Qualidade da comunicação para o sucesso na gestão de pessoas

Colunista: Reinaldo PassadoriHoje, um dos grandes desafios dos gestores é a condução harmoniosa dos trabalhos de suas equipes, e para isso,  precisam contar com a colaboração e participação efetiva dos seus colaboradores. Para que isto aconteça o gestor deve possuir certos atributos, dentre os quais destaco a liderança e a habilidade de se comunicar com clareza, pois suas atividades exigem que dirija ou participe de reuniões, represente a empresa em eventos internos e externos, conceda  entrevistas, realize palestras e faça apresentações.

Apesar dessa necessidade os profissionais em geral não recebem esse tipo de formação na sua trajetória educacional. Por isso, muitas empresas investem e oferecem aos seus executivos esse tipo de formação por meio de cursos de Técnicas de Apresentação em Público ou Comunicação Verbal, afinal vivemos em um mundo de grandes mudanças, alta competitividade e cada vez mais exigente.

Para esse aprimoramento, é fundamental que o gestor tenha a consciência da importância da comunicação como um dos principais requisitos para a sua trajetória e sucesso profissional.

Para sua reflexão, apresento os obstáculos mais comuns que tenho observado em nossos treinamentos e que impedem uma boa e assertiva comunicação:

• Falas prolixas, sem conteúdo, sem estrutura, sem lógica e  coerência;
• Voz muito baixa ou muito alta, ou ainda pior, linear, provocando desatenção e sonolência nos ouvintes;
• Fala com velocidade acelerada ou lenta demais, impedindo a compreensão dos demais;
• Dificuldades de dicção, provocando falas que não são compreendidas;
• Postura prepotente e antipática, gerando resistência sobre o que é dito;
• Deselegância no estilo, olhar para baixo, inexpressividade;
• Inadequação ou ausência de vocabulário;
• Timidez, impedindo a fala e quando o faz  mostra medo e  passividade.

Aprendemos  a nos comunicar desde cedo, porém no contexto profissional precisamos falar bem. Esta habilidade pode se desenvolver  e a respectiva prática aumenta a qualidade da comunicação que o gestor precisa ter. Sugiro para iniciar este processo, que comece pelo autoconhecimento, que reconheça suas qualidades e perceba por meio dos comentários  e feedbacks, o que precisa ser melhorado.  Invista seu tempo e seus recursos nesta habilidade, que não só o tornará um brilhante e comunicativo gestor, mas também um profissional cada vez mais bem sucedido.

Reinaldo Passadori – Professor e CEO do Instituto Passadori, especialista em Desenvolvimento Humano e Comunicação Verbal. Conferencista dos mais requisitados em seu segmento no Brasil. É autor dos livros: “Comunicação Essencial – Estratégias Eficazes para Encantar seus Ouvintes” – “As 07 Dimensões da Comunicação Verbal”, “Media Training” – Comunicação Eficaz com a imprensa e a Sociedade – Editora Gente e “Quem não Comunica não Lidera” – Editora Atlas.

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