Como se tornar um analista financeiro

Saiba como você pode assumir um dos cargos mais almejados pelos profissionais de finanças

analista financeiro

Com salários generosos e uma alta quantidade de vagas sendo oferecidas no mercado de trabalho, o cargo de analista financeiro representa o sonho de muitos profissionais que anseiam por uma oportunidade de trabalhar no setor financeiro.

O Guia de Profissões da Catho mostra que geralmente, a trilha profissional percorrida até o cargo de analista financeiro  passa por experiências em cargos como: assistente financeiro, assistente administrativo, e até recepcionista. 

Isto quer dizer que antes de um profissional ocupar o cargo de analista financeiro é preciso passar por experiências em funções que tenham dado a ele familiaridade com as rotinas financeiras ou administrativas de uma empresa. Mas este é apenas um dos requisitos da profissão.

E para ajudar os interessados pela carreira financeira a entender o que é preciso para se tornar um analista financeiro, montamos um passo a passo bem simples que mostra minuciosamente a jornada profissional que deve ser percorrida até chegar a este cargo! Veja só: 

O que precisa para ser analista financeiro? 

Antes de responder a esta pergunta é preciso alertar que os requisitos para vagas de analista financeiro variam de empresa para empresa, pois algumas vagas podem acabar exigindo alguns conhecimentos mais específicos, como por exemplo, conhecimentos relacionados a área de atuação da empresa.

Mas geralmente, para se tornar um analista financeiro é preciso apenas:

  • Ter o perfil da profissão;
  • Ensino Superior em alguma das áreas relacionadas;
  • Experiência na área financeira;
  • Habilidades com Excel;
  • Ter um bom currículo de analista financeiro;
  • Enviar o currículo para as vagas de analista financeiro.

Qual o perfil de um analista financeiro?

Primeiramente, para ser um analista financeiro é preciso fazer uma autoavaliação e verificar se você tem o perfil requisitado para esta profissão. Pois o dia a dia de um analista financeiro exige que o profissional ideal para o cargo tenha características como:

  • Gostar de lidar com números;
  • Facilidade para lidar com prazos;
  • Saber trabalhar com planilhas;
  • Ser uma pessoa organizada;
  • Ser analítico (a);
  • Gostar de trabalhar em equipe;
  • Facilidade e conhecimentos com cálculos matemáticos;
  • Gostar de trabalhar em escritório.

Você sente que possui todas estas características? Se sim, saiba que você já pode dar os primeiros passos para se tornar um analista financeiro! Mas se você sentir que estes itens não combinam com sua personalidade, não desanime e faça um teste vocacional grátis para descobrir qual profissão é a ideal para o seu perfil.

O que estudar para ser analista financeiro

O analista financeiro realiza em seu dia a dia tarefas cujo conhecimentos necessários para desempenhá-las envolvem áreas de estudo como administração, gestão financeira, ciências contábeis, investimentos e podendo chegar também até a área de Departamento Pessoal (RH). 

Assim, as vagas de analista financeiro exigem o ensino superior, mas não necessariamente em Gestão Financeira. A graduação pode ser de:

  • Administração
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Contábeis
  • Gestão Financeira
  • Recursos Humanos

Portanto, se você quer se tornar um analista financeiro, saiba que graduação em alguma destas áreas é essencial. E se você ainda não tem seu ensino superior, mas tem o desejo de se tornar um analista financeiro, saiba que a Catho pode te ajudar com bolsas de desconto para ajudar em sua formação!

Além da graduação, também é preciso ter conhecimentos e habilidades com Excel, pois muitas vagas de analista financeiro exigem que o candidato conheça sobre esta ferramenta e em nível avançado.

Que tipo de experiência profissional é preciso para ser analista financeiro?

O tipo de experiência profissional exigido para ser analista financeiro varia de acordo com a vaga. Algumas vagas especificam as experiências necessárias, como experiências com contas a pagar e receber ou com determinado software, enquanto outras vagas aceitarão qualquer tipo de experiência que seja da área financeira.

