Como trabalhar com Marketing Digital? Confira o guia completo

imagem de capa com 3 personagens montando um currículo criativo

A busca por novas oportunidades no mercado de trabalho é sempre direcionada para opções que estejam em alta e ofereçam boas perspectivas de carreira.

Nesse sentido, o campo do Marketing Digital vem despontando enquanto preferido de muitos profissionais. A área, que alia tecnologia, criatividade e pensamento estratégico, é bastante promissora.

Para te ajudar a compreender mais a fundo sobre esse campo, montamos um post completo e cheio de informações para que você saiba como trabalhar com Marketing Digital.

Continue a leitura e confira a seguir o que é, quais tipos, formação necessária, habilidades desejadas e muito mais!

O que é o Marketing Digital?

O marketing digital surge como remodelação dos modelos padrões, impulsionado pelas constantes transformações e inovações tecnológicas. Ele se vale do poder de disseminação e alcance da internet para propagar a divulgação dos serviços, produtos e ideias.

Como principal diferença com o marketing convencional, temos o fato de que, enquanto o clássico recorre aos canais de mídia impressa, televisão e rádio; o digital opera exclusivamente no campo virtual.

Assim, a velocidade dessa dinâmica e o número de oportunidades faz com que muitos comecem a se interessar e pesquisar como trabalhar com marketing digital.

Além desses pontos, podemos considerar que essa é uma carreira que conta com benefícios como:

  • Mais probabilidade de alcançar uma liberdade geográfica;
  • Chances de atuação autônoma;
  • Custo de investimento baixo, quando comparado com outras áreas;
  • Alta demanda;
  • Forte tendência criativa e com alto volume de inovações.

Para ler depois: 8 Habilidades para atuar no mercado digital.

Quais as áreas do Marketing Digital?

De maneira geral, contamos com áreas do marketing digital muito plurais, onde você tem como uma das principais responsabilidades a construção de um ponto de encontro entre as necessidades dos seus clientes e também do público-alvo.

Dentro dessa perspectiva, contamos hoje com algumas divisões que o ajudam a entender e direcionar melhor as atuações dentro de cada área:

1. Marketing de produto

O principal foco é o de geração de interesse e de planos de ação que consigam construir um cenário favorável para o lançamento e consolidação de um produto dentro do mercado, atraindo o interesse de clientes. Para isso, está na rotina dos profissionais a realização de estudos de públicos e desempenho de produtos, fazer testes, pesquisas e aplicar metodologias de inovação e criação de impacto.

2. Neuromarketing

Gosta do campo da psicologia e ciência? Já se questionou como as pessoas processam os estímulos e informações na era virtual e o quanto as ações de fato produzem um impacto nas decisões de compra? Então o neuromarketing pode ser sua praia!

Esse departamento alia o conhecimento produzido para compreender fatores ligados ao comportamento do consumidor. Para isso, entende como o público-alvo age nas redes e, a partir disso, traça estratégias que estejam conforme os hábitos, preferências, carências e jornadas.

3. Marketing social

A facilidade e aumento do acesso às informações na era da internet faz com que os usuários estejam cada vez mais exigentes e busquem negócios que demonstram um claro interesse em questões sociais. É aí que entra o marketing social atrelado à marca, garantindo o envolvimento em projetos que transmitam responsabilidade e comprometimento com temáticas específicas.

4. Marketing de conteúdo

Essa área do marketing é a preferida dos que gostam de escrita e comunicação. A estratégia consiste em produzir conteúdos ricos para o público-alvo, qualificando suas demandas e aumentando as chances de criação de um relacionamento de confiança com a empresa.

Além disso, com o conteúdo é possível atrair, envolver e educar o consumidor e gerar valor — de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.

Fazer marketing de conteúdo é criar textos, vídeos, ações, e-books e posts sobre o nicho e, diferentemente da publicidade, não é sobre o que sua empresa quer oferecer, mas sobre estar presente nas necessidades que os clientes enfrentam.

5. Gestão de mídias sociais

Aqui, você tem responsabilidades de fazer toda a administração e manutenção das redes sociais da empresa. Para isso, o social media acompanha taxas, números, interações e mede o nível de engajamento dos clientes, aperfeiçoando estratégias e aplicando análises que direcionam para um aumento da presença e relevância da marca nas mais diversas mídias.

6. Consultoria

Essa é uma das áreas do marketing que mais produz autonomia ao profissional, que atua prestando avaliações bem fundamentadas e especializadas, com o intuito de qualificar negócios e outros colaboradores e direcionar para o aumento no número de conversão e autoridade.

Isso dá a você a liberdade de criar esse suporte para mais de uma organização, reconhecendo novas soluções e variações, criando metas e recuperando o posicionamento no mercado.

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7. Analista de dados


É fã de dados e tabelas? Então que tal ser um especialista em dados? Com essa escolha, você passa a se dedicar ao exame de indicadores, números e informações qualitativas que traçam um panorama sobre o mercado e o público-alvo, levando à construção de planejamentos assertivos e objetivos.

