Home office: confira o Guia completo e conquiste a vaga ideal

home office

Está pensando em trabalhar home office? Se você deseja saber mais sobre o trabalho em casa, como funciona essa modalidade de contratação, quais os segmentos mais adequados e, o que diz a CLT e outros temas.

Confira no guia completo e saiba como encontrar uma oportunidade de trabalho home office. Leia até o fim e aprenda tudo sobre o assunto! Vamos conferir?

Introdução

Com o avanço da pandemia da Covid-19, o mundo todo precisou se adaptar às mudanças e ao distanciamento social . Foi assim que se popularizou a modalidade de home office também no Brasil, sendo realizado de forma online e sem precisar sair de casa.

Contudo, como será que o mercado de trabalho se adaptou com essa nova modalidade de contratação? E você, o que precisa ter e saber para trabalhar em sua residência? 

Confira a seguir um guia completo sobre o assunto, com dicas de como trabalhar em casa, suas vantagens e desvantagens e muito mais. Então, vamos conferir?

O que é home office

O termo home office, em tradução livre, significa escritório em casa. Na prática, nada mais é que o profissional ter uma estrutura na própria residência para realizar suas tarefas de trabalho, como se estivesse alocado na empresa.

Os trabalhadores e empresas adeptos a essa nova realidade garantem que com organização, disciplina e responsabilidade, é possível obter ótimos resultados trabalhando dessa forma.

Esse regime trabalhista já está em vigor há alguns anos, mas o mercado de trabalho brasileiro apenas abraçou a ideia com a chegada do distanciamento social, uma medida protetora para combater a pandemia da Covid 19. 

Porém, mesmo após a liberação do trabalho presencial ou híbrido, muitos profissionais e empresas ainda preferem a modalidade home office.
Segundo dados de um levantamento feito pela pela Bare International, em 2021 cerca de 70% dos trabalhadores nacionais não desejavam retornar ao trabalho  presencial. 

Quando questionados sobre a preferência por esse modelo de trabalho, o mais apontado foi a possibilidade de ter mais tempo disponível para outras atividades, como estudos, amigos e família. 

Além disso, trabalhar no conforto do lar, não precisar se deslocar em longas distâncias até o trabalho e ter maior eficiência ao trabalhar de casa foram, respectivamente, os outros motivos mais citados por aqueles que não querem abandonar o home office. 

O que é Coworking

Além do home office, outra tendência que se popularizou no mercado de trabalho após a pandemia foi o coworking,  um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que não trabalham necessariamente para a mesma empresa.

O tema surgiu nos anos 90 lá nos EUA e rapidamente se tornou mundial. E segundo o site Coworking Brasil, cresceu cerca de 25% o uso desse espaço, sendo São Paulo o estado mais ativo, com 663 coworkings.  

Conhecido popularmente como escritórios compartilhados, essa opção trouxe muitas vantagens para os colaboradores, como a possibilidade de ter um local totalmente equipado e com excelente ambiente para encontros com clientes.  

Por outro lado,  são de extrema ajuda para aqueles que, por algum motivo, não podem estar todos os dias em home office. Pois, são mais econômicos para as empresas e ótimos para reunir os times em apresentações e reuniões de trabalho. 

Outro ponto interessante desse ambiente compartilhado, é que em um único local, diferentes empresas podem estar presentes, sendo uma oportunidade para fazer networking, por exemplo.

Diferença entre home office e trabalho remoto

Enquanto quem atua em home office se limita a trabalhar em casa, os trabalhadores remotos podem executar suas atividades a partir de qualquer local.

Ou seja, com o trabalho remoto, os profissionais podem trabalhar e realizar reuniões em restaurantes, cafeterias, parques, hotéis, etc. Qualquer ambiente que ofereça a tecnologia e espaço necessário para o desempenho das funções.

Em resumo, tanto o trabalho remoto, quanto o coworking ou o home office, são modalidades de trabalho que oferecem a liberdade e a opção para que os trabalhadores exercerem suas tarefas fora do escritório. 

