A liderança na transformação digital

As empresas passam por um momento de transformação digital, com a necessidade urgente de implementarem mudanças para se manterem no mercado cada vez mais competitivo. Como me disse um profissional de tecnologia, aluno na aula de coaching: “mudança é assim… ou muda ou dança!”.

Embora a inteligência artificial, o big data e o blockchain sejam o caminho para essa transformação, não há mudanças sem a transformação das pessoas. As empresas que se esquecem desse detalhe, tão importante e essencial, são aquelas que provavelmente não vão conseguir levar seus projetos em frente, pois correm o risco de nadar e morrer na praia. Muitas já morreram!

Quando se fala em liderança imaginamos logo os gestores como os responsáveis por todo esse processo, mas a realidade não é essa. A liderança se refere a cada profissional, pois a tendência é de termos uma gestão cada vez mais horizontal, com os profissionais assumindo o protagonismo.

Todo esse processo passa pela mudança de mindset do “C level” nas organizações, com a humildade de entenderem que a aproximação das pessoas da base e da média gestão é fundamental, as escutando para a tomada de decisões, assim como cada um se comprometendo com as decisões.

A maior inovação na transformação digital passa pelas pessoas, onde cada um deve estar atento a:

  1. Desenvolver a autoliderança;
  2. Assumir o protagonismo por seu papel e atitudes;
  3. Identificar o seu propósito e a sintonia dele com a organização para melhor contribuir no processo;
  4. Atuar de maneira colaborativa, pois é o caminho para o fortalecimento dos times na direção de um objetivo comum;
  5. Fortalecer a conexão com as pessoas, como base essencial no sucesso da tecnologia.

Para saber mais detalhes, se desenvolver e acompanhar as mudanças no mundo dos negócios, baixe o ebook “Liderança Ágil”, disponibilizado gratuitamente aqui.

Abraços afetuosos,

Susanne Andrade

_
Sobre a autora: Susanne Andrade é Escritora, Palestrante e Master Coach especialista em profissionais de TI. Sócia-diretora da A & B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que desenvolveu o “Modelo Ágil Comportamental”. Leciona disciplinas sobre Coaching & Carreira em diversos MBAs da FIAP. Facilita grupo de estudo na ABRH-SP sobre “Como Humanizar a Liderança no Mundo Ágil”. É voluntária no Grathi. Responsável pelo “Canal Humaniza-TI” do youtube. É autora do best-seller “O Segredo do Sucesso é Ser Humano” e do livro digital “A Magia da Simplicidade” e desenvolveu o ebook “Liderança Ágil”. Contato: susanne@andradebarros.com.br

#MáscaraSalva | Máscara Inclusiva para deficientes auditivos

Sem emprego na crise do Coronavírus? 5 passos para voltar…

8 dicas de como mandar bem na sua vídeo-entrevista