Como ser assistente virtual? Confira um guia completo da profissão

como ser assistente virtual

Com o avanço da tecnologia, novas profissões surgem todos os dias. E esse é o caso do assistente virtual, um especialista responsável por exercer diversas atividades de forma remota.

Dependendo das necessidades da empresa, esse profissional pode fazer atividades administrativas, financeiras, marketing digital, gestão de redes sociais e mais sem estar no escritório. ou seja, ele pode executar suas atividades em home office ou onde preferir.

Então, se você deseja se tornar um assistente virtual, veja como ingressar na profissão. Vamos conferir?!

O que são os assistentes virtuais?

Os assistentes virtuais são os profissionais que realizam diversas atividades de modo remoto, ou seja, mesmo que não estejam presencialmente na empresa, esses profissionais atendem normalmente.

Com a alta demanda de trabalho remoto, os assistentes virtuais contam com várias ofertas de empregos e podem atender companhias do mundo todo.

Além disso, contam com as vantagens de trabalhar em qualquer lugar que tenha acesso à internet e não precisam se deslocar até a empresa. Ainda possuem a liberdade de escolher seus horários para realizar suas atividades.

O que faz um assistente virtual?

O assistente virtual pode atuar em diversas áreas, como administrativo, financeiro, marketing digital, assistência pessoal, atendimento ao público e mais.

A atuação depende das necessidades da empresa contratante, podendo ser tarefas dinâmicas ou específicas. Esse profissional pode exercer atividades, como:

  • Transcrever documentos;
  • Atender e realizar ligações;
  • Oferecer suporte
  • Enviar e-mails;
  • Gerenciar planilhas;
  • Vendas;
  • Marketing digital;
  • Entre outros.

Quem pode ser um assistente virtual?

Para trabalhar como assistente virtual é preciso ter um computador e acesso à internet. O perfil profissional procurado para esta profissão são as pessoas que gostam de atender ao público e possuem habilidades comunicativas bem desenvolvidas.

Mas, afinal: como ser assistente virtual? Para atuar na profissão não é preciso experiência, mas é importante investir em conhecimento e desenvolvimento de habilidades hard skill e soft skill.

Como ser um assistente virtual: 10 passos

Confira os passos necessários para trabalhar como assistente virtual abaixo:

1. Autoconhecimento

Se você não sabe como trabalhar como assistente virtual, comece pelo autoconhecimento. Entenda quais são os seus pontos fortes, como atendimento, vendas, cálculos, planilhas e mais.

Saber suas habilidades vai ajudar na busca por um emprego que se encaixe com seu perfil profissional, além de explorar esses pontos no seu currículo.

Se pretende realizar uma transição de carreira, é importante verificar suas experiências profissionais e o que pode ser melhorado e adaptado para a nova função.

2. Identificar as habilidades com as quais deseja trabalhar

Faça uma lista de habilidades e experiências que gosta e possui afinidade, dessa forma, você consegue direcionar suas ações para as vagas de emprego que deseja e que façam sentido para você. Assim, você evita problemas posteriores exercendo atividades que não gosta.

3. Defina o setor em que trabalhará e o perfil de empresas

Como dissemos anteriormente, existem diversas atividades em que o assistente remoto pode exercer, assim como as habilidades é importante saber qual o setor que deseja trabalhar, seja no administrativo, financeiro, marketing e mais.

Escolhendo a função desejado, você consegue adaptar seu currículo e suas habilidades de modo assertivo para chamar a atenção do recrutador.

Confira também: Saiba como escolher a profissão ideal para seu perfil

4. Invista em capacitação

Investir em capacitação é sempre benéfico para ampliar seus conhecimentos, te preparar para diversas atividades e mercado de trabalho.

Existem cursos específicos para assistente virtual, atendimento a clientes, informática básica e mais. Além de opções técnicas e graduações. Aposte em cursos online para uma qualificação mais acessível.

5. Seja um especialista

Uma das formas de crescer na sua carreira é se tornar um especialista na sua área. Se você já possui uma graduação, invista em pós-graduação e MBA, além disso, existem cursos livres com certificação para gestão, marketing e mais.

6. Tenha os equipamentos necessários

Contar com todos os equipamentos necessários, vai permitir que desenvolva suas habilidades de modo seguro e rápido.

Dependendo da função que vai desempenhar será necessário um computador e acesso à internet, outros vão exigir um telefone celular, mais de um monitor, impressoras e mais. 

Algumas empresas podem oferecer esses equipamentos, como notebooks, mouse, teclado e até mesmo cadeira. Mas para ter certeza, é preciso verificar essa possibilidade na contratação.

7. Procure oportunidades de emprego

Procure por vagas de empregos e envie seu currículo para as empresas que deseja trabalhar. Para começar na área, talvez seja estratégico aceitar alguns trabalhos que pagam menos para adquirir experiência na função, além de aumentar seu networking para novas oportunidades.

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8. Construa um portfólio

Para mostrar seu trabalho de uma forma profissional e atrativa, construa um portfólio ou website com os trabalhos que já realizou.

Além disso, divulgue também certificações e depoimento das empresas. Envie seu portfólio com seu currículo e divulgue nas suas redes sociais, principalmente no LinkedIn.

9. Faça seu marketing pessoal

Assim como o portfólio, é necessário divulgar suas habilidades para que as empresas possam te conhecer.

Elabore uma estratégia de marketing pessoal, utilize as redes sociais a seu favor. Além disso, criar um perfil profissional pode melhorar a sua comunicação e mostrar seus interesses.

10. Como conseguir clientes?

Analise o mercado e veja onde estão os seus clientes para direcionar seus esforços. Pesquise e converse com as pessoas para divulgar seu trabalho, tente interagir com potenciais clientes e ofereça seus serviços.

Nesse momento, ter um bom networking vai ajudar a saber onde estão as melhores oportunidades, afinal, algumas empresas não divulgam suas vagas publicamente sem antes buscar alguns talentos.

Quais habilidades são importantes para a profissão?

Se ainda tem dúvidas de como ser assistente virtual, entender as habilidades hard e soft skill exigidas para a profissão pode te ajudar a entender melhor, veja abaixo:

  • Ter uma boa comunicação para lidar com a empresa, fornecedores ou clientes;
  • Habilidades de informática e conhecimento em pacote office;
  • Proatividade para exercer as atividades exigidas;
  • Domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • Flexibilidade;
  • Organização e capacidade de autogerenciamento;
  • Capacidade de solucionar problemas.

Além disso, é necessário as habilidades específicas para cada setor. Mas você também pode descobrir os 9 trabalhos online que pagam bem e apostar em uma carreira.

Onde encontrar vagas de assistente virtual?

A profissão de assistente virtual nasceu na internet, então nada melhor que procurar vagas de emprego e possíveis clientes no ambiente virtual.

Sites como a Catho, oferecem boas vagas de emprego. Analise os requisitos da vaga, como salário, benefícios, escopo e mais.

 E agora que você já sabe como ser assistente virtual, que tal compartilhar o texto com seus amigos? Aproveite também para deixar o seu comentário aqui. Até a próxima!

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  1. O artigo é de fácil entendimento e bem esclarecedor, ótimo.
    Vou me inscrever para a vaga de assistente virtual.

  2. A educação e a formação são tudo no mundo do serviço que se pretende prestar.

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