Saiba como trabalhar em home office

Agora que você já sabe mais sobre o home office, vamos te contar como trabalhar nessa modalidade de contratação.

O primeiro passo que um profissional precisa  ter para iniciar um possível trabalho em casa é buscar por vagas de emprego que estão disponíveis em home office. Para isso, você pode encontrá-los digitando essa opção na sua busca por trabalho. 

Entretanto, antes de se candidatar a uma vaga de emprego home office, veja se sua residência é ideal para contemplar uma rotina de trabalho em casa. Ou seja, verifique se não terá muitos ruídos e motivos para a falta de concentração, pois, perguntas como essas também são levantadas em um processo seletivo.  

Dessa forma, podemos ressaltar também que o home office é uma grande oportunidade para iniciar uma carreira internacional, já que você poderá trabalhar 100% online de qualquer parte do mundo ou para empresas de outros países.. 

Porém, para ser destaque em candidaturas do exterior, é imprescindível que o candidato saiba escrever e falar em um outro idioma, como a língua Inglesa, pois o time será global.   

Outra opção, são as oportunidades de trabalho híbrido, que divide a rotina semanal dos colaboradores entre home office e presencial, com alguns dias de trabalho obrigatórios no escritório/empresa. 

E em todos esses cenários citados, é importante ressaltar que o domínio das ferramentas tecnológicas são bem vistas e necessárias para quem quer atuar em casa. 

Saber como trabalhar com as ferramentas mais populares, ter conhecimento  de informática, ter disciplina e estar disponível no horário de trabalho, são as principais características em um profissional que busca uma colocação home office.   

No Brasil, as oportunidades são para diversos níveis de escolaridade. Além do salário, as empresas disponibilizam benefícios, como ajuda de custo, computadores ou notebooks e vale-refeição.. 

Entenda a popularização do home office

Como mencionado, com a chegada da pandemia da Covid 19, o mundo todo precisou fazer distanciamento social e se adaptar a novos tempos. 

Esse afastamento foi total, inclusive  no mercado de trabalho. E para aqueles que podiam, o home office foi a saída perfeita, tanto para empresas, quanto para funcionários continuarem em atividade. 

Mesmo após a pandemia diminuir com a chegada das vacinas para Covid 19, o home office continuou a ser adotado pelas empresas. Prova disso é que muitas empresas  nacionais e internacionais ainda preferem manter o trabalho  remoto, do que o presencial. 

Pode-se dizer que esse estilo de trabalho foi a melhor escolha para aqueles que perdiam horas do seu dia no trânsito e chegavam tarde da noite em casa. Por outro lado, nem todas as pessoas se adaptaram a continuar trabalhando em suas residências.

Contudo, o trabalho fora do escritório deixou de ser uma novidade e evoluiu para preferência de trabalhadores. Segundo um levantamento feito pela a Catho, a busca por oportunidades que abrangem o home office aumentou 150% em 2022.

Como é regulamentado o home office?

Mesmo não sendo algo novo para alguns profissionais, o home office já está em exercício há anos. No Brasil, o mercado de trabalho descobriu em meados de 1997 e em 1999 foi fundada a SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, um órgão público voltado para essa modalidade de trabalho

Com o seu crescimento, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), também inseriu em vigor leis que trazem direitos e deveres para aqueles que trabalham em  home office. 

Porém, antes da Reforma Trabalhista, a CLT não diferenciava trabalhos fora ou dentro de uma empresa. Apenas em 2017, com a conclusão dessa reforma, recebemos alguns adendos sobre essa nova contratação. 

Em resumo, a legislação esclarece que o teletrabalho é como qualquer outro acordo trabalhista e, por isso, há a necessidade de listar as atividades e definir critérios claros e responsabilidades para as partes.

Outro ponto bem relevante é a transição do trabalho presencial para outro regime deve ser decidida por acordo mútuo; com o contraponto de um período mínimo de 15 dias para a transição.

