Fale um pouco sobre você nas entrevistas de emprego

fale um pouco sobre você

Não é qualquer um que tem a facilidade de falar sobre si mesmo, ainda mais dentro de um processo seletivo, que geralmente é acompanhado de bastante pressão e cobrança. Mas fale um pouco sobre você e verá grandes resultados.

Para ajudar nesta questão, conversamos com especialistas de RH que mostraram as melhores formas de se dar bem quando surgir a pergunta “fale mais sobre você” numa entrevista de emprego. Vamos conferir?!

Fale um pouco sobre você na entrevistas

Preparo e autoconhecimento são as palavras-chave para um bom desempenho frente ao recrutador. É preciso ter claro quais são as próprias competências e habilidades para que não seja pego de surpresa.

Segundo Roberta Fioravantti, consultora de Recursos Humanos da Luandre, muita gente ainda pensa que será perguntada sobre questões técnicas, “mas as empresas estão bastante interessadas também nas competências comportamentais que um profissional possui.”

A consultora ainda explica que a pergunta está muito ligada à mentira, pois os recrutadores conseguem identificar um discurso verdadeiro ou não com base nas informações do currículo e em alguns comportamentos na hora, como a linguagem corporal.

Objetivo de falar sobre si 

Hoje, o lado comportamental conta muito na avaliação dos recrutadores, e a autenticidade no discurso diferencia um candidato. Porém, para falar de si próprio, deve ser analisado o contexto da vaga, da área de atuação e a liberdade que o entrevistador oferece no momento.

Um recrutador preparado e consciente, que entende a situação de pressão da entrevista, deve oferecer um clima tranquilo para que os candidatos discursem de forma leve e calma – o entrevistador despreparado atrapalha todo o processo, pois depende dele extrair o que de melhor um profissional pode apresentar na seleção.

“A entrevista mais informal dá a chance de o candidato se soltar um pouco mais. Isso vai muito da situação e de cada pessoa”, explica Maurício Seriacopi, gestor e consultor empresarial.

Sericacopi ainda comenta que, se a pergunta for feita no começo da conversa, o entrevistador busca avaliar as competências e o histórico de carreira. “Feita no final da entrevista, a questão pretende avaliar habilidades de oratória e até mesmo características pessoais, pois toda a carreira do candidato já foi detalhada anteriormente”, explica.

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Como falar sobre você em uma entrevista de emprego

Talvez, um dos momentos mais difíceis de uma entrevista de emprego é quando o recrutador deseja que fale um pouco sobre você.

Isso acontece porque muitos profissionais têm um bloqueio em definir como são, o que os representam e quais são seus pontos fortes e fracos.

Pensando nisso, elaboramos uma lista de dicas para você aperfeiçoar a maneira de responder sobre si em qualquer tipo de processo seletivo. Conheça:

1. Lembre-se dos feedbacks

Os feedbacks são conversas com gestores e colegas de trabalho que um profissional participa para receber opiniões e visualizar o seu avanço dentro de uma empresa.

Pois bem, sempre que você receber essas palavras, anote-as e saberá mais sobre o seu perfil profissional. Assim, na hora da entrevista, por meio dessas anotações, terá com clareza aquilo que os outros percebem com a sua convivência.

Além disso, é por meio dessas reuniões que também podemos averiguar quais são os nossos acertos e erros durante uma atividade, por exemplo.

2. Utilize palavras-chave

As palavras-chave são aqueles termos mais buscados e pelos recrutadores. Além de ser uma boa ideia de inseri-las em currículo, o ideal é que você também verbalize ao longo de um bate papo com quem está te entrevistando.

Você pode selecionar algumas dessas palavras e formar frases prontas e significados para descrever algumas características compotamentais que possui.

3. Não invente características

Esqueça a ideia de se mostrar o profissional perfeito, sem erros! O recrutador quer conhecer um ser humano, que aprende com as falhas e que está disposto a se desenvolver.

Não conte mentiras sobre a sua trajetória e nem sobre quem você é. Se tiver dificuldades ou não se sentir bem em responder algo que fale um pouco sobre você, seja sincero e peça para pular a pergunta.

4. Mencione sua vida fora do trabalho

Como já dito, a equipe de RH tem como objetivo encontrar o profissional ideal para exercer as vagas de emprego em aberto. E isso cabe não apenas em competências, mas também em perfil que combine com o estilo de trabalho e da empresa.

Por conta disso, encaixar um tempo para descrever como é a sua vida fora do ambiente de trabalho é bem valioso. Foque em contar sobre o seu trabalho voluntário, estudos e como você gosta de passar o tempo livre. Tente sempre unir as ações com seu desenvolvimento pessoal!

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