Em geral, o currículo é o seu primeiro contato com os empregadores, por isso, você precisará indicar qual é o seu objetivo profissional no currículo logo no início do documento.
Está com dúvidas como fazer isso da melhor forma? Então, veja aqui como preencher o objetivo profissional no currículo para atrair a atenção do recrutador e participar dos processos seletivos.
Além disso, confira dicas para você ter um currículo bem avaliado no mercado de trabalho e encontrar a oportunidade de emprego ideal para sua carreira. Vamos conferir?!
O que é o objetivo profissional no currículo?
O campo do objetivo profissional no currículo, normalmente fica abaixo dos dados pessoais, para que o recreutador avalie se aquele documento está de acordo com o que a empresa procura.
Em media, o RH leva segundos para analisar e descartar um CV. Por isso, quanto mais bem dispostas as informações no seu documento estiver, maior será o número de interessados por ele.
E para ter mais chances de sucesso em processos seletivos, você precisa elaborar o objetivo de maneira correta, deixando-o bem definido. Você deve mostrar aos recrutadores que tem foco e plano de carreira traçados.
É necessário deixar claro qual é o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar. Você tem que escrever isso de um jeito curto e direto, mas não deixando as frases genéricas. Faça isso no máximo em uma linha.
Objetivo profissional para primeiro emprego
Caso seja o seu primeiro emprego e você não tenha experiência profissional, o ideal é que informe em qual área gostaria de trabalhar.
Além disso, destaque no seu currículo os cursos que tenha feito e quais as suas habilidades comprovadas para chamar a atenção do recrutador.
Mais de um currículo, mais de um objetivo profissional
É recomendável que você faça um currículo direcionado para cada vaga de emprego que pretende se candidatar. Descreva o seu objetivo profissional de acordo com o cargo que você quer e destaque as experiências que mais se enquadram aos requisitos da vaga.
Ter um currículo focado aumenta as chances de chamar a atenção do recrutador, pois ele vai encontrar o que está procurando em poucos segundos. Dividir as muitas experiências que possui também ajuda no processo.
Mas caso esteja com dificuldades de crias diferentes documentos, não deixe de conferir os nossos modelos de currículo. Basta fazer o download gratuito, preencher com seus dados e se candidatar a muitas vagas no site da Catho.
Como preencher o objetivo profissional no currículo?
O que preencher no campo objetivo profissional no currículo? Bom, essa pergunta pode ser facilmente respondida quando você já tem definido qual o seu foco profissional.
Mas pode ser uma dor de cabeça caso você esteja pensando sobre qual área escolher. Então, o ideal é descrever neste espaço função que você quer desempenhar ou tem mais afinidade.
Evite informar mais de um objetivo no mesmo currículo, para não passar a imagem de indecisão sobre a sua carreira. Caso não tenha isso definido, é possível informar em que área gostaria de trabalhar e não escreva frases prontas.
E para te ajudar a elaborar uma escrita efetiva, separamos alguns exemplos. Confira:
1. O objetivo ideal
Como já dito, o objetivo no currículo deve ser curto e direto. A sua função é demonstrar de cara para os recrutadores a área ou o cargo que você pretende ocupar. Veja a maneira ideal:
- Redator Publicitário;
- Analista Contábil;
- Consultor Comercial.
Apenas fique atento a nomenclatura certa e também a descrição da vaga para não cometer o erro de se candidatar a processos que não fazem parte do que é desejado. Assim, você também não corre o risco de ser desclassificado.
2. O objetivo sem cargo definido
Assim como a falta de experiência, muitas vezes os profissionais não tem em mente um cargo especifico para ocupar, podendo ser por escolha ou por dificuldade em saber.
Sendo assim, preencha no objetivo do currículo a área que deseja. Exemplo:
- Área de Marketing e Vendas.
- Área de Gestão de Pessoas.
- Área Financeira.
3. O objetivo para o primeiro emprego
Além da área, muitos candidatos que estão em busca do primeiro emprego escrevem em seus objetivo não apenas o cargo, mas também a área.
Mas lembre-se que algumas profissões e processos seletivos necessitam de experiência e qualificação para que o cargo seja devidamente ocupado. Cândida-se apenas para aqueles que são compatíveis com o seu nível. Veja algumas maneiras?
- Em busca do primeiro emprego. Quero atuar na área Comercial;
- Em busca da minha primeira experiência profissional na área de Vendas.
E para encontrar uma boa oportunidade de emprego, utilize de forma grátis o site da Catho para candidatar-se a milhares de vagas para todo o Brasil. Preencha o formulário a seguir com seus dados e comece a navegas sem pagar nada!
Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!
Dicas de como NÃO preencher o objetivo profissional
Agora que você já aprendeu qual a maneira correta de escrever o seu obejtivo no currículo, conheça alguns erros mais comuns e preste atenção para não comete-los.
1. Objetivo muito longo
Não escreva mais de uma linha em seu objetivo. Isso é desnecessário e irá confundir o recrutador. Veja um exemplo de como NÃO deve ser feito:
“Desejo atuar na área Comercial, com vendas e atendimento direto ao cliente, com o intuito de aprimorar os meus conhecimentos e elevar a qualidade dos serviços prestados pela empresa.”
2. Ter muitos cargos
O Objetivo no currículo deve ser direcionado apenas para um cargo. Então, se você tem competências para ocupar mais áreas, faça documentos diferentes e se candidate apenas as vagas referentes a elas.
Conheça a maneiro ERRADA de fazer isso, onde a pessoa inseriu vários cargos:
“Quero atuar como Analista Contábil, Analista de Cobrança ou Analista Fiscal.”
3. Erros de português ou nome errados
Para se ter um bom currículo, além de ter um objetivo sem erros, todo o documento deve ser impecável em sua escrita. Por isso, ao termina-lo leia e releia para que nada de errado aconteça.
É importante que você escreva também o cargo ou área com manda o figurino, ou seja, coloque os nomes como a descrição da vaga pede. Se tiver dúvidas, pesquise em sites confiáveis.
Leia também o nosso conteúdo que mostras os erros mais comuns encontrados em um currículo e não seja desclassificado nunca mais!
Agora que você já aprendeu como preencher o objetivo profissional no currículo de forma correta, aproveite para compartilhar esse texto com seus amigos nas redes sociais!