A escolha de carreira ligada à Constelação Familiar

Autor: Juliana Isliker


O movimento mais impactante que é usado no processo de Coaching de Carreira Sistêmico e que mostra o quanto as escolhas profissionais das pessoas estão ligadas às suas famílias é o movimento das âncoras de carreira.

Âncora de carreira, como o próprio nome diz, é onde as pessoas se sentem mais seguras, mais confiantes de sua carreira. Para construir a própria âncora, o profissional conta com o conhecimento que tem de si mesmo, suas habilidades (o que eu sou bom em fazer?) e o retorno que ouve das outras pessoas sobre ele mesmo (feedback).

A escolha de carreira sempre vai tentar atender a âncora, mesmo que a pessoa não a conheça. Por exemplo: se minha âncora de carreira é Segurança e Estabilidade, vou buscar isso nos empregos em que trabalho. Se minha âncora é Desafio, vou buscar também um trabalho ou uma profissão em que sou desafiado constantemente.

Mas, o que mais chama a atenção é que as âncoras têm uma influência grande do sistema familiar, ou seja, a constelação está novamente presente no aspecto profissional. Muitas vezes, para honrar quem veio antes, as pessoas fazem escolhas que não são delas de fato. Estão ligadas à uma necessidade de equilibrar seu sistema familiar através da sua profissão e é por esse motivo que muitas vezes não encontram satisfação em sua carreira.

Um olhar para a carreira através da constelação é muito bonito. Porque aí é possível ver quem está sendo incluído nesse movimento. Quem está tendo um lugar? Como se pode, por meio de sua contribuição profissional, equilibrar seu sistema familiar?

O mais importante é ter consciência de tudo isso. Porque aí as escolhas passam a ser suas. É possível manter sua profissão para esse equilíbrio, mas desde que ela seja uma escolha consciente. É possível perceber que sua escolha pode ser outra, sem deixar de lado um olhar para o seu sistema familiar. De qualquer maneira, ao trazer à consciência o que está por trás, a pessoa pode escolher o que a vai deixar mais em paz com ela mesma. E mais satisfeita com sua contribuição profissional!

 

_
Sobre a autora: 
Juliana Isliker é formada em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com pós-graduação em Educação e Gestão de Pessoas pela PUC Campinas e MBA em Recursos Humanos na Universidade de São Paulo (USP). É coach de executivos com mais de 15 anos de experiência em empresas globais, como Hay Group e Pilkington, e coach sistêmica e facilitadora de grupos de constelação familiar online e presencial.

Seu Youtube
Seu site
Seu Facebook

 

Quarentena do Coronavírus – Dicas para pais e mães com…

Dupla jornada das mulheres: home office, casa e filhos em…

8 dicas para manter a saúde mental em tempos de…