Como se vestir para o trabalho: dicas e cuidados

Como apresentar uma boa imagem na empresa e garantir a melhor impressão por meio da aparência? Ter estilo próprio e saber adequá-lo aos compromissos do dia a dia é um dos segredos para se destacar no ambiente organizacional. Confira!

Vestir-se e portar-se de acordo com a cultura da empresa ou da área de atuação conta muitos pontos para o profissional e pode interferir positivamente no seu trabalho. Afinal de contas, a apresentação pessoal pode ser fator determinante para se transmitir uma imagem satisfatória do profissional e da empresa que ele está representando.

Na hora da entrevista

Uma pesquisa realizada pela Catho com centenas de recrutadores e divulgada em dezembro de 2014, identificou as ações e os comportamentos que podem afastar candidatos de possíveis contratações durante o processo de seleção, e a apresentação pessoal e a maneira de se vestir estão entre eles.

Em se tratando das mulheres, o resultado apontou que para 73,2% dos entrevistados o comprimento das roupas é um fator que pode atrapalhá-las na hora da escolha, enquanto 44,9% disseram maquiagem carregada demais e 33,3%, tatuagens e piercings.

Quanto aos homens, a pesquisa mostrou que 61,6% dos recrutadores acreditam que vestir camiseta de times em uma entrevista pode prejudicar o candidato, 48,6% disseram barba por fazer e 40,2%, excesso de acessórios, como correntes, anéis, pulseiras etc.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

A moda existe há muitos anos, mas só de uns tempos para cá é que as organizações passaram a entender a importância da imagem pessoal no mundo corporativo e, mais do que isso, começaram a notar o quanto o descuido em relação a ela pode influenciar negativamente a credibilidade da empresa diante de seus concorrentes, consumidores e, até mesmo, dos próprios colaboradores.

Estilo x ambiente de trabalho

O estilo pessoal e o local de trabalho devem conversar entre si. De modo geral, as mulheres devem evitar decotes, transparências e lingerie aparente, pois essas peças não são adequadas ao ambiente profissional. O cuidado se estende também à maquiagem, corte e cor do cabelo e acessórios. Já os homens, devem estar sempre com as unhas limpas e cortadas, e barba e cabelo aparados.

Assista a seguir ao episódio do programa Esquadrão da Moda, do SBT, com a participação de Rosana Santos, Consultora de Relacionamento CRH da Catho, e fique por dentro das dicas dos especialistas de como se vestir adequadamente no ambiente corporativo.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=cXAzZA2il8A[/youtube]

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!