Além disso, os benefícios devem ser mantidos, os gastos fora do acordo devem ser reembolsados e os equipamentos disponibilizados pelas empresas não são obrigatórios, devendo estar descritos e resguardados por contratos. 

Perante a situação desencadeada pela pandemia da Covid 19, o governo federal publicou uma medida provisória para flexibilizar as relações trabalhistas, o que inclui a isenção de alguns requisitos para o home office.

Visando então o bem-estar e o cumprimento da lei, é fundamental que tanto o trabalhador, quanto as empresas, exerçam de maneira integral a obediência daquilo que compete dentro do cenário quando houver a opção para o trabalho em casa.

Vantagens e desvantagens do home office

Trabalhar sem sair de casa pode ser muito bom para alguns trabalhadores, mas nem sempre podemos contar com os pontos positivos. Veja a seguir algumas vantagens e desvantagens do regime home office. 

Vantagens do home office

Além de não precisar sair do seu lar para chegar ao trabalho, conheça outros benefícios do home office: 

  1. Economia com transporte;
  2. Rotina mais saudável sem passar horas no trânsito;
  3. Mais tempo e proximidade com a família; 
  4. Aumento de produtividade no trabalho;
  5. Redução de custos com alimentação fora de casa;
  6. Autonomia sobre as horas trabalhadas;
  7. Qualidade de vida.

Em muitos casos, o trabalho fora do escritório pode proporcionar uma vida mais saudável. Com a agenda programada pelo funcionário e em conjunto com gestores, poderá sobrar tempo para adquirir novos conhecimentos em cursos online..   

Além disso, grande parte dos trabalhadores afirmam que conseguiram aumentar sua economia com a modalidade home office. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Deel, startup de gestão de contratos e pagamentos internacionais.

Esse levantamento mostrou que 76% dos participantes afirmam que o trabalho remoto desenvolveu um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. 

Para 35%, foi possível encontrar o trabalho desejado remotamente, neste caso, o percentual entre homens é de 38%, enquanto entre as mulheres é de 30%.

Com isso, trabalhar sem sair de casa pode acarretar em ganhos financeiros e até mesmo no crescimento profissional. Sem contar no bem-estar geral de  quem pratica o home office. 

Desvantagens do home office

Por outro lado, trabalhar sem sair de casa pode trazer desconforto e desafios para algumas pessoas. Veja alguns: 

  1. Excesso de carga de trabalho;
  2. Falta de atualização profissional em processos gerenciais;
  3. Isolamento social;
  4. Aumento da procrastinação;
  5. Aumento de custos nas contas da casa; 
  6. Abalo emocional, pois é mais difícil se  desligar do trabalho;
  7. Desenvolvimento da depressão e ansiedade.

Para muitos profissionais, ter uma rotina estabilizada e com ambientes diferentes, é o que os motiva para o sucesso. Por isso, trabalhar somente dentro de casa, pode ser um desafio para quem está acostumado com escritórios. 

Após um ano de pandemia, um estudo feito pela Fundação Dom Cabral, notou as três maiores dificuldades do trabalho em casa, que são: 

  • Maior volume de horas trabalhadas, apontado por 24%; 
  • Dificuldade de relacionamento e dificuldade de comunicação, ambas com 16%; e para 14% dos respondentes, 
  • Desequilíbrio com demandas pessoais e demandas profissionais é também uma das questões presentes.

Concluímos então, que mesmo com o conforto proporcionado pelo lar, muitas pessoas se deparam com o desafio da reclusão e da separação entre um cenário profissional e pessoal, trazendo assim a desmotivação para o home office.

Qual estrutura preciso para trabalhar em home office?

Como explicado, a modalidade home office é o trabalho sem sair de casa. Por isso, nem sempre é o ideal. Por isso, se você está em dúvida sobre o equipamento ideal para ser contratado na modalidade home office, conheça uma estrutura básica: 

  1. Mmesa com cadeira confortável;
  2. Espaço recluso, longe de barulhos e distrações para se concentrar;
  3. Ambiente bem iluminado e arejado;;
  4. Boa conexão com a  internet;

Apesar de muitas realidades diferentes, muitos brasileiros se adaptaram para trabalhar em suas casas. Entretanto, é papel das empresas se adequar a essa nova realidade e fornecer equipamentos necessários para que as tarefas sejam feitas com sucesso..  

