de Automação, mas você também tem habilidades que se aplicam para Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica. Com isso, você tem mais oportunidades para explorar e ver o que mais se encaixa com o que você quer. 

Mas afinal, como funciona o teste vocacional?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o teste vocacional não é um oráculo que vai te dar a resposta da carreira perfeita. Na verdade ele é um processo de autoconhecimento e é uma orientação para saber quais áreas você possui mais habilidades. 

O teste possui diversas perguntas, que geralmente são pré-definidas, e é preciso fazer uma escolha. As perguntas envolvem gostos pessoais, ações do dia a dia, objetivos e como você encara o mundo. 

Ao selecionar as respostas, o teste coloca você em um grupo que melhor mostra os seus valores e personalidade. E cada conjunto possui diferentes profissões que se correlacionam. 

O teste vocacional da Catho Educação

A Catho Educação desenvolveu um teste vocacional que tem como base a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Este teste é totalmente gratuito.

Para Gardner, ao identificar o seu perfil dentro dos 8 tipos de inteligência propostas por ele, é possível alinhar o que se gosta de fazer com as atividades que podem trazer realização profissional e pessoal, ajudando assim na descoberta da área de maior afinidade. 

E aí, já fez algum teste vocacional na vida? Conta pra gente o que achou!