Ao apostar nesse setor, você passará a trabalhar lado a lado com headings e líderes de marketing, auxiliando na compreensão das principais descobertas.

Está gostando de entender mais sobre o tema? Então aproveite para conhecer 9 profissões do Marketing Digital que estão bombando. E se ainda assim pintar aquela dúvida, lembre-se que para escolher bem o campo certo, é necessário entender a fundo quais as principais habilidades e qualificações exigidas, assim como a rotina e desafios do dia a dia do ramo.

Como trabalhar com Marketing Digital?

Trabalhar com Marketing Digital exige um conhecimento amplo nos principais temas, assuntos e ferramentas do campo. Além disso, demonstrar competências comportamentais bem desenvolvidas — como um bom relacionamento interpessoal e comunicação — são fundamentais.

Como locais de atuação, você tem o trabalho em agências, como consultor e até mesmo enquanto freelancer — e em qualquer uma dessas perspectivas é possível encontrar um mercado aquecido.

Portanto, ao buscar a vaga desejada no Marketing, atente-se às exigências obrigatórias e pontos entendidos como diferencial!

Formação necessária

A formação em Marketing Digital é, na maioria dos casos, de perfil tecnólogo. Isso significa que o tempo de dedicação costuma ser de cerca de dois anos. É possível ainda cursar a graduação em Marketing e realizar especializações em mídias digitais e gestão empresarial aliada à área, por exemplo.

E, ainda que não exista uma obrigatoriedade em ter uma experiência formal de estudo, ela pode ser um ponto de destaque em relação aos concorrentes.

Os cursos voltados para Marketing, Comunicação, Publicidade e Propaganda e similares também são um dos caminhos percorridos por quem quer se direcionar para esse perfil.

Mas se destacam também profissionais com outras formações que atribuem competências na área, como o Jornalismo, Administração, Economia e afins. 

Além disso, determinação é um ponto importante para a carreira. Por isso, o conhecimento nas práticas, nos recursos tecnológicos, nas tendências e o olhar atento ao mundo pode ser o ponto de garantia para a conquista de grandes oportunidades. 

Habilidades importantes

Dentre as habilidades comportamentais desejadas pelas organizações de destaque estão:

  • Flexibilidade: jornadas híbridas e horários diferenciados de trabalho são parte dessa realidade. Isso significa que você precisa ter uma alta capacidade de se adaptar às mudanças e constantes transformações do setor. Afinal, a velocidade do mundo virtual pode acabar deixando qualquer um para trás;
  • Proatividade: acompanhar e ditar tendências a consumidores significa ter um faro apurado para buscar e reconhecer as transições e variações do mercado, o que requer proatividade da sua parte;
  • Pensamento criativo: a capacidade de ir além e pensar fora da caixa é o que te tornará uma adição essencial a qualquer marca. Por isso, a criatividade é cada vez mais exigida e prestigiada.

Já como hard skills, ou competências técnicas, temos:

  • Conhecimento dos principais conceitos do marketing digital: como benchmarking, persona, CTA, marketing de busca, lead, inbound marketing, funil de vendas, indicadores e métricas, tráfego orgânico, gatilhos mentais, tráfego pago, palavras-chave, e-mail marketing;
  • Domínio de ferramentas e técnicas: conhecer a fundo como funciona e de que maneira interpretar o Google Analytics é fundamental, bem como saber como expandir as técnicas de SEO, copywriting e storytelling;
  • Gerenciamento do WordPress: essencial para quem trabalha diretamente com a geração de marketing de conteúdo atrelada a blogs;
  • Planejamento, gravação e edição de fotos e vídeos: o engajamento com vídeos e imagens — cada vez mais dinâmicos, é uma das principais tendências de consumo;
  • Noção aprofundada em mídias sociais: entender as particularidades de cada rede e como superar suas limitações e alcançar um público cada vez maior é essencial.

Como trabalhar com Marketing Digital sem experiência?

A falta de experiência pode ser compensada com uma demonstração clara do quanto você tem buscado se desenvolver nesse conhecimento, demonstrando um compromisso constante com o aprendizado e com a construção de um olhar altamente analítico e estratégico para as redes, mercados e comportamentos na esfera virtual.

Participações em eventos, cursos e domínios de ferramentas certamente vão auxiliá-lo nessa tarefa.

Na hora de criar o seu currículo, aposte na criatividade e se empenhe para fazer um formato criativo e diferenciado, com elementos gráficos, visuais e até mesmo interativos, sintetizando um pouco da sua criatividade e inovação!

Outra dica pode ser a organização de um perfil profissional online ativo, auxiliando na construção da sua credibilidade e exemplificando seu uso das redes sociais. E você pode até mesmo produzir um conteúdo rico e disponibilizá-lo para os que te acompanham, viu?

Agora que você está por dentro de como trabalhar com Marketing digital, quer dar o próximo passo? Então aproveite e confira já como montar o seu plano de carreira de maneira estratégica e assertiva.

Por fim, busque na plataforma da Catho vagas de emprego na área de marketing digital.

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