Social media: o que faz um? Entenda tudo sobre o tema!

social media

Com a evolução da tecnologia e a divulgação de campanhas online, o social media conquista cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Essa é uma profissão da área de Marketing Digital relativamente nova e que a cada ano ganha mais importância.

Se você está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho ou pensando em fazer uma transição de carreira, hoje trouxemos detalhes da rotina de trabalho, salário e dicas para se tornar um social media. Vamos conferir?!

O que é social media?

A comunicação em redes sociais, blogs e sites deve ser realizada de forma estratégica para atingir o público-alvo e conseguir leads. O social media, também chamado de analista de redes sociais, é o profissional responsável por estas ações de marketing digital.

Dentre as suas funções, está o de selecionar conteúdos, planejar posts, interagir, analisar e acompanhar as campanhas para saber se suas estratégias estão gerando resultados.

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O que faz um social media?

Diversas atividades podem fazer parte da rotina de trabalho de um social media. Elas podem depender da estratégia de cada campanha, da habilidade de cada profissional e até do perfil do cliente. Confira as 5 funções principais:

1. Planejamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo é uma das atividades do social media que pode ser divido em outras pequenas tarefas. As principais delas são: definir uma meta e conhecer as características do seu público-alvo.

Não faz sentido planejar algo sem saber aonde se quer chegar e quem você quer alcançar!

A partir disso é papel deste profissional criar um escopo com pautas, datas de publicação de conteúdos e em quais meios eles devem ser publicados.

2. Criação de conteúdo

Este é um dos trabalhos mais conhecido do social media: criar conteúdos. É quando o planejamento começa a ser executado e começa a fazer parte das redes sociais, blogs ou sites de uma marca, ou profissional liberal.

Aqui podem estar incluídos tanto a parte textual quanto a criação de artes. Tudo deve seguir as estratégias e padrão estipulados no planejamento.

Os textos, por exemplo, devem ser escritos considerando a linguagem do público alvo, com linkagens, escaneável e com assuntos que abordam as necessidades dos usuários.

Por ser uma função que demanda bastante tempo, esse processo de criação deve sempre ser realizado de forma antecipada a data de agendamento do post para evitar lacunas no calendário de publicação.

3. Interação e monitoramento

Além de todo planejamento para transmitir informações nos meios digitais, é preciso também avaliar como essa comunicação está sendo recebida pelos usuários.

Por isso, é essencial que o social media interaja com seguidores, responda mensagens e colete feedbacks para avaliar se a estratégia está sendo eficiente.

Outro ponto importante é o social media estar sempre atento às novidades do Marketing Digital, às ações de seus concorrentes e acompanhar o que está sendo dito da sua marca cliente nos principais canais digitais.

Essa ação ajudará o profissional a identificar erros e oportunidades de evoluir na campanha.

4. Agendamento de post

Para ter uma boa gestão do Marketing Digital é essencial manter as publicações pré-agendadas e o social media é o profissional que vai realizar esta ação.

Isso garante a frequência nas publicações. Com um calendário de publicação você consegue visualizar melhor o que está planejado e otimiza tempo.

5. Relatórios e análises

Toda estratégia precisa de um acompanhamento de dados. E é assim que o social media vai demonstrar que tudo o que ele planejou e executou está dando resultado para seu cliente.

O relatório pode conter alguns pontos como:

  • dias e horários que mais engajam;
  • formatos que mais engajam;
  • tipos de CTA que mais geram ações;
  • categorias que mais engajam;
  • comparativos anuais;
  • comparativos mensais;
  • performance quinzenal.
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Quanto ganha um social media?

O salário de um social media pode variar conforme a forma que você é contratado, confira:

Com carteira de trabalho assinada (CLT)

Muitas pessoas que escolhem seguir a carreira de social media sonham em ser contratadas por uma agência de publicidade.

Além disso, este trabalho é cada vez mais necessário em empresas de diversos setores e por isso, muitas delas preferem que esse profissional faça parte de seu efetivo de funcionários.

Para uma contratação CLTo salário médio do social media é de R$ 2.000,00 no Brasil. Este valor pode ser maior ou menor dependendo do tamanho da empresa, setor e localização.

Freelancer

Para o profissional que deseja ter liberdade para decidir sobre seus clientes e planejar seus horários e rotina de trabalho é possível trabalhar como freelancer.

O valor cobrado dos clientes vai depender do seu nível de experiência e dos serviços que você irá oferecer. A média para um planejamento estratégico, criação, publicação de conteúdo e análise, considerando 12 posts por mês, gira em torno de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por cliente.

Apesar de parecer um melhor negócio que a contratação CLT, é preciso considerar os riscos de ficar sem cliente por um determinado período.

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Como se tornar um social media?

Pelas variadas funções que um social media pode desenvolver, você já deve ter desconfiado que para seguir nesta profissão é preciso desenvolver uma série de habilidades tanto técnicas quanto comportamentais.

Se você se interessou e quer saber como atuar nesta área, confira algumas dicas:

1. Invista em uma formação

Diversos cursos de graduação podem ser uma base para a sua formação como: Marketing, Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Independentemente do curso que você fez ou escolheu, o importante é investir em conhecimentos específicos dos meios de comunicação que você mais vai utilizar na sua rotina de trabalho.

Instagram, Facebook, Twitter são as redes sociais mais utilizadas no Marketing Digital, mas em alguns casos o WhatsApp, Pinterest, LinkedIn e TikTok podem ser mais atrativos para o público alvo.

Estude como elas funcionam estrategicamente e quais indicativos podem ser acompanhados em cada um. Se tornar um profissional qualificado fará de você alguém em destaque.

2. Faça networking

Se você quer encontrar boas oportunidades de trabalho, expanda sua rede profissional. Frequente lugares, eventos com pessoas que tenham os mesmos objetivos que o seu.

Uma boa dica é começar participando de grupos profissionais no LinkedIn ou Facebook. Estabelecer um networking ativo e certeiro nas redes pode te ajudar a ser inserido no mercado com mais rapidez.

3. Crie um portfólio

portfólio é uma forma de demonstrar o seu trabalho de forma mais visual. Nele você irá apresentar os pontos relevantes da sua carreira profissional, destacar suas habilidades, formações e trabalhos que já realizou.

Funciona como um cartão de visita para atrair novos clientes e divulgar o serviço que você oferece.

4. Mantenha-se atualizado

O social media trabalha em uma área em constante mudança. Uma rede social promissora no momento pode não ser um bom canal de divulgação daqui a 3 meses, por exemplo.

Por isso, além de cursos de atualização, é preciso ficar sempre ligado nas notícias e mudanças de cenário.

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Saiba mais

Agora que você já aprendeu mais sobre o que um social media faz e como ser inserido nesse cargo, que tal compartilhar o texto com aquele seu amigo que sonha ser este profissional? Basta copiar e colar o link em sua rede social favorita!

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