6 passos para formatar o TCC

jovem formatando o TCC

Quais regras eu preciso seguir para organizar meu trabalho? Como coloco as referências no texto? O que é folha de rosto? Todos esses questionamentos rondam a cabeça de quem precisa formatar o TCC. Para solucionar tudo isso nós criamos este post!

Continue acompanhando e descubra os seis passos essenciais para arrasar na formatação do seu trabalho.

  1. Conhecer as regras da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas ou simplesmente ABNT é a responsável por definir a formatação do seu TCC. Ela possui uma série de diretrizes, mas a que você precisa saber em detalhes a NBR 14.724.

Com base nela vamos te apresentar os principais pontos para você dar início ao seu trabalho acadêmico.

  1. Saber quais os tópicos obrigatórios da montagem do TCC

O TCC precisa seguir uma sequência e existem alguns tópicos que precisam fazer parte dele. A seguir listamos cada um em ordem de apresentação:

  1. Capa;
  2. Folha de rosto;
  3. Folha de aprovação;
  4. Resumo na língua nativa;
  5. Resumo em uma língua estrangeira;
  6. Sumário;
  7. Texto;
  8. Referências.
  9. Ter atenção com a folha de rosto

Muitas vezes as pessoas não sabem o que é a folha de rosto ou acham que ela é como uma cópia da capa. Na verdade ela vai ter os mesmos elementos desta última, porém acrescidos de mais dados. Ela é a segunda folha do trabalho e contém:

Nome da faculdade e informações sobre centro e curso;

  • Seu nome;
  • Título do trabalho;
  • Nome do seu professor e orientador — informação específica da folha de rosto;
  • Pequeno parágrafo explicando a natureza do trabalho (uma monografia, no caso) e o porquê de você ter elaborado (obter o diploma) — informação específica da folha de rosto;
  • Cidade da faculdade;
  • Ano de entrega.
  1. Observar quando se inicia a contagem de páginas

Sua monografia precisa ter uma numeração em cada página, mas fique atento para o momento em que ela deve aparecer. Você começa a contar as páginas logo depois da capa — ou seja, esta tem numeração zero. Os números, no entanto, só aparecem a partir da Introdução.

  1. Organizar o corpo do texto

A parte do texto propriamente dita é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. De forma geral, para produzir cada uma delas é preciso observar as seguintes regras:

  • Fonte — Times New Roman ou Arial, ambas em tamanho 12;
  • Margens — 3 cm na parte superior e à esquerda e 2 cm na área inferior e à direita;
  • Espaçamento — 1,5cm entre linhas
  • Alinhamento — justificado 5cm
  1. Não se esquecer das referências

As referências aparecem no fim do trabalho, depois da conclusão. Elas vêm em forma de lista alfabética com os nomes de todos os autores e pesquisadores citados no texto.

Para formatar você precisa iniciar cada referência com o sobrenome do autor em letras maiúsculas. Uma dica importante para não se perder é à medida que for fazendo citações já inserir os autores nas referências. Assim fica mais difícil esquecer alguém.

Esses são os pontos básicos que você precisa observar no momento de formatar o TCC. Tendo eles em mente já é possível adiantar muitas coisas. Para saber os detalhes completos, no entanto, não deixe de ler a NBR 14.724, que comentamos no início do post.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!