8 principais tipos de liderança e suas características

tipos de liderança

É comum que os negócios e organizações busquem cada vez mais a escolha assertiva de seus líderes, afinal, eles são umas das peças estruturantes e fundamentais para o comando de trabalhadores. E, assim como há a multiplicidade e particularidade em cada contexto empresarial, existem diferentes tipos de liderança.

Hoje, falaremos sobre a definição de liderança e os principais estilos encontrados, apresentando as características marcantes de líderes. Então, se deseja saber mais, continue a leitura!

Vamos conferir?

O que é liderança?

Liderança é uma terminologia voltada para a caracterização de pessoas que conseguem construir um impacto e influência positivas perante seus pares, por meio de sua capacidade de motivação e inspiração. No contexto organizacional, suas ações práticas passam a sinalizar e pavimentar o direcionamento a ser seguido pelo negócio.

Esse tipo de gestor é aquele capaz de realizar uma condução em prol de um objetivo comum, reconhecendo a força e potência do espírito de colaboração em equipe.

Ainda que lhe caiba o poder final de decisão, ele constrói uma jornada coletiva de corresponsabilização, pavimentando um caminho para que colegas possam ter uma participação ativa e atuante nos processos e projetos.

Quais as diferenças entre modelos e tipos de liderança?

Enquanto o estilo de liderança está voltado às principais características, posicionamentos e ideias de um líder de sucesso, os modelos se apresentam como o fundamento filosófico e teórico que direciona esses profissionais para um constante aperfeiçoamento da sua prática.

Os modelos mais comuns são os de valor, competência, eficácia e propósito, em que cada um conduz para o padrão de orientação a ser seguido pelos tipos de liderança que veremos mais adiante.

No modelo de valor, a atenção é voltada aos comportamentos, moral e valores dos funcionários. Na de competência, as capacidades e aptidões é quem passam a estruturar toda a ordem a ser seguida. Já o de eficácia aponta para a efetividade das habilidades e qualidades, por meio da análise dos resultados obtidos.

Por fim, o modelo de propósito pavimenta um ordenamento baseado em processos que possam ser avaliados e mensurados, tendo como alvo o desenvolvimento de projetos.

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Quais os tipos de liderança?

Diante da marcante pluralidade de profissionais e contextos corporativos, é possível identificar e destacar estilos de liderança muito distintos. Conheça os principais:

1. Liderança de equipe

Esse estilo de liderança tem como objetivo o próprio grupo de funcionários, em todas as suas representações atuais e também futuras, tendo ainda como características fortes:

  • O bom relacionamento e condução coletivos;
  • Capacidade de comunicação;
  • Oratória e didáticas envolventes.

Como benefícios, estão o seu bem-estar e conforto ao lidar com um alto número de colaboradores e a possibilidade de conquista e aquisição de metas coletivas. Dentre as características a serem melhor desenvolvidas, está a sua dificuldade em analisar os profissionais de forma individual, considerando suas particularidades.

2. Liderança autocrática

Um dos estilos de liderança considerados hoje enquanto obsoletos, por descreverem figuras que buscam tomar o direcionamento de uma organização de maneira centralizadora e pouco participativa. Nessa gestão, colegas e colaboradores acabam não possuindo uma atuação ativa e plural.

Seus principais pontos são:

  • Utilização de poder enquanto estratégia de autoridade;
  • Foco total e absoluto na execução das funções;
  • Pouco ou nenhum reconhecimento das potencialidades e sentimentos da equipe.

Por conta de sua composição autoritária, esse tipo de liderança tem perdido cada vez mais espaço dentro do mundo dos negócios, que prefere investir em profissionais capazes de performar uma gestão mais empática e humanizada.

3. Liderança carismática

Essa é uma conceituação que vai muito além de apenas contar com profissionais carismáticos e populares. Ela direciona para um estilo em que há uma notória capacidade de cativação de seus pares e, principalmente, da aptidão para influenciar na construção de confiança e valores de forma conjunta.

Um profissional apresenta esse direcionamento quando:

  • Consegue estabelecer diálogos de forma clara e inspiradora, promovendo o engajamento dos funcionários;
  • Apresenta metas bem esclarecidas;
  • Demonstra autoconfiança e um perfil capaz de envolver.

Já como pontos a serem destacados, estão a possibilidade de uma certa limitação desse tipo com a construção de um vínculo alto de dependência entre ele e seu quadro de funcionários.

4. Liderança visionária

O tipo de liderança visionária é aquela que possui a habilidade de formação e imaginação de possíveis cenários de desafios e suas soluções, direcionando a equipe para uma atuação voltada para o futuro e para uma proatividade diante de mudanças.

