Por que investir em uma pós-graduação?

Quem quer estar à frente no mercado de trabalho e alcançar sucesso profissional precisa considerar um curso de pós-graduação. Afinal, hoje em dia para ter um diferencial na carreira e obter a colocação profissional que sempre sonhou não basta ter somente a formação superior, é imprescindível o investimento em um bom curso de aperfeiçoamento.

O mercado está exigindo cada vez mais do profissional, que, além de dominar outros idiomas, precisa manter-se constantemente atualizado em sua área de formação. Tal fato fez disparar a procura por cursos de pós-graduação por quem já está há algum tempo no mercado e precisa se reciclar, e também por estudantes recém-formados ou que estão para se formar, e que já compreendem o peso de uma pós no currículo na construção da carreira.

“Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, um curso de especialização tornou-se fundamental”, afirma Reny Aparecida Galvão, coordenadora de pós-graduação da UMC Universidade, na cidade de São Paulo. Mas o que é preciso levar em conta para escolher o curso ideal? E quais são os benefícios que ele pode proporcionar para a carreira profissional?

Segundo Reny, antes de tomar qualquer decisão, o profissional deve analisar o mercado e avaliar as alternativas mais indicadas para a área em que pretende atuar. Também é preciso se informar a respeito das instituições e da programação dos cursos de interesse, para não se arrepender depois.

Quanto às vantagens, elas são inúmeras. “Além de aprofundar seus conhecimentos, aumentar a capacidade do profissional, diferenciá-lo dos demais concorrentes e proporcionar a ele a chance de ganhos mais expressivos, estes cursos são uma excelente oportunidade para aprimorar a rede de contatos, garantir a estabilidade no emprego, aumentar as chances de uma promoção e, consequentemente, trilhar o crescimento profissional num todo”, conclui a coordenadora.

Como escolher o curso ideal?

Uma pesquisa realizada pela Catho mostrou que a busca por qualificação e novos conhecimentos é realidade para mais de 90% dos profissionais, que dedicam, em média, 3,7 horas/semana para tal atividade. E eles estão certíssimos; afinal, independentemente da carreira, investir em educação continuada é importante para qualquer profissional.

Entretanto, qual o momento certo de iniciar um curso? Por qual tipo optar e quais aspectos levar em conta? Para não errar na escolha, o profissional deve investigar se o curso que pretende realizar o ajudará a atingir seus objetivos, avaliando, entre outras coisas, o que ele vai agregar para sua posição atual e para o cargo pretendido, qual seu público alvo, sua metodologia e a credibilidade da instituição responsável.

“Uma pessoa pode ter desenvolvido diversas habilidades baseadas na sua experiência de vida, entretanto, um bom curso pode acelerar consideravelmente seu processo de desenvolvimento, desde que seja escolhido de forma adequada”, explica Tiago Woitas Sereza, gerente da Catho Educação.

Segundo ele, essa decisão dependerá de uma análise daquilo que se pretende obter em termos de conhecimentos para atingir determinados objetivos. “O candidato deve avaliar o momento de carreira em que se encontra, levando em consideração se o curso pretendido irá aprimorar a forma como desenvolve seu trabalho e como os conhecimentos adquiridos com o curso permitirão sua evolução profissional. Além disso, é preciso ter empatia com a área do curso, pois fazer o que se gosta é muito importante para o sucesso profissional”, afirma Sereza.

Pela comodidade e eficiência, os cursos à distância têm ganhado cada vez mais adeptos. Eles são ótimas opções para os profissionais que querem manter a empregabilidade em alta por meio da educação continuada, pois, assim como os cursos presenciais, os cursos on-line visam qualificar os profissionais para que estes aumentem a produtividade, tragam mais resultados para a empresa e consigam avançar em sua carreira, permitindo, ainda, economia de tempo e deslocamento.

“Ótimos profissionais, por falta flexibilidade de tempo, dificuldades de acesso ou outros motivos, acabam não tendo a possibilidade de realizar uma pós-graduação presencial, por exemplo, e não poderiam deixar de participar de processos de seleção por este motivo, afinal, tanto a modalidade presencial quanto a online são igualmente importantes na qualificação profissional. Elas são apenas formas diferentes de atingir o mesmo objetivo”, declara Elen Souza, assessora de carreira da Catho.

E você, quer competir de imediato neste mercado de trabalho cada vez mais exigente? Então, esteja preparado e qualificado! A Catho agora tem um serviço gratuito de consultoria de carreira que pode ajudá-lo a escolher o melhor curso para a sua necessidade. Para isso, basta acessar o site da Catho Educação, clicando aqui, e preencher o formulário com nome e contato.

15 respostas que os recrutadores não gostam de ouvir na…

5 passos para uma guinada na carreira em 2020

Objetivo Profissional: como preencher no CV