Entenda o trabalho do profissional de Relações Públicas

imagem de capa com 3 personagens montando um currículo criativo

Você gosta de marketing? Tem afinidade com planejamento? Já pensou em trabalhar com gerenciamento de mídias sociais ou eventos? Talvez com gerenciamento de crise ou gestão de projetos? Quem sabe então a graduação ideal para você seja a de Relações Públicas!

Ficou curioso e quer saber mais sobre essa carreira? Então continue lendo!

No post de hoje vamos até o vale do Itajaí em Santa Catarina, mais precisamente até a cidade de Brusque, para conversar com Francine Michele Rita, 26 anos, que é formada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e conhecer mais sobre o mundo do RP!

Quando surgiu o interesse pelo curso de Relações Públicas?

Francine Michele Rita: O interesse pelo curso de Relações Públicas surgiu em 2009 quando estava concluindo o ensino médio. Naquela época estava tentando responder a pergunta que não se cala: O que quero ser quando crescer? Foi aí que participei do OPA (Opção Profissional por Área) – um evento promovido pela Universidade, com o intuito de ajudar os jovens na escolha da sua carreira. E digo que foi amor à primeira vista! Assisti uma palestra com profissionais da área e decidi: vou ser Relações Públicas!

O que te motivou a seguir carreira?

FM: A paixão pela comunicação. Foi minha maior motivação para iniciar o curso de RP, e depois a curiosidade de conhecer um pouco de cada setor que nós profissionais podemos atuar. Ser RP é ser proativo, é ter criatividade, é ser autêntico. Relações Públicas é um estilo de vida!

Como é seu cotidiano de trabalho do RP?

FM: A profissão de Relações Públicas permite que você desenvolva diversos papéis dentro de uma organização. Atualmente trabalho no setor de eventos corporativos, planejando, executando, organizando e prestando consultoria para organizações.

Quais as principais atividades do relações públicas?

FM: Somos profissionais estratégicos, multifuncionais, criativos e temos como objetivo solucionar problemas/dores do nosso cliente, seja ele, pessoa, empresa, ONG ou governo, por meio de experiências e bons resultados.

Podemos trabalhar com planejamento, assessoria, responsabilidade socioambiental, relacionamento, marketing, redação, eventos, opinião pública, inteligência empresarial, pesquisa, comportamento do consumidor, assessoria de comunicação, big data, branding, gestão de projetos, captação de recursos, storytelling, gerenciamento de mídias sociais, relações governamentais, comunicação interna, cerimonial, gestão de crises e muitos outros.

Qual a maior dificuldade do trabalho do RP?

FM: Se essa entrevista fosse há alguns anos atrás eu diria que a maior dificuldade é fazer com que as pessoas entendam o que é nossa profissão e que as empresas entendam a necessidade de ter um profissional de RP. Mas hoje esse conceito já mudou muito, estamos cada dia mais ativos no mercado e as empresas estão enxergando o importante papel que desempenhamos.

Investir no capital humano, promover experiências do consumidor com seu produto/serviços são estratégias que vêm ganhando cada vez mais espaço. Como nossa essência é formar experiências, hoje nosso maior desafio nessa era, onde todos têm rápido acesso a informação, é fazer com que nosso público-alvo seja impactado das melhores maneiras possíveis por nossa marca (produto ou serviço). Precisamos estar sempre atentos a imagem e a reputação da organização na qual representamos, fazendo com que ela alcance sempre ótimos resultados.

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Existe confusão com o trabalho de RP com outros profissionais da comunicação?

FM: Estamos longes de sermos concorrentes, somos parceiros e existe espaço para todos no mercado e relacionamento é tudo. O blog TodoMundoPrecisaDeUmRP trás uma ótima definição que é: “Nossos irmãos jornalistas, noticiam. Os publicitários, criam, e nós somos responsáveis por fazer que tudo isso seja estratégico no curto, médio e longo prazo.”

Hoje com as redes sociais, como está o trabalho de vocês?

FM: As redes sociais precisam de muita atenção, como já comentei, hoje a facilidade é gigante, podemos construir uma marca ou derrubá-la em fração de segundos. Precisamos conhecer nosso público, levar à ele conteúdo relevante e experiências positivas. O profissional de RP precisa estar antenado às inovações, acompanhando o mercado e atualizando-se constantemente.

Teve algum conteúdo da graduação que não colocou em prática?

FM: Os conteúdos da graduação são muito dinâmicos e o leque de oportunidades que nos permite é gigante também. Acredito que cada conteúdo, acompanhado da dedicação e interesse, formam o profissional para o mercado de trabalho. Outro item de extrema importância é enquanto acadêmico, estagiar, se possível, durante toda a graduação. O estágio permite que você desenvolva habilidades que serão essenciais para a carreira.

Qual disciplina você mais trabalha no seu dia a dia?

FM: Para que você seja um profissional multifunções algumas disciplinas são essenciais em qualquer setor que decida trabalhar. Hoje, no meu caso, planejamento, comunicação visual, marketing, ética, redação, pesquisa, planejamento de eventos, cerimonial e protocolo, são fundamentais para um trabalho bem feito.

O RP ainda faz o papel de assessoria de imprensa?

FM: Assim como o RP desenvolve atividade de jornalista, jornalistas também estão a frente de campanhas e publicitários organizam eventos. Penso que a comunicação num todo precisa e deve trabalhar em harmonia, afinal um precisa do outro, cada qual com suas técnicas e habilidades tendo o mesmo objetivo em comum e se reinventando.

Existe preconceito por parte das empresas com o trabalho de vocês?

FM: Não vejo como preconceito, mas falta de conhecimento de algumas partes. Como havia comentado anteriormente, esse fato vem mudando com o passar do tempo, estamos cada dia mais presentes nas organizações mudando essa percepção negativa, mostrando a importância do profissional dentro da organização.

Hoje como está o mercado para os profissionais de Relações Públicas?

FM: O mercado de RP vem crescendo ano após ano, e nós profissionais vamos nos reinventando, acompanhando a inovação e tecnologia que estão surgindo. Precisamos nos adequar diariamente às novidades que estão chegando. O mercado off e online está se aproximando e vivemos numa era de experiência e essência. Conhecendo nosso público e sabendo exatamente o que queremos comunicar, teremos êxito nas nossas atividades.

Para finalizar nossa entrevista como você definiria o Relações Públicas?

FM: O Relações Públicas é aquele profissional autêntico, pró-ativo, curioso e determinado. Aquele que acredita no seu potencial, tem capacidade de desenvolver ações estratégicas de comunicação e sabe gerenciar uma crise se necessário. Gostar de ler e aprender é um grande diferencial. RP é um estilo de vida e o RP é o profissional que todo mundo precisa!

E aí, você quer seguir os passos da nossa entrevistada? Aproveite as bolsas de estudo da Catho Educação para o curso de Relações Públicas.

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