Carreira profissional: tipos e dicas para ter sucesso

carreira profissioal

Seja para quem acabou de se formar e busca encontrar o primeiro emprego ou para quem não está feliz na sua função, decidir qual carreira profissional seguir gera sempre muitas dúvidas. A escolha depende de diversos fatores que vão muito além do cargo a ser ocupado.

As habilidades que devem ser desenvolvidas, quais as chances de crescimento na profissão, o seu gosto pessoal, sua formação, capacidade de produzir e como está o mercado de trabalho são algumas variáveis que podem influenciar no seu sucesso profissional.

Se você está buscando construir uma carreira e quer saber um pouco mais sobre o tema, confira o post de hoje!

O que é uma carreira?

A carreira pode ser definida como a trajetória completa que um indivíduo percorre ao longo de sua vida profissional, incluindo cargos, empresas contratantes, conhecimento acumulado, habilidades desenvolvidas, como as soft skills, escolhas acadêmicas e desafios enfrentados, por exemplo.

A carreira pode ser definida como a trajetória completa que um indivíduo percorre ao longo de sua vida profissional, incluindo cargos, empresas contratantes, conhecimento acumulado, habilidades desenvolvidas, escolhas acadêmicas e desafios enfrentados, por exemplo.

É muito comum as pessoas associarem uma jornada de sucesso com altos cargos em uma empresa ou em ter um negócio rentável, mas hoje em dia, muitos priorizam trabalhar com o que gosta e ainda ter tempo livre para si e para família e amigos. Por isso, a escolha dessa jornada é importante para criar expectativas de crescimento no seu trabalho, mas também influencia no relacionamento pessoal com os mais próximos e no seu bem-estar.

O que é plano de carreira?

Já o plano de carreira é um planejamento estratégico para traçar metas e objetivos em um cargo. É uma forma de ampliar os horizontes e definir uma estrutura mais definida de onde se quer chegar e o que é preciso para isso. Pode ser aplicado tanto para funcionários de uma empresa, quanto para aqueles que trabalham de forma autônoma.

E se você está em busca de um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir e começar agora mesmo!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Quais são os tipos de carreira?

A realização profissional é algo pessoal que pode ter diferentes significados de pessoa para pessoa. Cada um pode escolher uma profissão que se adapte melhor às suas habilidades, crenças, perfil, valores e conhecimentos. Por isso existem diversos tipos para seguir, conheça as principais:

1. Carreira profissional

A palavra “carreira” é quase sempre associada a “profissional”, mas esse é apenas um dos tipos de trajetórias que uma pessoa pode optar. Ela é seguida por quem busca estabelecer um vínculo empregatício com uma empresa privada ou pública.

Neste modelo, o trabalhador segue uma jornada de trabalho estabelecida pela empresa e exerce determinada função em um cargo, sendo remunerada com um salário mensal e benefícios trabalhistas. Geralmente os interessados devem concorrer a uma vaga enviando seu currículo e passando por processos seletivos que podem ter diferentes etapas dependendo da empresa.

2. Carreira política

Para pessoas que são comunicativas, bem relacionadas e veem na política uma forma de mudar a realidade, essa carreira pode ser uma boa opção! Ela está relacionada aos cargos eletivos, que são aqueles que dependem do voto da população de determinada região, envolvida em criar leis e implementar políticas públicas em busca de uma sociedade mais igualitária.

3. Carreira empreendedora

Ao contrário da carreira profissional, a empreendedora não possui vínculo empregatício. Aqui o profissional assume a gestão de um negócio próprio, que pode ser em sociedade, de diferentes portes e nichos diferentes. Para seguir essa jornada profissional é preciso ter perfil de liderança, iniciativa, autogestão e organização.

4. Carreira proteana

A carreira proteana é um conceito recente, resultado das mudanças observadas na relação entre empresa e empregado. Neste modelo, os profissionais são protagonistas da sua trajetória e responsáveis por elaborar um plano que atenda suas necessidades, habilidades e valores.

