Como ser contador?

Saiba quais são os passos que você precisa dar para se tornar um contador!

Para assumir o cargo de contador, em resumo, é necessário desenvolver conhecimentos da área contábil, adquirir experiências práticas na área, obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), estar com os estudos em dia e ter o perfil esperado para a profissão.

Montamos este passo a passo que expõe de maneira simplificada, o que você deve fazer para se tornar um bom contador:

  1. Graduar-se em Ciências Contábeis;
  2. Adquirir experiência na área contábil, em cargos como: auxiliar contábil, analista contábil, gerente de contabilidade, coordenador de contabilidade, técnico contábil, auditor contábil, etc. Lembre-se: você deve começar em cargos mais inferiores da hierarquia e ir subindo gradativamente para construir seu histórico profissional!
  3. Desenvolver conhecimentos de informática, como Pacote Office e Excel no nível intermediário, além de conhecer os sistemas utilizados pela área, como por exemplo, o TOTVS;
  4. Prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC);
  5. Obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
  6. Criar um currículo com objetivo profissional de contador. 
  7. Buscar por vagas de contador em empresas privadas ou procurar por concursos públicos abertos para este cargo.

Este passo a passo simplificado foi feito baseando-se nos pré-requisitos que a maioria dos contratantes estão especificando nas vagas de contador, nas capacidades e habilidades que são necessárias para estar apto para o dia a dia da profissão e também nas leis que regulamentam este cargo.

Se você está interessado em trabalhar com contabilidade, mas ainda está dando os seus primeiros passos na área e por algum motivo veio parar aqui, é de extrema importância que você saiba que existem outros cargos deste setor mais adequados ao seu perfil iniciante para você determinar como alvo em sua jornada profissional, como por exemplo: auxiliar ou analista contábil.

Dizemos isso, pois o cargo de contador em si é mais destinado à profissionais que já atingiram certa maturidade profissional na área. E isso é por conta de ser atribuído a ele atividades mais complexas, com alto grau de responsabilidade e que exigem sólidos conhecimentos de impostos, auditoria, controladoria e obrigações acessórias, por exemplo.

Mas se você já possui todos os pré-requisitos desta profissão, monte o seu currículo de contador e comece a enviá-lo para nossas vagas de contador.

Se precisar de ajuda para fazer o seu CV, siga este modelo de currículo para Ciências Contábeis.

Quero ser contador: em quais áreas posso atuar?

Se você imagina o contador como um profissional que lida apenas com balancetes, livros de registros e demonstrativos de resultados, você provavelmente ainda não compreendeu o quão este profissional possui um vasto campo de atuação disponível no mercado de trabalho! Vem com a gente para saber mais:

Auditoria contábil: o contador que atuar com auditoria contábil é o que está mais próximo de verificar se a empresa de fato está cumprindo com a legislação prevista para os controles e registros contábeis. Este profissional tem o dever de identificar falhas e erros que estão ocorrendo nos processos financeiros e fiscais da empresa, com o objetivo de deixar tudo perfeitamente organizado para as possíveis fiscalizações que venham a acontecer.

Análise contábil: este contador terá em seu dia a dia atividades que visam mais analisar a situação econômica, financeira e patrimonial da empresa, fazendo isso através de uma análise de DRE, por exemplo. Para através desta análise extrair dados importantes que serão utilizados para a tomada de decisões estratégicas da diretoria.

Contabilidade de escritório: neste contexto, o contador irá atuar desempenhando obrigações acessórias, como por exemplo: lançamentos de notas, cálculos de tributos, controles de contas a pagar e receber, etc. Neste caso, seu papel será de natureza mais operacional, desenvolvendo obrigações contábeis que a empresa deve cumprir por conta da legislação.

Consultorias: o contador consultor pode atuar em empresas especializadas em prestar consultorias financeiras, fiscais ou contábeis, ou também prestar serviço autônomo. Atuar com consultorias exige do contador conhecimentos profundos da área, sendo desejável uma especialização e claramente, um histórico com boas experiências profissionais.

Instituições públicas: este contador pode atuar no poder executivo das esferas municipais, estaduais ou federais, nos Tribunais, nos Ministérios Públicos ou em outros órgãos públicos. Suas atribuições dependerão diretamente do local em que estará atuando. Por exemplo: um perito contábil será responsável por identificar desvios de dinheiro ou má alocação de recursos financeiros de determinado órgão público ou de empresas privadas que não estão cumprindo com a legislação.

Quanto mais experiências e especializações o contador possuir em uma determinada área de atuação específica, mais atrativo ele se tornará como profissional no mercado de trabalho. Afinal, muitas vagas de emprego exigem que o candidato tenha experiência profissional em determinado segmento específico da contabilidade.

Para que serve o curso de contabilidade?

O curso de contabilidade, nomeado como “Ciências Contábeis”, serve para desenvolver nas pessoas os conhecimentos necessários para estarem aptas a desempenhar as atividades do departamento financeiro, fiscal e contábil das empresas, tais como:

  • Escrituração Fiscal
  • Elaboração de Demonstrativos de Resultados (DRE’s)
  • Atividades de contabilidade de natureza tributária
  • Auditoria Contábil
  • Administração e manutenção de livros de registros

Ou seja, o curso serve para desenvolver bons contadores com amplas oportunidades no mercado de trabalho! 

Os contratantes deixam claro que buscam por indivíduos que possuam mais experiências e conhecimentos com determinado segmento da contabilidade em específico, por exemplo: área fiscal e auditoria. E os conhecimentos teóricos destes segmentos da contabilidade são adquiridos ao longo da formação em Ciências Contábeis, mas a parte prática se desenvolve através das experiências profissionais.

Por conta disso, se você pretende ser um contador, este é o curso que você deve buscar para sua formação!

FAQ

O que precisa para ser um contador?

Para ser um contador é preciso ter ensino superior completo em Ciências Contábeis, obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e ter um histórico com experiências profissionais na área contábil, fiscal ou financeira.

Como ser um bom contador?

Para ser um bom contador, é preciso ter conhecimentos especializados na área contábil. Como por exemplo: tributos, obrigações acessórias, livros de registros, etc.

Quais são as áreas de atuação para um contador?

Um contador pode atuar tanto em empresas privadas quanto em instituições públicas podendo desempenhar funções de auditoria, controladoria, análise contábil, consultorias ou atividades contábeis operacionais de escritório.

Qual a faculdade para contador?

O curso indicado para quem pretende ser contador é a graduação em Ciências Contábeis, pois este curso é o que irá oferecer ao estudante todos os conhecimentos necessários para estar apto para lidar com as rotinas do departamento contábil.

As principais características do profissional de Administração

Estudando de casa: plataformas de estudo

Invenções de pessoas negras que ajudam no seu trabalho