Geralmente, os recrutadores podem pedir experiências com:

  • Contas a pagar e receber
  • Controladoria
  • Contabilidade
  • Faturamento
  • Cobrança ativa ou receptiva
  • Atendimento à clientes
  • Negociação com fornecedores
  • Pagamentos e emissão de notas fiscais

 Se você quer se tornar um analista financeiro, mas não possui nenhum tipo de experiência na área financeira, você deve iniciar sua trilha profissional buscando por oportunidades que lhe proporcione essas experiências. E nós da Catho ficamos felizes em falar que a gente pode te ajudar com isso!

Você pode buscar em nosso site por vagas de emprego da área financeira que não exigem experiência profissional na área. Geralmente, são cargos como:

Após ocupar cargos como estes, você terá experiência com as rotinas financeiras de uma empresa e caso esteja cursando o ensino superior, poderá se tornar um analista financeiro!

Como fazer um currículo de analista financeiro?

Após verificar a formação e experiências precisas para se tornar um analista financeiro, o próximo passo é montar o seu currículo e enviá-lo para as vagas.

Lembre-se: De nada adianta ser um profissional altamente qualificado e ter um currículo mal estruturado que não expõe suas aptidões com qualidade!

Por conta disso, separamos algumas dicas que você deve levar em conta ao montar seu currículo de analista financeiro:

  • Descreva no grupo de “formação acadêmica” as informações relacionadas ao seu ensino médio e ensino superior, e ordene estes dados de maneira decrescente, começando pela sua formação mais recente até o ensino médio.
  • No grupo de “experiências profissionais”, enfatize as experiências que você já possui na área financeira. Faça uma descrição das atividades que exponha todo tipo de conhecimento e experiência que você possui com rotinas financeiras.
  • No seu Resumo Profissional, escreva sobre suas habilidades e experiências com Excel.

E não se esqueça: sinceridade é primordial!

A última etapa: “Como me candidatar às vagas de analista financeiro”?

Após avaliar se você tem o perfil, a formação e experiências necessárias, e elaborar um bom currículo que esteja em sincronia com seu objetivo profissional, chegou o momento de você finalmente se tornar um analista financeiro!

A Catho possui centenas de vagas de analista financeiro espalhadas pelo Brasil! E você pode enviar o seu currículo para todas elas após criar seu currículo de analista financeiro no site.

É muito simples, veja só como se candidatar:

  1. No Buscador de Vagas , digite “analista financeiro” no campo “cargo” e adicione sua região no buscador para encontrar as vagas que estão perto de você!
  2. Após a busca, encontre as melhores vagas de analista financeiro e clique em “enviar currículo” para enviar o seu currículo ao recrutador!
  3. Aguarde o recrutador entrar em contato e passar as instruções para que você possa dar continuidade no processo seletivo.

Viu só como é fácil? 

Se tornar um analista financeiro é algo que exige uma jornada profissional dotada de boas experiências e conhecimentos da área financeira. 

Se você está apenas no início dessa trilha profissional, não se desanime e mantenha-se sempre focado em seus objetivos! Lembre-se que a Catho sempre estará aqui para te ajudar com boas oportunidades de emprego e com outros serviços que visam te ajudar a evoluir profissionalmente!

FAQ 

O que é analista financeiro?

Analista Financeiro é uma profissão da área financeira cuja ocupação se baseia em planejamento, gestão e análise dos recursos financeiros da empresa.

Qual faculdade fazer para ser analista financeiro?

A faculdade ideal para analista financeiro é aquela que explora em sua grade curricular alguns aspectos de finanças empresariais, tais como: Gestão Financeira, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Administração. 

Qual a função de um analista financeiro?

A função do analista financeiro é manter proximidade com as rotinas financeiras da empresa. Ele analisa e acompanha algumas atividades financeiras e também busca identificar melhorias para o desempenho econômico da empresa.

Quanto ganha um analista financeiro?

Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, um analista financeiro ganha em média R$2.559,80.

O que faz um analista de planejamento financeiro?

O analista de planejamento financeiro realiza relatórios financeiros com a finalidade de analisar a viabilidade financeira de projetos que estão sendo planejados para o negócio.

Libras: conheça as profissões

Qual a diferença entre auxiliar e assistente financeiro?

Desemprego causa depressão? Impactos emocionais da falta de trabalho