Como estudar sem o uso de um computador

Nos dias de hoje o uso de um computador para fazer uma pesquisa e auxiliar na hora do estudo é algo bem comum. Mas você já pensou em estudar sem o uso dessa ferramenta? Pois bem, há estudantes que não o utilizam como método de estudo principal e isso traz muitos benefícios.

Pensando nesses estudantes, preparamos dicas e um conteúdo recheado de informações para você se concentrar menos em frente a tela e usar os métodos de aprendizados históricos, digamos assim!

Benefícios das anotações

Em tempos em que o computador era algo visto nos  filmes de Ficção Científica, o método de estudo mais popular ainda era os livros e as anotações no  cadernos. O bloco de notas não era escrito por digitação, ele tinha cordas amarrando suas folhas e apenas os mais modernos tinham os espirais.

Além de dor nos punhos, a prática da escrita como forma de estudo, tinha muitos benefícios. Aliás, escrever o conteúdo sempre é uma boa escolha, dependente do ano que vivemos!

Maior organização

A nossa mente, assim como uma máquina, consegue acessar um turbilhão de informações, diariamente. E por mais que sua memória seja de “elefante”, conseguir fixar todas esses dados ordenadamente e com precisão, torna-se um mega desafio.

Para otimizar essa grande quantidade de aprendizado adquirido na rotina de estudo, a organização é uma das características positivas na prática das anotações. Mas praticá-la não se resume somente a isso, por isso, selecionamos outras vantagens de utilizar um cadernos de estudos. Acompanhe:

Para se conhecer: Uma rotina de estudo pode ser bem estressante e até mesmo frustrante. Relatar em poucas palavras algumas experiências boas ou ruins é uma incrível oportunidade para melhor compreender seu comportamento e emoções. As anotações podem ser revertidas em melhorias do seu desenvolvimento pessoal.

Aprendizagem: Uma forma de tornar o conhecimento sempre fresco na mente é praticar anotações, como já comentamos. Isso acontece porque quando paramos para ler o que foi anotado, esse dado fixará e se transformará em aprendizado.

Objetivos: Não apenas como auxílio no pensar, o poder das anotações é um grande passo para que metas sejam palpáveis. Um cenário vivido pelos alunos é a grande quantidade de conteúdo para estudar e realizar um cronograma para as matérias pode melhorar o desempenho. Trate essas anotações como uma tatuagem, uma marca persistente de longo prazo.

Manter o foco: O hábito de montar um caderno de estudo ajuda na concentração na hora de por as ideias no papel. Quando se escreve, você automaticamente está fixado nas formação das palavras e pensamento, isso faz com que sua atenção esteja 100% nesta tarefa.

E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir e começar agora mesmo!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Dicas para seu caderno de estudos 

O segredo para aprender e ir bem nas provas não é estudar em grande quantidade, mas  sim estudar com qualidade. A eficiência é o objetivo para não perder o ritmo do aprendizado.

Destacando isso, preparamos 5 dicas que são cientificamente comprovadas para melhorar o estudo de quem pratica a anotação:

  1. Organize seu caderninho: Escolha um caderno com linhas, faça separações entre os conteúdo ou disciplina e abuse das canetas de marcação para destacar os pontos principais. Assim, seu diário de aprendizado ficará dinâmico, objetivo e com uma cara colorida.
  2. Utilize material impresso: Busque revistas, livros, jornais ou até mesmo faça uma pesquisa em seu PC (isso antes de desligá-lo) ao começar a sua rotina de criação de novas anotações. A pesquisa sempre será a porta de entrada do saber, e poder fazer complementação em seu texto intensifica o aprendizado.
  3. Brinque de ser professor: Converse com amigos e pessoas em sua volta para explicar e ensinar o que aprendeu. Buscar curiosidades sobre o assunto sempre é um bom começo de papo. Isso irá te ajudar a lembrar o que você estudou e também irá trazer outros pontos para explorar.
  4. Não vire um robô: Ficar relendo e relendo o conteúdo não é muito eficiente, o ideal seria relembrar o assunto. Caso esteja sofrendo com isso, reveja o que te impede de fixar o conteúdo e tente modificar sua rotina de estudos.
  5. Varie sempre o conteúdo: Com a organização de seu caderno bem feita, com o cronograma realizado e com os assuntos em dia, fica fácil o aprendizado. Separe os diferentes assuntos por dia ou por hora, concentre se apenas nele e explore as pesquisas relevantes.

Lembramos que o uso de uma telinha, seja sendo um celular, tablet ou um computador, pode sim auxiliar muito no estudo. Mas é inegável que o método mais antigo, a escrita, aprimora e se torna possível o aceleramento do futuro acadêmico.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Navegue em nossos conteúdos sobre o assunto e anote mais dicas para se dar bem em sua rotina de estudos. Aproveite também para compartilhar em sua rede social os nossos apontamentos sobre como estudar em computador!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!