Workaholic: saiba se vale a pena ser viciado em trabalho

workaholic

Gostar de trabalhar é uma qualidade profissional bastante apreciada pelas empresas, mas quando esse ‘gostar’ se transforma em vício, o que o profissional deve fazer?

Afinal, a necessidade de estar sempre trabalhando pode esconder um problema que afeta muitos trabalhadores, chamados de workaholics.

Mas será que esse vício por trabalho faz bem para a empresa e para o trabalhador? Se você quer saber mais sobre o assunto, siga a leitura deste post!

O que é ser uma pessoa workaholic?

Workaholic é um termo inglês que significa “viciado em trabalho”. É claro que vão existir casos em que será preciso fazer uma hora extra, ou que iremos nos preocupar com o trabalho mesmo fora dele. No entanto, esse termo é utilizado para designar as pessoas que nunca conseguem se desligar da sua atividade profissional mesmo em horários de folga.

Essas pessoas também costumam trabalhar por longos períodos sem fazer uma pausa, ainda que seja para ir ao banheiro ou se alimentar. E também são profissionais que acabam exagerando no banco de horas que acumulam, extrapolando as 2h extras diárias e alongando sua jornada de trabalho muito além do que está no contrato.

Normalmente essas pessoas acabam com problemas decorrentes do esgotamento profissional não tratado e podem desenvolver uma série de doenças.

O que causa workaholic?

A alta concorrência no mercado de trabalho pressiona cada vez mais profissionais a terem um desempenho acima da média. Isso faz com que muitos comecem a ocupar os horários de folga, que deveriam ser aproveitados com a família e amigos, com o trabalho. Dessa forma, a atividade profissional vai se transformando na única fonte de satisfação pessoal.

Segundo o especialista em recursos humanos Celso Bazzola: “Hoje são constantes os casos de workaholics e isso se percebe quando o trabalhador não consegue se desligar da sua função no trabalho. A pessoa se torna um trabalhador viciado e compulsivo, mesmo fora de seu ambiente de trabalho”.

Como identificar um workaholic em 5 sinais

Todos os profissionais em algum momento intensificam as suas atividades no trabalho, seja para atingir a meta ou visando conquistar algum cargo novo. Porém, esse comportamento não deve ser recorrente a ponto de atrapalhar a vida social.

Confira quais são os principais sinais que mostram que uma pessoa é workaholic:

1. O primeiro a chegar e o último a sair

Os workaholics constantemente trabalham mais de 12 horas por dia no escritório e ainda levam serviço para casa. É sempre o primeiro a chegar e o último a sair do local de trabalho. Porém, nem sempre todo esse tempo está ligado ao aumento da sua produtividade. A pessoa pode sofrer mal-estar e cansaço com esse hábito.

É importante dosar as horas de trabalho para que o excesso não interfira na qualidade de vida. Segundo Celso: “Não há pecados em trabalhar esporadicamente além de sua carga diária, desde que essa ação seja meramente por necessidade de urgência. A partir do momento que se torna algo constante, é momento de refletir”.

2. Não possui hobbies

Os workaholics falam a todo momento sobre suas funções profissionais, mesmo nos momentos de descanso. Não praticam atividades físicas e não tem um hobby para aproveitar os momentos de folga. Claro! Pois suas horas estão sempre preenchidas pelas suas preocupações e atividades do trabalho.

3. Nunca faz pausas para o almoço

As pausas para se alimentar são essenciais durante a rotina de trabalho, não é mesmo? Principalmente a hora do almoço! Um workaholic não para seu trabalho nem para almoçar e isso não é porque o volume de trabalho está alto ou mal distribuído, é por vontade própria.

4. Está sempre estressado

Quando algumas coisas não saem como esperado, é normal ter um pouco de estresse no ambiente corporativo. Mas estar constantemente impaciente com os colegas e a família e preocupado o dia inteiro é sinal de alerta!

Os viciados em trabalho muitas vezes sofrem abstinência durante as férias ou fins de semana, o que não faz bem para a saúde.

Leia também o nosso texto que conta mais sobre como espantar o estresse no trabalho e ter uma boa saúde mental.

5. Verifica a caixa de entrada de e-mails constantemente

Os workaholics costumam receber críticas por ficarem conectados no celular nos fins de semana, checando mensagens e pendências do trabalho.

Durante o período da empresa, tranquilo, mas você não é pago para trabalhar 24 horas por sete dias sem descanso. O ideal é manter separados os e-mails e mensagens particulares do celular.

Veja também o nosso conteúdo que explica como ter uma boa gestão de e-mails e não cometer erros ao completar essa atividade.

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Quais as consequências de se tornar workaholic?

Pensar só em trabalho e gastar boa parte das horas do dia somente nessa atividade pode prejudicar bastante o rendimento e a qualidade do que é entregue pelo profissional.

Afinal, o distúrbio pode trazer graves consequências, como insônia, mau-humor, impotência sexual, atitudes agressivas em situações de pressão e, muitas vezes, depressão.

Para o especialista Celso Bazzola, um funcionário workaholic pode trazer mais desvantagens do que vantagens para uma empresa. No início pode ser até interessante por conta da velocidade dos resultados entregues. Porém, com o passar do tempo, começa um desgaste emocional natural do isolamento social.

Um trabalho saudável é aquele que não aprisiona a pessoa na necessidade constante de falar e agir por ele. Quem acorda, passa o dia todo e vai se deitar pensando nas tarefas que precisam ser executadas, talvez precise reavaliar seus comportamentos e buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Como ajudar uma pessoa workaholic?

Se você identificar sinais característicos de vício no trabalho em você ou em alguma outra pessoa, é preciso agir para buscar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Primeiramente devemos entender que ser workaholic é diferente de ter um alto desempenho. A partir daí, podemos te dar mais três dicas para conseguir aproveitar os momentos de descanso:

1. Planeje passeios ao ar livre

Não tem coisa melhor que respirar o ar puro da natureza, não é mesmo? Às vezes, ficamos tanto tempo em escritórios fechados que esquecemos de olhar para o céu, para as árvores e contemplar a beleza natural.

Marque no calendário os dias que terá de folga e planeje um acampamento, um dia na praia ou a visita em um zoológico. Lebre-se que não precisa de muitos esforços para se divertir e aproveitar o sol!

2. Faça exercícios físicos

Os benefícios da atividade física vão muito além da estética. Esta também é uma ótima maneira de cuidar da mente. Encontre algo que lhe agrade: aulas de musculação, yoga, corrida ou um futebol com os amigos.

Marque como um compromisso na sua agenda e priorize o seu bem-estar. Você também pode inserir nessas suas pausar a ergonomia para se alongar e evitar dores.

3. Frequente lugares onde o celular é proibido

Já experimentou ficar algumas horas longe do celular? É libertador, não é mesmo? E para um workaholic esse momento pode ajudar muito a se libertar das preocupações do trabalho! Se desconectar do mundo virtual e aproveitar momentos de lazer vai fazer muito bem.

Cinema e peças de teatros são algumas atrações que podem te fazer esquecer, pelo menos por um tempinho, de checar as mensagens no dispositivo móvel.

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Saiba mais

A mudança de hábitos pode ajudar a conquistar objetivos tanto profissionais quanto pessoais. Encontre um equilíbrio! Se empenhe no seu trabalho e aproveite os momentos de descanso para fazer algo que você gosta. Temos certeza que isso se refletirá no seu humor e no seu desempenho profissional.

Continue acompanhando o blog para conferir mais conteúdos sobre a vida profissional e o mercado de trabalho. E não se esqueça de compartilhar esse texto completo sobre workaholic com seu amigos!

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