10 cursos de faculdade em alta para começar esse ano

cursos de faculdade

Nesse post, você vai conferir 10 cursos de faculdade que estão se desenvolvendo e ganhando espaço em um mercado cada vez mais tecnológico e concorrido.

Isso porque, o avanço tecnológico acelerado vem ditando os rumos da sociedade como um todo, incluindo o mercado de trabalho.

Nesse sentido, a maioria dos cursos e profissões estão se atualizando para suprir as necessidades do mercado e formar profissionais cada vez mais capacitados.

É nesse momento que podem surgir dúvidas de qual o caminho profissional mais indicado para iniciar uma carreira ou, em outros casos, para mudar de carreira.

Para isso, é muito importante não só conhecer suas próprias habilidades e aptidões, mas também aquilo que está ficando em evidência. Continue a leitura e conheça a nossa lista completa!

1. Marketing

O curso de marketing aborda o estudo de ações e práticas importantes para gerar valor a um cliente, seja ele um produto, um serviço ou uma empresa.

Essas ações podem ser desenvolvidas por meio da comunicação, pesquisa de mercado, criação de produtos, distribuição e promoção desse cliente.

A função do profissional de Marketing é garantir que o cliente tenha lugar de destaque no mercado e entre seus concorrentes, tornando-o competitivo.

Durante a faculdade, são estudadas as estratégias de comunicação, marketing e publicidade, desde os conceitos teóricos até as ações práticas desempenhadas. O curso também aborda as técnicas responsáveis por estudar e realizar análises de mercado e de dados.

O curso é de fundamental importância para o futuro porque ele acompanha o desenvolvimento tecnológico.

Cada vez mais as formas de promover um produto, serviço ou negócio estão atrelados às mídias digitais, fazendo com que o estudo do Marketing se atualize constantemente.

Nesse sentido, o estudante de Marketing conviverá com disciplinas que pensam o mercado de forma estratégica e objetiva, como o desenvolvimento de marcas, o planejamento de negócios e o gerenciamento de produtos.

Por ser um curso abrangente, o aluno poderá conhecer mais a fundo diferentes áreas de atuação e realizar disciplinas relacionadas, como estudos voltados para a análise de dados.

Também podem ser oferecidos alguns projetos práticos com o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho.

1.1. Bacharelado em Marketing

O curso, na modalidade de bacharelado, tem duração média de 4 anos. Sua grade curricular aborda questões de administração e de mercado, como relações de compra e venda e do comportamento do consumidor, sempre aliando às questões da mídia e da imagem a ser transmitida.

O estudo de marca também é muito aprofundado, aliando o branding com as relações públicas, a publicidade e a propaganda.

Para incluir o marketing digitalo curso desenvolveu o estudo das redes e mídias sociais, e-mail marketing, estratégias como SEO e SEM, além de ferramentas de análise de métricas, como Google Analytics, Google Search Console e Google Ad Manager.

Além da própria adaptação ao mercado e às mudanças tecnológicas, o curso também estuda como as empresas podem se atualizar. Assim, os profissionais são capazes de criar campanhas mais eficazes.

Depois de formado, o profissional pode atuar no setor de marketing em empresas, órgãos públicos ou institutos. Ele também pode atuar na equipe de comunicação de uma empresa ao lado do profissional de relações públicas ou prestar consultoria.

Dentre os mercados mais promissores está o setor de serviços, com diversas oportunidades nas áreas do marketing cultural, promocional e marketing digital.

Melhores cursos de Marketing

As faculdades brasileiras que contam com as melhores avaliações do curso de Marketing no MEC são:

  • Bahia: Universidade Salvador (UNIFACS);
  • Pernambuco: Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA);
  • Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (FGV – EBAPE);
  • Sergipe: Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE);
  • São Paulo: Centro Universitário Amparense (UNIFIA), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

2. Secretariado Executivo Trilíngue

O curso de Secretariado Executivo Trilíngue forma profissionais essenciais para todos os tipos de organização. Eles são capacitados para diversas funções, como cuidar de arquivos e da agenda, organizar eventos e traduzir documentos.

É esperado que, ao finalizar o curso, o profissional seja fluente ou tenha domínio em outros idiomas além do português.

Essa habilidade será necessária para lidar com o relacionamento com empresas estrangeiras ou reuniões e eventos internacionais.

