Técnico de enfermagem: saiba tudo sobre essa carreira

técnico de enfermagem

Se você gosta de cuidar de pessoas e quer uma forma rápida de se profissionalizar, já pensou em ser técnico de enfermagem?

O curso técnico é uma ótima opção para conseguir um emprego, além de ser um primeiro passo para aqueles que não tem condições de fazer um curso de graduação no momento, seja por questões de tempo ou financeira.

O profissional auxilia a equipe de enfermagem e de médicos na rotina de hospitais, clínicas e casas de repousos. Algumas de suas funções são: preparar materiais para cirurgia, medicar os pacientes, coletar material para análise, aplicar vacinas, dentre outras.

Para saber como se profissionalizar nesta área da saúde e seguir esta carreira, confira o post de hoje. Aprenda também onde estão as melhores oportunidades e muito mais! Vamos conferir?

O que faz um técnico de enfermagem?

O técnico em enfermagem é o profissional responsável por dar assistência à equipe de enfermeiros e médicos em um hospital, clínica ou unidade de saúde.

Atuam diretamente no atendimento e cuidado aos pacientes em situações de baixa, média e alta complexidade, como na triagem de paciente em pronto-socorro, coleta de materiais para exames, preparo de instrumentos para cirurgias, processos de higiene e segurança no pré e pós-operatório, dentre outras funções.

O que é preciso para se tornar um técnico de enfermagem?

Se você deseja atuar como um técnico de enfermagem, é preciso ter concluído uma qualificação com o mesmo nome.

Em geral, o curso técnico em enfermagem dura menos tempo comparado a uma graduação voltada para área. Então, as aulas tem duração de aproximadamente  2 anos e são divididas em 4 semestres.

Além de ser um profissional qualificado, para ser um técnico de enfermagem é preciso ter uma base teórica para desenvolver as habilidades técnicas necessárias para a profissão (as chamadas hard skill), mas também são importantes algumas habilidades comportamentais (soft skill), confira:

Hard skill

A habilidade técnica mais necessária para quem deseja atuar como técnico de enfermagem é o próprio curso técnico. Ela pode ser realizada por quem já concluiu o Ensino Médio ou simultaneamente por quem está cursando o 2º ano desse nível de ensino.

Ele é oferecido por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), inclusive algumas são ligadas a universidades e hospitais. A formação tem duração média de dois anos.

Existem opções presenciais ou semipresenciais, em que a teoria é apresentada online e a prática presencialmente.

A grade curricular do curso técnico de enfermagem é composta por: anatomia e fisiologia humana, bioética, enfermagem em emergências, enfermagem cirúrgica, enfermagem em pacientes críticos, fundamentos de enfermagem, farmacologia, dentre outras disciplinas.

Após a conclusão do curso, o estudante precisa se inscrever no Conselho Regional de Enfermagem da sua região.

É importante lembrar que o curso técnico em enfermagem é uma formação de nível médio, diferente da graduação de Enfermagem, que é um curso de nível superior.

É importante o profissional estar sempre se atualizando com cursos de especialização na área da saúde para valorizar seu currículo e aumentar suas chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Soft skills

Além do conhecimento adquirido, algumas competências comportamentais são procuradas em um técnico de enfermagem, veja:

  • Boa comunicação: como o profissional vai lidar diariamente com pessoas diferentes, precisa saber respeitar cada um, entender os termos técnicos referente a sua função, ser compreensivo e saber passar informações corretas para pacientes e colegas de trabalho.
  • Trabalho em equipe: o técnico em enfermagem faz parte de uma equipe com enfermeiros, médicos ou outros terapeutas. Por isso, saber trabalhar em equipe é algo essencial para atuar nessa área;
  • Organizado: a rotina de trabalho deste profissional é cheia de atividades detalhadas que precisam ser realizadas com atenção e organização como, por exemplo, medicar cada paciente com o remédio e no horário correto.

E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho de forma grátis para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Preencha o formulário e comece já!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Como está o mercado de trabalho para essa carreira?

O técnico em enfermagem foi uma das profissões que mais tiveram procura durante a crise do Coronavírus. Uma pesquisa da Catho mostrou que as vagas aumentaram em 708% em 2020.

Passando o momento mais crítico da pandemia, as pessoas passaram a se preocupar cada vez mais com os cuidados com a saúde, o que manteve o mercado de trabalho aquecido e aumentou a demanda por profissionais capacitados.

O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades para o técnico em enfermagem que pode atuar em diferentes áreas como veremos a seguir.

Encontre as melhores vagas para técnico de enfermagem.

Quais as áreas de atuação de um técnico em enfermagem?

Quando falamos do técnico de enfermagem é muito comum as pessoas pensarem somente em seu trabalho em clínicas e hospitais. Mas esses profissionais podem atuar em diversas áreas, veja alguns locais onde seu trabalho é necessário:

  • Asilos;
  • Home care;
  • Assistência administrativa;
  • Assistência em saúde ocupacional do trabalho;
  • Postos de saúde;
  • Clínicas;
  • Centros de reabilitação.

E independente de sua área, elaborar um bom documento para conquistar os recrutadores é o melhor caminho para quem busca por uma recolocação no mercado. Você pode fazer o download gratuito do nosso modelo de currículo para enfermagem, preencher com seus dados e aumentar a suas chances.

Quanto ganha um técnico de enfermagem?

O piso salarial para técnico em enfermagem é de R$ 1.874,00. Assim como em qualquer profissão, o valor pode variar conforme o ano, a região, o local de atuação, a especialização de cada profissional.

Os técnicos em enfermagem cumprem uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais. O regime mais frequente de plantão é 12/36, ou seja, 12 horas ininterruptas em atividade no período diurno ou noturno e 36 horas de descanso.

E você se interessou por essa profissão? O técnico em enfermagem é uma profissão cada vez mais requisitada na área da saúde e é uma boa opção para quem quer começar uma carreira ou mudar de profissão.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Gostou de aprender mais sobre o técnico de enfermagem? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos amigos também possam ler!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!