Como aprender inglês pode ajudar na sua carreira?

Mulher no notebook aprendendo inglês.

Qual o seu nível de inglês no momento? Esperamos que bom, afinal, dominar a língua pode melhorar muito a sua carreira. Com certeza, você já ouviu essa história, mas sabe exatamente por que aprender inglês é importante na vida profissional? Vem conosco descobrir.

Sobre a comunicação em outro idioma

Hoje, no Brasil, menos de 3% das pessoas são fluentes em inglês. Essa é uma taxa muito pequena, visto que o domínio do idioma está sendo cada vez mais requerido em um mundo globalizado.

A necessidade de comunicação é algo essencial nas companhias e ela aumenta na medida que se eleva o nível hierárquico do funcionário. Afinal, você precisa conversar com a sua equipe, com clientes, fornecedores e buscar novos mercados, muitas vezes fora do país.

Sendo assim, dominar uma língua que é tida como universal é algo inevitável para quem busca desenvolvimento profissional. E além da comunicação, aprender inglês traz vários outros benefícios para a carreira.

Salários mais altos

Uma pesquisa feita aqui pela Catho mostrou que dominar um segundo idioma chega a aumentar o valor do salário em 52%. Ou seja, esse é um belo incentivo para procurar um curso de inglês, certo?

Maiores chances de promoção

Quanto maior o seu cargo, mais responsabilidades você assume e, como explicamos anteriormente, isso inclui entrar em contato com novas pessoas. Caso a sua única língua seja o português, o público com o qual será possível se comunicar fica bem mais restrito.

Assim, é muito mais fácil a companhia promover alguém que saiba falar inglês do que uma pessoa que tenha contato zero com o idioma.

Maiores chances de contratação

No momento da seleção para vários cargos, grande parte das empresas exigem que os candidatos tenham algum domínio de inglês. Você não precisa ser fluente, mas entender textos e se expressar já conta muitos pontos no momento da contratação.

Oportunidade de crescimento pessoal

Pense em quantos cursos, workshops ou viagens você pode deixar de fazer por não ter domínio do inglês. Todas essas experiências são oportunidades de adquirir novos conhecimentos e ajudam no seu crescimento pessoal. Como consequência, você se torna alguém mais preparado para o mercado de trabalho.

Maior visão de mundo

Se você fala apenas português, todo o conteúdo consumido também será nesse idioma. Sendo assim, você perde oportunidades de ter contato com o que ocorre em outras partes do mundo, pois precisa esperar que alguém traduza as informações primeiro.

Do mesmo modo, o contato com pessoas de outras culturas também torna-se restrito pela dificuldade da comunicação. Tudo isso restringe também sua quantidade de conhecimento e capacidade de propor novas soluções para resolução de problemas em uma empresa.

Viagens internacionais

Caso você saiba falar inglês, as chances de fazer uma viagem internacional a serviço da companhia para a qual trabalha são extremamente altas. Ou seja, são novas chances de desafios e de conhecer lugares diferentes.

O inglês é uma língua tida como universal e a mais usada dentro do mundo dos negócios. Sendo assim, não deixe para depois a sua qualificação. Como mostramos ao longo do texto, são vários os benefícios profissionais em falar o idioma.

E você, já fala inglês? Comente aqui embaixo.

As principais características do profissional de Administração

Estudando de casa: plataformas de estudo

Invenções de pessoas negras que ajudam no seu trabalho