Cargos e atividades ideais para home office 

Por conta da facilidade que a internet proporciona, muitas áreas e cargos puderam ser contempladas pelo regime home office ou híbrido. 

Confira a seguir os setores mais buscados pelas empresas para atuação remota:

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho
  • Tecnologia
  • Serviços
  • Consultoria
  • Estética/Cosméticos 
  • Transportes 
  • Telemarketing 
  • Comércio 
  • Estágio
  • Financeiro 

Já quando buscado por cargos, são estes: 

  • Operador de Televendas; 
  • Promotor de Vendas; 
  • Correspondente Bancário; 
  • Consultor de Negócios e muitos outros. 

Dicas para trabalhar em home office

Se você está pensando em iniciar um trabalho em home office ou mesmo se já atua, veja algumas dicas para se dar bem: 

1. Não fique offline sem avisar

A maneira mais eficaz de manter as tarefas em andamento, é a comunicação. E no home office, ela acontece via internet. 

Então, caso precise ficar offline, não se esqueça de avisar o seu gestor e colegas. Dessa maneira, todos saberão da sua ausência.

Combine com o time a melhor estratégia para se comunicarem. Muitos utilizam Skype, Slack, Google Hangouts ou mesmo o WhatsApp para manter o contato.

No entanto, é preciso ter cuidado para não ser invasivo ou extrapolar o horário de trabalho. Por isso, é importante respeitar a carga horária de trabalho.  

2. Ligue a câmera! 

No home office as videochamadas funcionam muito bem. Todas as pessoas se  ouvem e podem ser ver ao mesmo tempo, isso evita ruídos na comunicação, além de ser uma ótima oportunidade da equipe manter contato, mesmo que virtual. 

Por isso, para ter conversas mais produtivas, o ideal é trabalhar  em um local silencioso de sua residência. Porém, caso tenha outras pessoas na casa, use o fone de ouvido para não atrapalhar suas reuniões.  

3. Prepare-se para o home office

Procure manter uma rotina normal. Não é porque você está trabalhando de casa que você vai ficar de pijama, não é mesmo?! 

Tente buscar um meio termo no vestuário: nem tão relaxado, mas também não muito formal. Lembre-se, é essencial manter uma boa postura profissional, mesmo trabalhando em casa. 

4. Cuide de sua saúde

Não se esqueça de manter sua qualidade de vida: reserve momentos na agenda para levantar da mesa, caminhar pela casa, fazer alongamentos, se alimentar e beber água. 

Lembre-se que antes do seu computador, você precisa que a máquina do seu corpo funcione perfeitamente bem.

Naqueles dias que acordar ruim, não exite em avisar seus colegas e marcar uma consulta. A saúde física e emocional deve vir em primeiro lugar. 

5. Dê um tchau para a falta de atenção

Um dos desafios mais complicados de se ter uma rotina de trabalho dentro de sua casa, é a falta de atenção e procrastinação. Temos muitas coisas interessantes dentro de casa.

Saiba qual é seu pico de produtividade e qual é a melhor dinâmica de trabalho. Algumas pessoas produzem melhor pela manhã e quando interagem com colegas. 

Já outras, preferem a tarde, ouvindo música e sem falar com ninguém. Ajuste o que é melhor para você e mão na massa! 

6. Se possível, adapte a sua casa 

O regime home office veio de última hora, obrigando muitos profissionais trabalharem sem uma estrutura básica. 

Ter um computador, acesso a internet e espaço adequado faz toda a diferença. O ideal é que, se possível, tenha um escritório em casa para trabalhar. 

Caso você ainda não tenha essas ferramentas, ao ser questionado em um processo seletivo, conte a verdade! Muitas vezes a empresa pode disponibilizar um notebook, por exemplo. 

