O que é preciso para me tornar um auditor financeiro?

Na área de finanças e contabilidade existem diversos tipos de cargos e funções para se exercer. Dentre eles, um dos mais conhecidos é a de auditor financeiro. Esse profissional é responsável por cuidar de toda a verificação de balancetes, documentos e despesas, analisar se normas estão sendo cumpridas e fazer os relatórios de contabilidade. Nessas exposições escritas, o auditor pode apontar o que precisa ser melhorado e, assim, ajudar a administração da empresa na resolução de possíveis problemas.

Como exerce uma função muito importante para empresas de variados portes, o auditor precisa ser bastante ético e profissional, tendo conhecimento e auxiliando nas questões financeiras da empresa com o máximo de zelo e cuidado. É necessário também que tenha uma visão estratégica, identificando os erros com facilidade e demonstrando organização e planejamento para resolvê-los.

Para conseguir tudo isso, não basta só talento. É preciso estudar bastante e desenvolver as habilidades necessárias. Confira o que é preciso para se tornar um auditor financeiro de sucesso!

Formação

Para se tornar um auditor financeiro é necessário ser graduado em Ciências Contábeis. Esse curso tem duração de quatro anos e é ofertado em muitas universidades do país. Como é bastante difundido, já pode ser feito tanto presencialmente quanto a distância, por meio do EAD.

O curso de ciências contábeis traz aos alunos disciplinas bastante direcionadas ao lado prático dessa profissão. Os estudantes podem aprender melhor sobre decisões financeiras, orçamento, dívida, retorno, patrimônio, classificação de custos, como fazer um balanço patrimonial, o funcionamento da parte tributária, dentre muitos outros assuntos.

O estágio durante a faculdade não é obrigatório, mas quando feito garante ao aluno mais valorização na criação de seu currículo e um aprendizado prático em empresas de contabilidade.

Além de ser formado em ciências contábeis, antes de se tornar oficialmente um auditor financeiro, é necessário conseguir registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e depois ser aprovado em uma prova de qualificação do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) para entrar no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

É no CNAI que o profissional fará seu cadastro como auditor, informando a região em que atua, qual tipo de mercado pretende trabalhar, entre outros dados.

Características de um auditor

Um bom auditor deve saber trabalhar em equipe, ter visão estratégica, atenção aos detalhes e muito conhecimento na área para trabalhar bem. Outra importante característica desse profissional é a busca constante por aprendizado e novos conhecimentos.

Um auditor deve sempre buscar por maneiras de se atualizar para continuar exercendo sua função da melhor maneira possível. Isso vale para a checagem de leis e regras que estão em constante mudança e também para atualizações na área acadêmica.

Existem diversos cursos para quem pretende continuar se atualizando na área: cursos online, de extensão e pós-graduações também. É importantíssimo que o auditor financeiro busque realizar esse tipo de atividade de tempos em tempos, para manter sempre um bom desenvolvimento das suas funções.

Alguns cursos de pós-graduação bons para quem busca se diferenciar na área de auditoria são os de especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria e a pós em Auditoria e Perícia Contábil, oferecidos em algumas universidades do Brasil.

*texto produzido pela Agência Conteúdo

As principais características do profissional de Administração

Estudando de casa: plataformas de estudo

Invenções de pessoas negras que ajudam no seu trabalho