Como ser gerente de vendas?

Saiba o que é preciso e quais são os passos que você deve dar para se tornar gerente de vendas!

Se você almeja para sua vida profissional assumir a posição de gerente de vendas, saiba desde já que existem alguns pré-requisitos de personalidade, formação e principalmente de experiência profissional necessários para estar apto para desempenhar este papel nas empresas!

Vamos explorar neste artigo cada um destes aspectos necessários e ao final traremos um passo a passo simplificado que mostra o que é necessário para se tornar gerente de vendas!

Então vamos lá: antes de mais nada, é importante salientar que as funções e o papel de gerente de vendas nas empresas variam de acordo com a organização em que a pessoa estará atuando. 

Afinal, cada empresa possui um tipo de produto ou serviço a ser comercializado e um processo de vendas diferente, fazendo assim com que cada local tenha suas próprias habilidades esperadas para o profissional que será responsável pelas vendas e seus processos relacionados.

Por exemplo: no que diz respeito à formação, muitas vagas exigem o ensino superior completo, mas outras também aceitam candidatos que ainda estão cursando sua graduação. 

Algumas especificam a pós-graduação como desejável, enquanto que alguns outros casos raros determinam apenas o ensino médio completo como pré-requisito de formação. 

Isto nos mostra que no que diz respeito à questões acadêmicas e de conhecimentos esperados para ser um gerente de vendas, tudo depende do que a empresa está buscando no profissional! Mas para a maior parte dos casos, o curso superior é essencial.

Qual a formação ideal para ser gerente de vendas?

Vimos que os pré-requisitos de formação variam de acordo com a vaga, mas independe de ser determinado que o candidato esteja cursando ou que já tenha completado a sua graduação, o fato é que o ensino superior é fundamental.

Afinal, o cargo de gerente de qualquer área é considerado um cargo de nível superior. E isto quer dizer que o ensino superior é – em tese – necessário para comprovar a qualificação profissional dos indivíduos que pretendem assumir um cargo deste nível.

Ou seja, se você quer ser gerente de vendas e quer estar apto para buscar oportunidades como essa no mercado de trabalho, a primeira coisa que deve ser feita é buscar por uma graduação. Não fique preso na caixinha esperando por vagas que irão requisitar apenas o ensino médio, pois isto irá reduzir – e muito -as suas oportunidades disponíveis no mercado! 

E felizmente, como vimos, cursos de diversas áreas podem ser feitos para quem pretende ser um gerente de vendas. Pois a maioria das vagas que falam sobre a necessidade do ensino superior, não especificam uma única área de estudo desejada

Mas se este cargo é o seu objetivo profissional, o ideal é buscar por um curso que tenha em sua grade curricular tópicos mais úteis para o dia a dia de um gerente de vendas para desenvolver suas habilidades profissionais:

  • Gestão comercial: este curso possui em sua grade curricular tópicos como: administração do varejo, direito do consumidor, marketing e processos de vendas. Que são conhecimentos fundamentais para ser um gerente de vendas bem sucedido!
  • Marketing – este curso explora bem os conceitos de funil de vendas, conversões, personas e etc. Dependendo da empresa onde o gerente estará atuando, saber destes conceitos será fundamental! Muitas vagas exigem domínio destes assuntos.
  • Administração – este curso irá abordar o funcionamento da gestão de diversas áreas das empresas, dando ao indivíduo conhecimentos de administração, planejamento e liderança, que também são fundamentais na rotina de um gerente de vendas. A maioria das vagas deixam claro que buscam por um indivíduo com capacidade de gerir, administrar e liderar!

Lembre-se: você pode cursar outras áreas de estudo e ainda assim utilizar sua formação para ser um gerente de vendas!

Além disso, é fundamental para um gerente de vendas saber lidar com informática para manusear ferramentas digitais utilizadas no dia a dia da área, como o Excel e outros sistemas de análise de dados, marketing ou gestão.