Ferramentas para trabalho home office

Além de uma estrutura, para que seu trabalho seja eficaz no home office, utilize algumas ferramentas tecnológicas. Por conta da distância, a tecnologia tomou conta da comunicação e organização no dia a dia de um time empresarial. 

Então, veja aqui o que você precisa para se manter conectado dentro de casa: 

  • Organização de cards/post its virtuais;
  • Agenda de reuniões e compromissos com alarme;
  • Sala para videochamadas;
  • Chat com colegas;
  • Programas que possibilitam a criação de planilhas, apresentações e documentos escritos;  
  • Lousas interativas para facilitar a explicação de algum projeto;
  • Conectividade com o trabalho de colegas para que façam sugestões e correções.

O ideal é que essas ferramentas sejam disponíveis também para mobile, para tê-las em mãos quando estiver longe de seu computador. 

Mas, lembre-se, de respeitar a sua carga horária de trabalho e não deixar que essas facilitadoras te transformem em um workaholic!  

Boas práticas para home office

Trabalhar sem sair de casa pode ser benéfico para alguns, mas mesmo em um ambiente confortável e conhecido, o home office contempla regras e boas práticas. Veja algumas: 

  1. Levante da cama ao menos uma hora mais cedo do que o horário de início de seu expediente de trabalho;
  2. Coloque suas atividades em uma agenda, dividindo as em profissional e pessoal;
  3. Estabeleca aquilo que é importante e urgente;
  4. Faça exercícios e dê pausas para manter a mente funcionando;
  5. Fique longe daquilo que desperta preguiça e desatenção;
  6. Crie um rotina de atividades de trabalho;
  7. Se precisar ficar fora, avise seu gestor e colegas com antecedência;
  8. Se estiver com alguma dúvida ou dificuldade, marque um papo com seu chefe e explique seus pontos;
  9. Não se culpe se por algum motivo você não acordar bem e não conseguir produzir normalmente;
  10. Reflita se o home office é o trabalho ideal para a sua vida. E se não for, busque outras soluções. 

Ideias de atividades em casa além do home office

Como já mostrado, o home office é algo benéfico para alguns, mas nem sempre foi de grande agrado. Umas das queixas comuns, é a falta de comunicação pessoal e/ou sair de um ambiente. 

Muitas vezes o profissional deve instalar o seu escritório na sala de estar ou até mesmo no quarto. Por conta disso, o home office acaba sendo algo difícil para quem prefere sair para trabalhar. 

Mas pensando em como você pode otimizar o seu tempo enquanto estiver no regime home office e até mesmo depois do expediente, separamos algumas ideias bacanas para fazer sem sair de casa. Veja quais são:

Faça um curso online

Um dos benefícios de trabalhar em casa é o fato de ter mais tempo para se dedicar aos estudos e qualificação. Pois bem, buscar por cursos online e gratuitos pode ser uma maneira bem viável para o seu aperfeiçoamento. 

Além desses, você também pode iniciar aulas para aprender um novo idioma ou até mesmo aprender um novo instrumento. A internet é o meio de informação mais democratico dos últimos tempos, por isso, aposte nela! 

Busque por consultas médicas online 

Por conta de uma agenda cheia com o trabalho presencial no escritório, muitas pessoas deixavam de ter uma rotina para cuidar da saúde. Agora, já é possível marcar uma consulta com médicos por chamada de vídeo.

Assim, mesmo sem sair de casa, é fundamental que o acompanhamento médico ocorra de maneira contínua. Com o home office, você consegue sair de uma reunião de trabalho ou pausar a sua agenda para falar com um especialista da saúde. 

Sem contar também que terapias e conversas com psicólogos de maneira remota estão conquistando profissionais do mundo todo. Então, reserve um tempo para colocar seus exames e consultas médicas em dia.      

Pratique meditação

Assim como em todos os tipos de contratação, muitas vezes o estresse e abalos emocionais podem tomar conta do ambiente de trabalho. 

Por isso, quando estiver desmotivado ou com alguma dificuldade, pratique meditação e relaxamento.