O curso, que conta com aulas das áreas sociais, de economia e de comunicação, costuma ter duração entre 3 e 4 anos e também prepara o profissional para atuar no setor do turismo. Em um mundo cada vez mais globalizado por conta do avanço tecnológico, esse profissional é indispensável.

Ele se faz necessário, principalmente, nas empresas que buscam lugar de destaque no cenário internacional.

Melhores cursos de Secretariado Executivo Trilíngue

O curso de Secretariado Executivo possui nota máxima no MEC em algumas faculdades brasileiras. São elas:

  • Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Paraná: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Unicentro e Unioeste;
  • Rio Grande do Sul: Universidade de Passo Fundo (UPF);
  • Santa Catarina: Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).

3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é voltada para a área da tecnologia da informação (TI).

O curso se aprofunda em conhecimentos sobre a criação, desenvolvimento e manutenção de softwares. Seu foco se baseia nas técnicas para gerir projetos e de programação, resultando em soluções inovadoras.

A formação é focada na atuação no mercado de trabalho, preparando o aluno para lidar com segurança da informação, desenvolvimento web e bancos de dados.

Assim, o profissional é capaz de atuar em projetos, realizando manutenções em aplicações e sistemas, além de vários outros campos.

Melhores cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)

As melhores avaliações do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no MEC são das seguintes faculdades:

  • Faculdade de Tecnologia (FATECs);
  • Rio Grande do Sul: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Santa Catarina: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC);
  • São Paulo: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade de Campinas (UNICAMP).

4. Biotecnologia

Para se formar, o biotecnologista precisa cursar, em média, 4 anos de graduação. Durante o curso, ele estuda a clonagem de genes, a engenharia genética, bioinformática, técnicas de biologia molecular e outras áreas que envolvem a biologia e a tecnologia.

Esse profissional, quando formado, atua no desenvolvimento de medicamentos e alimentos. Ele busca melhorar a qualidade de vida da população, aplicando seus conhecimentos em favor da sociedade e da sua relação com o meio ambiente.

Melhores cursos de Biotecnologia

As faculdades brasileiras que contam com as melhores avaliações do curso de Biotecnologia no MEC são:

  • Paraná: Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • São Paulo: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP).

5. Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental tem seu foco voltado para o estudo do meio ambiente e os problemas pelos quais ele é afetado. O principal objetivo do curso é fazer com que todo o conteúdo ministrado aos alunos seja usado para resolver os desafios enfrentados pelo meio ambiente.

O engenheiro ambiental é capacitado para atuar na análise dos limites de exploração ambiental e tomando medidas para prevenir a degradação do ambiente.

Ele também pode atuar em sistemas de tratamento de água e esgoto, fazendo parte dos processos de projeto, operação e construção.

A grade do curso de Engenharia Ambiental é bem variada durante os 5 anos de duração, contando com disciplinas de diferentes áreas. As aulas terão conteúdos das áreas não só de Biológicas, mas também de Ciências Sociais e de Exatas.

Dessa forma, o profissional pode se especializar em diversas áreas e aliar seus conhecimentos à tecnologia para potencializar as estratégias de preservação.

Como resultado, o engenheiro ambiental pode atuar tanto no setor público quanto privado, projetando um futuro moldado em questões mais sustentáveis.

Melhores cursos de Engenharia Ambiental

As melhores avaliações do curso de Engenharia Ambiental no MEC são das seguintes faculdades:

  • Bahia: Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Minas Gerais: Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Itajubá (Unifei);
  • Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Joinville (Univille);
  • São Paulo: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP);
  • Tocantins: Universidade Federal do Tocantins (UFT).

6. Engenharia de Petróleo e Gás

A importância do petróleo no Brasil fez com que fosse destinada uma área da engenharia apenas para o seu estudo. Como fonte de energia mais usada no planeta, o petróleo é a matéria-prima de produtos como a gasolina, o óleo diesel e o plástico.

Durante a graduação de 5 anos, o aluno convive com o estudo da engenharia e a sua adaptação para as técnicas da mineração e geologia.

Como resultado, ele se torna capacitado para atuar em poços e jazidas de gás natural e petróleo.