Qual o perfil esperado de gerente de vendas?

Este é um ponto chave muito analisado pelos recrutadores que buscam por gerentes de vendas: o perfil!

A principal característica de perfil requisitada para essa área é a capacidade de lidar facilmente com a pessoas, de maneira comunicativa, simpática e persuasiva. 

Isto é por conta do papel de gerente de vendas ter como principal responsabilidade a gestão de pessoas. Mas em outros casos em que não estiver lidando com uma equipe de vendedores, pode ser que esteja constantemente envolvido com clientes de extrema importância para os negócios, em contextos de pré ou pós-vendas.

Com isso, a maioria das vagas de gerente de vendas especificam que procuram por profissionais com estas características:

  • Liderança: na maioria dos casos, gerente de vendas tem que fazer a gestão de uma equipe de vendas que envolve vendedores, assistentes, analistas, supervisores e coordenadores. E no que diz respeito à estes profissionais, sua função é mantê-los engajados com as metas de vendas e isto por vezes também pode trazer à tona a capacidade de identificar treinamentos necessários para oferecer aos mesmos.
  • Habilidades de planejamento e estratégia: no dia a dia deste profissional, será de extrema importância realizar planejamentos, com ênfase no que diz respeito a metas, sendo que em alguns casos terá de fazer previsões de vendas. Além disso, é preciso ter um pensamento estratégico para lidar com adversidades, necessidades que venham a surgir e saber analisar dados.
  • Comunicação e persuasão: na maior parte do tempo, o gerente de vendas estará lidando com outros profissionais de vendas, ou estará lidando com clientes. O que torna necessário boas habilidades comunicativas e persuasivas.
  • Habilidades de informática: na maioria dos casos, gerente de vendas terá de lidar com softwares e ferramentas digitais para analisar métricas e índices de performance de sua equipe ou das vendas, ou organizar informações em planilhas, o que irá requerer bons conhecimentos de informática, tais como: sistemas de marketing, análise de dados, Excel, etc.

Além disso, é típico ser esperado de um gerentes de vendas um perfil competitivo, proativo e habilidoso para conquistar e estipular metas!

Quais experiências profissionais preciso ter para ser gerente de vendas?

Muitas vagas de gerente de vendas deixam claro que buscam por profissionais que já tenham experiência prévia em administrar e liderar uma equipe, o que pode ter se desenvolvido em cargos como supervisor ou coordenador de vendas e também de outras áreas.

Também é solicitado experiência prévia na área de vendas. E em alguns outros casos, é exigido experiência no segmento específico em que a empresa atua.

Veja só: as experiências profissionais na área de vendas que destacam um candidato com objetivo profissional de ser gerente de vendas são:

  • Supervisor de vendas
  • Coordenador de vendas
  • Analista sênior de vendas

E para os casos das vagas que exigem experiência prévia no setor específico em que atuam, estes são alguns exemplos que encontramos:

  • Experiência com vendas de moda feminina e masculina
  • Experiência com vendas de materiais de construção
  • Experiência com vendas de imóveis
  • Experiência com vendas de grãos e fertilizantes

Juntando todas estas informações, concluímos que para se tornar gerente de vendas, é fundamental desenvolver primeiramente uma boa trajetória profissional com vendas e comercialização de produtos ou serviços, sendo desejável e atrativo apresentar experiências em algum segmento comercial em específico, como por exemplo: moda e varejo.

Se você já tem experiência como vendedor, comece buscando por cargos mais superiores da hierarquia para dar sequência na sua jornada profissional, como por exemplo: analista de venda, assistente de vendas ou promotor de vendas

Com isso, vá subindo de maneira paciente e gradual nos cargos, passando por analista, depois supervisor ou coordenador, até finalmente estar apto, qualificado e com uma boa trajetória sólida para buscar as oportunidades de gerente de vendas.

