Logotipo da Catho

Comprador

Média Salarial
R$ 2.951,52
Vagas na Catho

O que faz?

Analisa a compra de materiais, equipamentos, matérias-primas e serviços, realiza cotação e negociação com fornecedores, emite pedidos e acompanha o fluxo de entrega para cumprimento de todas as condições negociadas.

Tudo o que você precisa saber

Outros nomes para esta profissão

Comprador junior, comprador pleno, comprador sênior, comprador direto, comprador indireto, analista de compras, assistente de compras, auxiliar de compras.

O comprador é o profissional responsável por todo o processo de compras de bens e serviços para empresas que possuem um processo de compras mais definido e estruturado.

Sua missão é atender à todas as solicitações internas de compras diretas e indiretas com o objetivo da redução de custos para a organização. Atua como um intermediador entre fornecedores e solicitantes empresariais.

Sua função é de extrema importância para que as empresas façam a aquisição de materiais e insumos necessários para o negócio de maneira estratégica, buscando pelo melhor fornecedor, com o melhor custo benefício e qualidade ao mesmo tempo.

Desempenha tarefas como:

  • Compras diretas e indiretas
  • Contratação de serviços
  • Organização de solicitações de compras internas
  • Negociação de contratos
  • Negociação com fornecedores
  • Pesquisa de fornecedores
  • Acompanhar pedidos
  • Análise de qualidade
  • Relatórios de compras

Áreas de atuação


O comprador atua na área de compras de locais como:

  • Hospitais
  • Operadores logísticos
  • Transportadoras
  • Centros de distribuição
  • Lojas comerciais de varejo e atacado

A área de compras pode ser dividida entre compras diretas e compras indiretas, podendo ser o comprador:

Comprador de diretos: responsável pelos processos de compras relacionados à aquisição de bens e materiais necessários diretamente para a produção do produto a ser vendido.

Comprador de indiretos: responsável pelos processos de compras relacionados à aquisição de bens, materiais e serviços necessários para a operacionalização e manutenção da empresa (ex.: materiais de escritório, produtos de limpeza, etc.). Sendo necessários indiretamente para a produção.

Pré-requisitos para esta profissão

  • Perfil Comunicativo
  • Habilidade organizacionais e administrativas
  • Habilidades com cálculos matemáticos
  • Pacote Office
  • Excel
  • Habilidade com negociações
  • Conhecimentos básicos de finanças e tributos
  • Experiência com atividades administrativas

Algumas vagas exigem ensino superior e conhecimentos de idiomas para negociações internacionais.

Formação desejada

Algumas vagas de comprador exigem apenas o ensino médio, enquanto que a maior parte delas exigem algum curso superior em áreas correlatas. As graduações ideais para um comprador são:

Administração: disponível nas modalidades de bacharelado e tecnólogo, com duração de 4 e 2 anos. Forma profissionais aptos a organizar e gerenciais recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. Saiba mais para obter desconto neste curso.

Engenharia de produção: disponível na modalidade bacharelado com duração de 5 anos. Aborda conteúdos de administração, organização de recursos e processos de produção. Saiba mais para obter desconto neste curso.

Ciências contábeis: disponível na modalidade de bacharelado com duração de 4 anos, forma profissionais aptos para exercer as rotinas de contas de uma empresa. Saiba mais para obter desconto neste curso.

Como faço para atuar nessa área?

Para atuar como comprador algumas empresas exigem diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC.

Tem vontade de atuar nas empresas como comprador? Veja neste pequeno passo a passo o que você deve fazer para atuar na área:

Busque conhecimento: os compradores devem ser extremamente habilidosos com negociações, gestão de custos, análise da qualidade de materiais, Excel, etc. Cursos online são grandes aliados! Busque experiência: não há uma experiência específica e padrão exigida para o cargo de comprador, mas é preciso ter alguma experiência prévia, da qual pode ser com atividades administrativas, produtivas, financeiras, ou até mesmo de estoque. Um grande destaque seria experiência no setor de compras, tais como: assistente ou auxiliar de compras. Certifique-se da sua aptidão: verifique se possui todos os pré-requisitos da profissão listados acima Currículo: monte um bom currículo de comprador! Candidate-se: busque por vagas de comprador em sua região e candidate-se!

Graduação

Veja abaixo algumas faculdades que oferecem o curso de Administração com bolsa de estudo:

Pós-Graduação

Mas se você já tem formação em Administração ou nas áreas correlatas, é possível especializar-se em compras com um curso de pós-graduação da área.

Cursos Online

Veja abaixo alguns cursos online que você pode fazer para saber mais de compras:

Modelo de currículo para candidatos à vaga de comprador

Para se destacar no mercado de trabalho, ter um bom currículo é fundamental! E para te ajudar, segue um modelo de currículo para área de compras.

E depois que ele estiver pronto, você pode se candidatar para as vagas de comprador aqui na Catho!

Matérias

5 características de um bom líder

A imagem do líder vem se modificando a cada dia. A figura que antes demonstrava poder e era o centro das decisões,

Dica de português: mal ou mau.

Você já deve ter se perguntado: mau com “U” ou mal com “L”? Qual é o correto? Ambas as palavras estão corretas

O que é Home Office?

Saiba mais sobre essa modalidade que ganha cada vez mais adeptos no mercado

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar“.