Geração Z no mercado de trabalho: saiba tudo sobre o tema

geração Z no mercado de trabalho

A geração Z vem influenciando o mercado de trabalho com sua maneira desapegada e dinâmica. São jovens acostumados com a tecnologia, com comportamentos e olhares bem diferentes das gerações anteriores.

Segundo uma reportagem da Revista Forbes, a geração Z é a menos engajada no trabalho. Mas a verdade é que eles são motivados por outros fatores além do salário, como participar de causas sociais, ter um sentimento de sentido no trabalho e garantir reconhecimento pelo bom trabalho. Se deseja saber mais, confira o artigo abaixo!

O que é a geração Z?

A geração Z abrange jovens nascidos entre os anos de 1995 a 2010. Muitos estudos são realizados sobre o comportamento deles, por crescerem em meio à tecnologia, são mais conectados nas redes sociais e têm mais facilidade de se comunicar por mensagens, gírias e figurinhas.

Algumas características da geração Z são: agilidade, pensamento rápido, multitarefas, criativos e possuem dificuldade em lidar com rotina e hierarquia. Apesar de conhecidos por serem menos engajados no trabalho, vale a pena uma reflexão sobre novas adaptações para contratá-los e aprender a melhor forma de lidar com eles.

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Saiba como se comportam no mercado de trabalho

A geração Z vem revolucionando o mercado de trabalho. Por serem criados com as tecnologias, eles se tornaram mais rápidos, conectados e multitarefas. Diferente das gerações anteriores, esses jovens não estão tão preocupados em ganhar dinheiro, porque se importam mais com a qualidade de vida e fazer o que realmente gostam.

Além disso, por conta de uma personalidade mais agitada e multitarefa, preferem trabalho home office em vez de bater ponto em escritórios fechados. Pode parecer contraditório, mas essa geração gosta do contato pessoal e sabe trabalhar muito bem em equipe, mesmo que seja de casa.

Como essa geração pode ajudar sua empresa?

Como essa geração é muito diferente das anteriores, é comum causar um estranhamento de início. Então, é preciso conhecê-los para saber como aproveitar suas habilidades e comportamentos.

Esses jovens são muito criativos, antenados, ágeis e trabalham bem em equipe, são ótimos para propor soluções inovadoras, otimizar tarefas, lidar com diversidade, mas precisam de certas flexibilidades como horários, trabalho híbrido ou home office.

Como preparar sua empresa para essa geração?

Como dissemos anteriormente, a motivação da geração Z é bem diferente das anteriores. Logo, algumas coisas que podem parecer atraentes, como ambientes de trabalho modernos com mesa de sinuca e jogos, não costumam funcionar como diferencial para eles.

O que realmente se destaca são incentivos como:

  • Bônus;
  • Academia ou creche;
  • Horários flexíveis;
  • Plano de saúde;
  • Bons salários;
  • Troca de conhecimentos com outras equipes;
  • Treinamentos exclusivos;
  • Oportunidade de desenvolvimento.

Além disso, se deseja ótimos resultados com a geração Z, opte pelos prazos de entrega em vez de entregas diárias.

Como recrutá-los?

A forma de recrutá-los também costuma fugir do convencional. Como são pessoas que estão sempre conectadas, preferem entrevistas online, pode ser pelo Meet, Skype ou até WhatsApp, ao invés de entrevista presencial na empresa. Assim, eles se sentem confortáveis para responder às perguntas.

A geração Z é muito preocupada em trabalhar em uma empresa que tenha oportunidade de crescer e se desenvolver, além de um ótimo salário. Horários flexíveis e home office também são importantes. Inclusive, sabia que a geração Z já é a maioria no mercado de tecnologia?

Dicas para contratar e trabalhar com a geração Z

Oferecer bons salários

Como já dissemos algumas vezes, um bom salário é algo importante, mas deve ser seguido de identificação com a proposta da empresa. Somente o salário não é suficiente para atrair a geração Z, eles precisam perceber que farão diferença na empresa.

Possibilidade de crescimento

Eles gostam muito de aprender e se sentirem realizados, por isso, crescer na carreira é algo que os motiva. Além disso, são interessados em receber feedbacks positivos sobre seu trabalho.

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Incentivar causas sociais

Essa geração é bastante consciente sendo estimulada a melhorar o mundo, o fato de participarem de causas culturais e sociais enquanto trabalham é um fator que pode fazer a diferença. Dessa forma, eles sentirão que estão fazendo muito além do que apenas as atividades do trabalho para ganhar o salário.

Concluindo, a geração Z no mercado de trabalho tem causado estranhamento, seja pelo comportamento ou pelos objetivos. Como são muito diferentes das gerações anteriores, muitos ainda não sabem como lidar ou como recrutar.

Por isso, é preciso se adaptar para obter o melhor desses jovens, afinal são cheios de energia, criativos, ágeis e talentosos, certamente agregarão muito na sua empresa.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e aprenda mais sobre as tendências do mercado de trabalho. Confira também tudo sobre quiet ambition: por que as pessoas não querem mais liderar? Até lá!

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