Mas se você não tem experiência nenhuma na área comercial, o ideal é começar no cargo de vendedor. E após um tempo neste cargo, siga a mesma trajetória citada acima. Lembre-se: paciência, comprometimento e determinação são essenciais para atingir o seu objetivo!

Conclusão: como ser gerente de vendas

Agora que já exploramos mais a fundo os atributos necessários para estar apto e qualificado para assumir esse cargo, podemos partir para um passo a passo simplificado que te explicará como você pode sair do zero, rumo ao objetivo de se tornar gerente de vendas com boas oportunidades no mercado de trabalho:

  1. Desenvolva experiência com vendas: este é o elemento mais importante de todos, a sua experiência profissional! Se você não tem experiência alguma nesse cargo, você deve começar desenvolvendo experiência como vendedor. Após um tempo, busque por outras oportunidades como assistente de vendas ou analista de vendas. 

Depois de passar por cargos como estes,  busque por posições que necessitam de mais liderança, como supervisor ou coordenador de vendas. E após desenvolver estas experiências, candidate-se às vagas de gerente de vendas.

Repare que esta é uma jornada lenta e feita de maneira gradual, portanto, paciência e persistência são necessários!

  1. Faça sua graduação: esse profissional de vendas é responsável por todos os processos de vendas, além de ter o dever de analisar o mercado para identificar novas práticas e estratégias. E para desenvolver este raciocínio, é necessário estar com os estudos em dia!

Busque por uma graduação nos cursos que indicamos ou em outras áreas que preferir! Além disso, também busque estar com seus conhecimentos de informática, Excel e outras possíveis ferramentas digitais em dia! Cursos online da área de vendas também são ótimos para desenvolver conhecimentos extras e turbinar o currículo.

  1. Monte um bom currículo de gerente de vendas: crie um currículo com objetivo profissional de gerente de vendas, detalhe suas experiências profissionais na área de vendas e exponha detalhes da sua graduação. Não deixe de fazer um resumo profissional atrativo, que exponha suas capacidades de liderança, experiência com vendas e conhecimentos com processos comerciais!
  1. Encontre as vagas de gerente de vendas: com as experiências, formação e competências desenvolvidas, chegou a hora de você finalmente se tornar um gerente de vendas! Comece a enviar o seu currículo para as vagas de gerente de vendas da região onde pretende trabalhar. Recomendamos fazer uma busca por vagas no site da Catho!

Conclusão: para ser gerente de vendas é preciso ter um bom histórico profissional na área comercial e vendas, ter um perfil de liderança, organização, competitividade e principalmente, boa comunicação. Saber analisar o mercado e a concorrência e estar com os estudos em dia!

FAQ

Quanto ganha gerente de vendas?

De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, um gerente de vendas ganha em média R$5.918,72 no Brasil. Mas este salário tende a variar de acordo com o ramo e porte da empresa em que estará atuando.

Quais as competências de gerente de vendas?

A principal competência de um gerente de vendas é liderar e administrar os profissionais da equipe de vendas, como os vendedores, analistas e supervisores de vendas. Além disso, compete a ele elaborar metas de vendas, analisar dados, motivar a equipe, fazer planejamentos, previsões e relatórios.

O que é gerente regional de vendas?

Gerente regional de vendas é o profissional responsável por administrar os processos de vendas de uma empresa apenas em determinada região de comercialização. Algumas empresas de grande porte possuem gerentes de vendas para cada uma das macro ou micro regiões que vendem seus produtos ou serviços.

Qual faculdade fazer para ser gerente de vendas?

A maioria das vagas de gerente de vendas não determinam como pré-requisito o curso superior em uma área específica. Logo, um gerente de vendas pode ser formado em diversas áreas, como psicologia, administração, marketing, gestão comercial ou até engenharia.

As principais características do profissional de Administração

Estudando de casa: plataformas de estudo

Invenções de pessoas negras que ajudam no seu trabalho