5. Carreira artística

A carreira artística abrange profissões como artistas plásticos, atores, cantores, dançarinos, compositores, escultores, entre outros. Ela depende de talentos, mas também de muita dedicação, conhecimento de habilidades técnicas e treino. Assim como a maioria das profissões, para ter o reconhecimento do trabalho e conquistar o sucesso é preciso ter uma boa rede de relacionamentos.

6. Carreira acadêmica

A carreira acadêmica é indicada para quem gosta de estudar um tema em específico e de lecionar. Geralmente se inicia com a graduação e segue nos níveis de escolaridade mestrado e doutorado. Além de atuar como professor, essa opção também pode englobar pesquisas científicas em universidades.

7. Carreira portfólio

A carreira portfólio também é chamada de múltiplas carreiras ou slash carrer. É formada por atividades e competências diversificadas, que permite uma pessoa fazer várias coisas ao mesmo tempo, visando aproveitar suas habilidades e oportunidades de trabalho.

Carreira x profissão x emprego

Apesar de estarem relacionados, essas três palavras definem conceitos diferentes. Vamos usar o seguinte exemplo para ficar mais claro:

Paulo é agrônomo e trabalha como responsável técnico em uma indústria de adubos. Tem experiência no cargo de gestão em uma empresa de nível mundial e pós-graduação em melhoramento genético. Já trabalhou como vendedor em uma loja agropecuária.

O texto acima completo se refere a carreira de Paulo, ou seja, a sua trajetória profissional até o momento. A profissão é a ocupação, seguindo nosso exemplo, agrônomo, e o emprego pode ser resumido no cargo de responsável técnico.

É mais provável que você escolha a profissão que vai seguir do que a carreira, pois este último não depende apenas das suas decisões, mas também de fatores externos, experiências e oportunidades no mercado de trabalho.

Como planejar uma carreira profissional de sucesso

Como já deixamos bem claro durante o texto, existem diversas possibilidades de caminhos que podem direcionar sua trajetória profissional. Mas algumas dicas podem te ajudar a se posicionar diante dos acontecimentos sazonais e moldar sua carreira para chegar no objetivo que deseja, confira:

Esteja aberto ao conhecimento

Já se foi o tempo em que fazer um curso ou uma faculdade bastava para ser um profissional bem-sucedido. O mercado de trabalho está em constante movimento e quem não quer perder seu espaço e continuar crescendo, precisa sempre se atualizar e estar pronto para adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Uma forma de buscar conhecimento pessoal é por meio dos testes de personalidade. Aprenda sobre um dos mais famosos ao ler nosso post completo sobre Teste MBTI!

Considere as possibilidades

Caso existam outros caminhos que também te levem ao objetivo que você traçou, que tal mudar o rumo da sua carreira? As diferentes oportunidades e os desafios podem surgir, com certeza vão ser uma bagagem valiosa e vão te ajudar a crescer ainda mais profissionalmente.

Mantenha uma rede de contatos

O famoso networking é importante em qualquer tipo de carreira que escolha seguir. Uma boa rede de contatos é a chave para ter o seu trabalho reconhecido e ficar atento às possibilidades que podem surgir profissionalmente.

Esteja sempre à disposição dos seus colegas e conhecidos, não somente quando precisar! Troque informações, ofereça ajuda e mantenha um bom relacionamento.

Se for preciso, faça uma transição de carreira

Muitas vezes a escolha de uma profissão ocorre precocemente na escolha do curso da faculdade. Por isso, pode ser que a prática do que você escolheu não seja tão atrativa quanto a teoria e você esteja em um trabalho que não te faz feliz. E tudo bem! Pois toda essa trajetória inicial te trouxe experiências.

Você pode fazer uma transição de carreira e escolher algo que tenha mais a ver com o seu perfil e com seus objetivos profissionais e de vida. Essa é uma opção tanto para os jovens que acabaram de iniciar uma profissão, quanto para aqueles que já são experientes, mas não vêem mais oportunidades de crescimento na sua área.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Agora que você já conhece um pouco sobre carreira profissional, é o momento de identificar seu perfil profissional e seu potencial para investir nele! Continue acompanhando o blog Carreira & Sucesso para mais dicas relacionadas ao mercado de trabalho!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!