Melhores cursos de Engenharia de Petróleo e Gás

As faculdades brasileiras que contam com as melhores avaliações do curso de Engenharia de Petróleo e Gás no MEC são:

  • Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf);
  • São Paulo: Universidade de São Paulo (USP);

7. Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis conta com disciplinas do campo das ciências exatas, além de possuir matérias que envolvem o pensamento crítico e social. Com duração média de 4 anos, o curso forma profissionais para diversos campos de atuação.

Com conhecimentos teóricos sobre Contabilidade Tributária, Geral, Gerencial e Pública, o aluno é formado para atuar no controle de receitas, lucros e despesas.

Para trabalhar com contabilidade, ele pode ainda se especializar em áreas como a Contabilidade Previdenciária, Rural ou Industrial.

Outro campo de atuação crescente é o da assessoria contábil, orientando e auxiliando a gestão contábil de outras empresas.

Melhores cursos de Ciências Contábeis

As melhores avaliações do curso de Ciências Contábeis no MEC são das seguintes faculdades:

  • Goiás: Universidade Federal de Goiás (UFG);
  • Rio Grande do Norte: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA);
  • Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Santa Catarina: Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC);
  • São Paulo: Faculdade Sudoeste Paulista (FSP), Centro Universitário UNIFAFIBE (FAFIBE).

8. Farmácia

O farmacêutico graduado possui um amplo mercado de atuação, podendo exercer funções em laboratórios e drogarias. Sua formação de 5 anos é voltada para o trabalho com cosméticos, alimentos, medicamentos e fármacos, além de análises clínicas e toxicológicas.

Durante a graduação, o aluno possui diversas disciplinas da área da saúde. Seu foco se baseia no estudo de substâncias e como elas reagem no organismo, na composição de alimentos e no combate à infecção hospitalar.

A depender da instituição, o estudante pode precisar escolher entre as habilitações voltadas para a indústria, para a análise clínica ou de alimentos.

Melhores cursos de Farmácia

As faculdades brasileiras que contam com as melhores avaliações do curso de Farmácia no MEC são:

  • Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • São Paulo: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP).

9. Administração

O curso de bacharelado em Administração permite ao estudante reunir todos os conhecimentos necessários para trabalhar na gestão de negócios, organizações e empresas, desde setores operacionais até cargos de liderança. O profissional é capaz de trabalhar com recursos materiais, humanos e financeiros.

Nesse curso, o pensamento estratégico é um dos pontos focais. O desenvolvimento do espírito de liderança e o estudo de processos é muito trabalhado para que o profissional atue nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

Em geral, o bacharelado em Administração dura 4 anos ou 8 semestres. O bacharel formado na área de Administração pode atuar em setores como marketing, financeiro, gestão estratégica, recursos humanos e logística.

Melhores cursos de Administração

Confira abaixo a lista das melhores faculdades para cursar Administração, segundo o MEC:

  • Minas Gerais: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
  • Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas (FGV), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
  • Rio Grande do Sul: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • São Paulo: Fundação Getulio Vargas (FGV), Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia (Insper), Universidade de São Paulo (USP).

10. Psicologia (foco em Recursos Humanos)

O curso de Psicologia tem duração de 5 anos e se aprofunda no estudo do comportamento humano, sua mente e interações com a natureza. Seus estudos teóricos e práticos buscam compreender todas as fases do desenvolvimento humano.

O curso, que tem seu nome vindo do grego e significa “estudo da alma”, também ensina técnicas para avaliar, diagnosticar e tratar os pacientes. Também são ensinadas as questões éticas que envolvem a profissão e a relação com o paciente.

Como últimas etapas do curso, o estudante deve fazer um estágio obrigatório e produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Melhores cursos de Psicologia

As faculdades brasileiras que contam com as melhores avaliações do curso de Psicologia no MEC são:

  • Bahia: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB);
  • Distrito Federal: Universidade de Brasília (UNB);
  • Minas Gerais: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ);
  • Pernambuco: Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Rio Grande do Sul: Universidade Feevale (FEEVALE), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Depois de conferir 10 das profissões que estão em alta nos próximos anos, ficou mais fácil decidir sobre o futuro da sua carreira profissional. Contudo, também é importante buscar maneiras de obter sucesso profissional na carreira que você escolheu.

E aí, gostou da nossa lista que apresenta os cursos de faculdade mais promissores para este novo ano? Então, aproveite para compartilhar nas redes e deixar o seu comentário aqui. Até o post seguinte!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!