Modelo de currículo para Segurança do Trabalho

um grupo de pessoas em volta de um capacete de proteção rosa e um colete

Conheça então o nosso modelo de currículo para Segurança do Trabalho e aumente suas chances para entrevistas de emprego.

E se está procurando por vagas nesta área, não deixe de ler o nosso texto até o fim. Descubra também o que um profissional deste cargo faz, como se tornar um e o que o mercado está pedindo.  

O que é Segurança do Trabalho?

A segurança do trabalho é o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas que competem aos deveres de um profissional. É por conta dela que os empregados de uma empresa tem acesso a um ambiente seguro. 

A princípio, essas normas tinham apenas a função de prevenir acidentes,  com o passar dos anos e com a carga horária cada vez maior, foram surgindo as chamadas patologias do trabalho. 

Assim, envolveu-se na segurança do trabalho a responsabilidade de prevenir doenças ocupacionais que são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve. Elas podem provir desde exposições da pele a produtos químicos, até lesões por esforços repetitivos (LER), por exemplo. 

A legislação obriga que as empresas tenham uma área para a segurança do trabalho:  a norma regulamentadora NR-4 SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

Na lei, é obrigatório que a companhia tenha uma regra que mede a proporção de profissionais na área de acordo com o número de colaboradores da empresa. 

Além disso, existem também os chamados grupos de risco, que vão do nível 1 ao 4. O último é classificado em atuações como, construção civil e metalúrgicas, enquanto o primeiro é aplicado em escritórios administrativos, por exemplo. Portanto, quanto maior o nível de periculosidade, mais técnicos da área deverá ter a companhia.

O que um profissional da área faz? 

Um profissional da área de Segurança do Trabalho tem cada vez mais espaço no mercado de trabalho. No entanto, a concorrência para conseguir as melhores ocupações também cresce e assim o candidato precisa se destacar.

Quem trabalha neste cargo tem como principal tarefa administrar os possíveis riscos de acidentes ocorridos contra os trabalhadores. Sua intenção é verificar se as normas, objetos de trabalho e estruturas estão aptos para o bem-estar de quem frequenta tal ambiente.

Cabe ao responsável do cargo inspecionar equipamentos e condições de trabalho, investigar e analisar causas de acidentes para eliminar riscos. Desenvolver programas de treinamento e verificar o cumprimento das normas e procedimentos de segurança na aplicação de providências preventivas.

Além disso, faz parte do escopo de trabalho desse profissional tarefas como: elaborar e orientar atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários em empresas, construções, instalações industriais, orientar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), entre outros.

Como atuar com segurança do trabalho?

Se você deseja trabalhar na área de segurança do trabalho, é preciso a conclusão de uma graduação que forme profissionais tecnólogos de nível superior. O mais indicado é realizar o curso tecnológico de Segurança do Trabalho.

Além disso, é possível se qualificar e enriquecer seu currículo com cursos online voltados para a área.   

O perfil profissional ideal para um profissional da área

É considerado como um perfil profissional ideal para o cargo de Técnico em segurança do trabalho, um profissional que seja atento e proativo, pois umas de suas funções é verificar os EPIs. 

Além disso, o mercado busca por candidatos que:

  • Ter uma boa observação, já que nessa área é preciso se antecipar aos riscos;
  • Conhecer a cultura e os processos da empresa onde trabalha;
  • Gostar de trabalhar em equipe;
  • Manter-se atualizado a respeito das leis de Segurança do Trabalho;
  • Ser comunicativo;
  • Poder realizar trabalho braçal. 

Onde posso atuar como técnico em segurança do trabalho ? 

A segurança do trabalho está em todas as empresas, pois ela tem um papel fundamental no bem-estar dos trabalhadores. Por isso, a variedade de oportunidades é grande. 

Você pode encontrar este cargo em:

  • Empresas de construção civil;
  • Indústrias e fábricas;
  • Empresas públicas e particulares.

Modelo de currículo para Segurança do Trabalho

Agora que você já sabe mais sobre a profissão, veja como criar uma estrutura para ter um currículo que seja destaque nos processos seletivos:

  • Ter um currículo objetivo
  • Contar suas experiências em ordem cronológica
  • Destacar a graduação e certificações
  • Falar sobre o idioma e seu nível
  • Ter noções de informática
  • Dizer sobre as atividades extracurriculares
  • Manter sempre os dados atualizado
  • Ter sempre uma cópia física e online do documento

Além disso, um currículo bem elaborado pode ser um diferencial que o profissional precisa. Busque por cursos específicos, fique de olho nas tendências e procure sempre se qualificar.

Lembre-se também de  tomar cuidado com a ortografia e organização dos pontos mais relevantes na sua trajetória profissional. O documento não deve ultrapassar de duas páginas e tem que ser objetivo, pois é o “primeiro contato” entre profissional e empregador.

Conheça, na sequência, o modelo de currículo que os consultores de carreira da Catho prepararam para profissionais da área de Segurança do Trabalho.

Basta baixar o arquivo no formato que desejar, preencher com os seus dados em um editor de texto e salvar. Pronto! Assim você pode aumentar as chances de ser convidado para entrevistas e de ser contratado.

E quando estiver tudo pronto, não se esqueça de buscar na Catho vagas para Segurança do Trabalho de forma gratuita.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre segurança do trabalho? Então, aproveite e compartilhe esse modelo de currículo em suas redes sociais. Basta copiar e colar o link. 

 

Clique aqui e veja como utilizar o modelo de currículo

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!