Existem muitos vídeos gratuitos para ajudar as pessoas a realizar essa atividade e até mesmo grupos virtuais. 

Faça exercícios físicos em casa 

O exercício físico e mental é uma outra maneira bem eficaz para driblar os desafios de trabalhar em casa. 

Procure ajuda de um profissional e veja o que seria mais adequado para você. Veja algumas dicas de como você pode usar objetos de sua casa para potencializar os treinos.  

Descubra novos hobbies e talentos 

Ter um tempo para você após o expediente traz muitos benefícios. E umas das vantagens do home office, é que não haverá perda desse tempo no trânsito, por exemplo. 

Quando encerrar suas atividades, não se esqueça de focar em você. Reflita naquelas suas vontades que não tinha tempo e que agora são possíveis. Comece lendo um livro, cozinhando um prato novo ou simplesmente colocando aquela série em dia! 

Saiba como conseguir um trabalho home office

A demanda por esse tipo de trabalho parte de ambos os lados: candidatos em busca de empresas que contratam home office; e empresas que buscam colaboradores de outras localidades que estejam dispostos a prestarem seus serviços à distância.

Se você também está em busca de um emprego que tenha essa flexibilidade, aqui na Catho você tem a opção de buscar por vagas que oferecem essa opção aos seus colaboradores.

Uma outra maneira de encontrar esses tipos de oportunidades, é navegar nos sites de empresas e se inscrever para o banco de talentos. Com isso, você pode fazer parte de um time internacional e/ou atuar em outro estado.  

Você pode aumentar suas chances criando um modelo de currículo bem estruturado, indicando o seu desejo por esse regime de contratação. Então, capriche em seu documento e busque agora mesmo um vagas home office e trabalhe de casa. 

Locais do Brasil com mais vagas home office

Trabalhar sem precisar sair de casa tem se tornado a preferência de muitos colaboradores que se acostumaram com este tipo de atividade durante o período da pandemia. 

A boa notícia é que dezenas de empresas também estão dando preferência para esta modalidade e estão disponibilizando cada vez mais vagas de emprego na modalidade home office.

De acordo com uma lista feita pela WorkMotion, que ranqueia as 80 cidades mais amigáveis para o trabalho à distância, no Brasil, se destacou São Paulo (na 62ª posição) e Rio de Janeiro (na 65ª).

Os critérios dessa avaliação foram custo de vida, infraestrutura das cidades, condições de habitação e regras para o trabalho remoto. 

E se considerando somente as Américas, o mercado brasileiro ficou à frente de outras cidades nos Estados Unidos, como San Francisco, Los Angeles, Seattle e Nova York.

Só no ano de 2022, as vagas para se trabalhar em casa aumentaram cerca de 400%, em comparação ao primeiro semestre de 2021. E os cargos com mais aberturas de oportunidades são: o setor de tecnologia da informação, com um aumento de 5.00%,  cargo de consultor comercia, empregos de analista de testes, analista de atendimento e analista de recrutamento e seleção. Todos eles no Brasil.

Conclusão

Mesmo com o isolamento social, muitos trabalhadores e empregadores mantiveram suas atividades normalmente com a modalidade de home office. 

Seja para ficar perto da família, para fugir do trânsito ou simplesmente para poder trabalhar em uma empresa internacional, a busca por oportunidades de trabalho remotas tiveram um aumento significativo.

Sem esquecer das vantagens e desvantagens de trabalhar todos os dias em casa, muitos profissionais estão se dedicando para que essa modalidade continue a ser uma tendência no mercado de trabalho. e regime não saia de moda e se torne algo eterno em nosso país. 

Então, se você se identifica com o home office, não se esqueça de caprichar no seu currículo para encontrar a oportunidade de trabalho ideal. E para aqueles que já atuam remotamente, basta manter o foco e disposição para ter sucesso na sua carreira profissional.

Não deixe também de compartilhar o link desse texto em sua rede social para que seus amigos descubram mais sobre a modalidade de trabalho home office. Nos vemos no próximo post!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!