Um líder visionário tem como atributos:

  • Sua inteligência estratégica;
  • Postura positiva e confiante diante de potenciais riscos e desafios;
  • Confiança, destemor e determinação.

Suas ações conseguem promover a união de colegas e direcionar a organização para a adoção de transformações. Como um obstáculo, está a ocorrência de uma certa dificuldade ao conseguir desempenhar tarefas e demandas atuais, podendo acabar negligenciando algumas particularidades presentes.

5. Liderança situacional

O principal aspecto da liderança situacional está no desenvolvimento de uma postura altamente ajustável e adaptável às necessidades e especificidades da organização e de seus colaboradores. Confira alguns dos seus pontos:

  • Nível alto de capacidade de adequação conforme o contexto;
  • Compreensão a respeito das principais diferenças e características marcantes de cada funcionário;
  • Capacidade constante de reinvenção.

Esse tipo de atuação precisa considerar o grau de amadurecimento e confiança das equipes, que podem atribuir essa pluralidade a um perfil inconstante e volátil.

6. Liderança transcultural

Em uma sociedade cada vez mais multicultural e globalizada, as empresas veem enquanto o desafio a diversidade de culturas e valores que podem compor uma organização. Frente a isso, um líder transcultural demonstra uma inclinação aberta e empática para a condução e compreensão das diferenças.

São profissionais com um perfil voltado para:

  • Aptidão para uma convivência pacífica;
  • Forte respeito às individualidades;
  • Abertura constante à comunicação e diálogo.

Um dos principais benefícios desse tipo de liderança está no acompanhamento das principais tendências e inclinações do próprio mercado de trabalho, que tem aberto suas portas para profissionais de diversas formações e com históricos distintos.

Como desafio constante, está o direcionamento dos esforços para que a equipe de profissionais também consiga encontrar um equilíbrio e sintonia, apesar das significativas dessemelhanças.

7. Liderança liberal

Aqui, observamos um líder com pouca capacidade para tomada de decisões, situação essa que leva o seu grupo de subordinados a construírem soluções de maneira autônoma e pouco orientada.

Para alguns funcionários, essa pode ser a oportunidade de destaque e de valorização das ideias das equipes. Porém, essa postura pode resultar em um ambiente de trabalho pouco estruturado e com altas oscilações de entrega e produtividade.

E, para identificar esse tipo de liderança, considere as seguintes características:

  • Líder com boa capacidade de comunicação;
  • Abertura de oportunidade para compartilhamento e criação de ideias coletivas;
  • Pouco controle do desenvolvimento.

8. Liderança democrática

Este é o tipo de liderança que vem despontando enquanto uma das mais ajustadas às necessidades e demandas das organizações. Isso porque consiste em uma condução estruturada no equilíbrio das funções.

Desta maneira, o líder democrático consegue compartilhar, de maneira planejada e responsável, as escolhas e encaminhamentos dos projetos, prestando o direcionamento e espaço para que os profissionais se desenvolvam de maneira ordenada.

Estimula ainda o aperfeiçoamento constante tanto de competências comportamentais quanto técnicas (conhecidas como hard e soft skills).

Seus pontos fortes se apresentam como:

  • Capacidade de diálogo, escuta e valorização de profissionais;
  • Flexibilidade, empatia e racionalidade;
  • Alto poder de mediação.

De que forma aplicar e como desenvolver os tipos de liderança?

A pluralidade dos perfis e estilos de liderança podem ser direcionadas para diferentes contextos e composições organizacionais, sendo possível construir uma aprendizagem significativa com cada uma de suas características.

Em ambientes pouco ordenados e carentes de uma figura presente e ativa, alguns aspectos da liderança autoritária são necessários. Já o perfil liberal pode ser um bom encaixe aos negócios que se direcionam para uma construção livre e pouco impositiva, por possuírem um foco maior na autonomia e emancipação criativa.

Com essas possibilidades apresentadas, é possível que surja então o questionamento a respeito do modelo tido como mais adequado.

Entretanto, o contexto corporativo ideal é aquele que estimula e busca desenvolver um líder que apresente resultados e consiga desenvolver, em cima das características positivas de cada estilo, uma forma personalizada e completamente ajustada às demandas do local onde se encontra.

E, acima de tudo, este precisa ser um profissional orientado para uma educação e aperfeiçoamento constantes, construindo um tipo de liderança ao qual se posicione de maneira atenta às transformações do mercado e também aos perfis de seus subordinados.

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Confira ainda o nosso post sobre os desafios da liderança na era digital. E não deixe de compartilhar o link do texto com seus amigos em sua rede social favorita!

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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