Como montar um bom currículo?

Montar um bom currículo pode ser a peça chave para o seu próximo emprego, sabia?

Um currículo bem elaborado deve ser claro, objetivo e focado na área em que você está buscando. Esta é uma grande oportunidade para você se apresentar para as empresas e selecionadores. Manter a objetividade e descrever de forma correta as  suas experiências e carreira profissional também são pontos positivos que devem ser considerados para a produção do documento. Vem conferir como você pode ter um currículo para ninguém botar defeito!

Confira algumas dicas rápidas para montar um bom currículo:

  • O documento deve ter no máximo duas páginas com todas as informações necessárias para o cargo;
  • Foto somente se for pertinente à vaga, a imagem deve ser de boa qualidade e com formato profissional;
  • Para o 1° emprego é importante ressaltar experiências obtidas na faculdade, estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões;
  • Não há necessidade de falar de suas qualidades pessoais, dizer que é dinâmico tem bom relacionamento interpessoal, por exemplo. Essas características serão avaliadas durante o processo seletivo.

Em busca de um emprego? Vem pra Catho e fique mais próximo do seu trabalho novo!

Passo a passo para a produção de um currículo campeão!

1-  Dados Pessoais

Preencha com seu nome completo, idade, estado civil e contatos, quando for número para recados deixe a pessoa encarregada de receber recados, avisada e preparada para anotar informações importantes. Coloque um e-mail com endereço correto e atualizado, atenção aos e-mails pessoais que além de não serem pertinentes para um selecionador, podem não passar credibilidade. (Ex: bruninhasimpatica@…)

2- Objetivo

Colocar o cargo e área que pretende se candidatar. Preste atenção nesta informação, pois o objetivo deve estar condizente com a vaga que está concorrendo. O ideal é colocar apenas um objetivo,  com vários objetivos o recrutador pode entender que você não sabe o que quer. Bons exemplos de Objetivo são: Estágio em Comunicação | Analista Jurídico | Analista de RH.

3- Habilidades e Competências

Coloque o que é importante para o cargo, as experiências, habilidades e cursos pertinentes para que o selecionador se interesse rapidamente por seu currículo.

4- Experiência Profissional

Certifique-se de inserir o nome das empresas, cargo e período em que trabalhou. Caso opte por colocar as responsabilidades em cada experiência seja objetivo e sucinto. Coloque as experiências da mais recente para as mais antigas.

 5- Formação Acadêmica

Insira o nome da Instituição de Ensino, curso,  data de início e término.

6- Idiomas

Aqui, preencha com o nível de cada idioma, lembre-se que se for necessário para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível declarado. Se você quer aprimorar seu nível de conhecimento em algum idioma, confira bolsas de estudo com descontos especiais para começar a estudar já.

7- Informática

Coloque o curso e nível e seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, pois quando as vagas necessitam de algum programa específico testes podem ser aplicados.

 

O currículo é sua porta de entrada para o mercado de trabalho, o selecionador não o conhece, não sabe quais são suas habilidades e competências profissionais. Lembre-se, o selecionador irá selecionar para a entrevista quem melhor conseguir chamar sua atenção por meio de um currículo pertinente com o que ele está buscando.

Após todas as informações colocadas no seu currículo, faça uma rigorosa correção ortográfica, pois currículos com erros de português serão facilmente descartados. Tenha atenção aos detalhes quanto à estrutura de seu currículo, ele deve ser de fácil visualização.

Com um currículo nota 10, chegou a hora de buscar o seu emprego na Catho, vem!

Principais mudanças: Reforma da Previdência

No trabalho, OUVIR pode ser mais importante do que FALAR

Empreender possui diversos formatos. Encontre o seu!