Conheça 7 fatos sobre o curso de Direito

dissídio

curso de Direito aparece na lista dos mais procurados pelos estudantes já tem vários anos. Mas será que você realmente faz parte do time daqueles que amam a profissão? Não sai daí que hoje vamos apresentar sete fatos sobre a graduação que todo estudante ou interessado no curso precisa saber.

Sendo assim, continue acompanhando e vem saber mais sobre essa que pode ser sua carreira no futuro! Vamos conferir?

É um dos cursos mais antigos do Brasil

As primeiras faculdades de Direito começaram a funcionar no início do século XIX, em 1827, e os locais escolhidos foram os estados de Pernambuco e São Paulo. Até hoje as instituições continuam recebendo alunos.

A Faculdade de Direito do Recife está vinculada à Universidade Federal de Pernambuco e a Faculdade de Direito de São Paulo é parte da Universidade de São Paulo. Ambas são instituições públicas.

Tem muito conteúdo teórico

Além das disciplinas base como Sociologia e Antropologia, para você entender bem o Direito precisa conhecer as leis e elas são várias. Entender a Constituição, os códigos de Processo Penal, Civil e Administrativo, ler petições e requerimentos é uma rotina necessária. Enfim, são muitos assuntos que exigem um bom nível de leitura.

Exige facilidade com a escrita

Assim como a leitura é importante, a escrita segue junto com ela. Durante o curso você vai ter provas dissertativas, escrever processos e discorrer argumentações de defesa ou acusação em forma de texto. Desse modo, dominar o português é algo essencial, caso contrário você terá dificuldades em se expressar e fazer suas ideias serem compreendidas.

A Catho funciona, mas também pode ser muito melhor! Conheça nossos planos a partir de R$ 29,90.

Tem muito debate e apresentações em público

Durante todo o curso de Direito você precisará escrever, porém o embate oral é igualmente necessário. Saber argumentar de maneira rápida, ter segurança para defender um ponto de vista e controle emocional para lidar com conflitos é algo trabalhado durante os debates e as apresentações.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

É obrigatório fazer estágios

O curso tem disciplinas de estágio inseridas dentro da própria grade curricular, isso quer dizer que você precisa ter a experiência prática da profissão para se formar. Assim, é necessário fazer atividades em tribunais, escritórios de advocacia, fóruns ou outro espaço disponível para as atividades jurídicas.

O diploma não habilita você a advogar

É isso mesmo. Muitas pessoas entram no curso de Direito achando que logo depois da graduação já podem trabalhar como advogados. Só que não é isso que ocorre.

O diploma afirma apenas que você é bacharel na área e que tem conhecimento das leis. Ainda é preciso fazer a prova da OAB — Ordem dos Advogados do Brasil — e somente depois de aprovado é que se está habilitado para exercer a atividade. E não se engane, nem sempre as pessoas passam logo de cara no exame.

O curso é pré-requisito para diferentes profissões

Além de atuar como advogado, você pode trabalhar como procurador, promotor de justiça, juiz, delegado de polícia e tabelião. Todas essas profissões exigem o diploma em Direito. No caso delas não é obrigatório fazer o exame da OAB, afinal, ele é essencial apenas se você quiser advogar.

E então, qual dos fatos apresentados ao longo do post mais chamou a sua atenção? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!