O principal obstáculo para empreender com sucesso

Empreender, assim como qualquer outra forma de trabalho, possui os seus benefícios, mas, também, alguns desafios muito específicos. Empreender exige um nível de esforço, geralmente, grande no início. Por isso, se pensa em abrir o seu negócio, faça algo que realmente ama. Desta forma, a energia dedicada ao trabalho será amenizada pelo prazer de estar construindo o seu sonho e pela sensação de realização profissional.

Neste caminho, repleto de barreiras que o empreendedorismo oferece, a principal dificuldade para que tire o negócio do papel e faça ele crescer é encontrar um grande parceiro que te ajude nesta jornada. Mesmo que você abra a sua empresa sozinho (a), e acredite que não precisa de nenhum sócio, é inevitável obter o auxílio de outras pessoas (clientes, fornecedores, parceiros comerciais, etc.) para que o seu negócio cresça.

Tirar o seu negócio do papel pode ser mais simples do que imagina quando pensar sobre encontrar a pessoa certa para te ajudar. Imagine que você não tem uma ideia para o seu negócio ou nenhuma ideia para fazer a empresa crescer. Encontrar uma pessoa (seja um sócio ou um mentor informal) que tenha facilidade em criar cenários futuros e ter ideias para solucionar problemas, como pessoas com o perfil visionário,  é fundamental.

Agora se você for uma pessoa que possui uma infinidade de ideias, mas, simplesmente, não consegue colocar nenhuma delas em prática, o ideal seria contar com a ajuda de uma pessoa com o perfil realizador. Porém, se já possui uma ideia e começou a trabalhar nela, mas apresentá-la aos outros e vendê-la é uma dificuldade para você, encontre alguém com o perfil performático.

Você percebe o que estou dizendo? Empreender exige uma gama completa da habilidades que desenvolverá ao longo deste caminho, enquanto constrói o seu negócio. No início, mesmo que faça um treinamento longo e específico para empreender, precisará experimentar os desafios únicos que o seu negócio apresentará para entendê-los. Encontrar alguém que complemente as suas características é o caminho mais curto, para juntos, superarem estas dificuldades e fazerem a empresa crescer.

 

Conheça as suas características (empreendedores de sucesso desenvolvem o seu autoconhecimento)

Independente do seu perfil, você poderá ser bem sucedido desde que aprenda uma habilidade básica em empreendedores de sucesso: compensar os seus pontos fracos encontrando e unindo forças como pessoas que te complementam nestas habilidades. Por isso, o autoconhecimento é fundamental. Faça um teste, treinamento ou processos de coaching e terapêutico, pois todas essas ferramentas te ajudarão a se conhecer melhor.

 

Expanda a sua rede de relacionamentos (para empreender com sucesso)

Sei que pensar em networking pode te dar calafrios se você for mais introvertido, mas não há outra saída. Para empreender, inevitavelmente, você precisará se comunicar com maestria para conhecer novas pessoas, tornar o seu produto ou serviço visível e aumentar as suas vendas. Crie novos relacionamentos e procure por pessoas que são altamente comprometidas com o trabalho, que se identifiquem com o seu negócio e que façam muito bem as coisas que você procrastina ou não possui tantas habilidades.

 

Diferencie-se como empreendedor (afinal, ter uma proposta de negócio irresistível é a sua obrigação)

Muitas pessoas pensam apenas em ter uma proposta de negócio que seja interessante para atrair representantes comerciais, parceiros de negócio ou investidores, mas só isso não é suficiente. Geralmente, as pessoas não entram em um negócio pelo quão fantástico ele é, mas, sim, pelas qualidades únicas que a liderança do negócio (ou o dono) possuem. Saiba apresentar o seu negócio em 30 segundos, mas, também, no mesmo tempo, o porquê apenas você é capaz de conduzir este negócio e torná-lo um sucesso!

Lembre-se que todos podem abrir um negócio, fazê-lo crescer, ser bem sucedido e se realizar profissionalmente. Porém, isto nunca pode ser feito de qualquer jeito. Afinal, se fizer as coisas de qualquer jeito na sua vida, você sempre vai obter qualquer tipo de resultado.

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Devo contratar um estagiário ou profissional experiente?

Aproveite o feriado para pensar em sua carreira

5 dicas para o trabalho temporário virar efetivo