Todo mundo tem histórias para contar. Tudo que vivemos e experimentamos ao longo da vida forma a nossa identidade. O que poucos sabem é que essas histórias podem ser usadas como instrumento de identificação para se tornar destaque nas entrevistas ou no mercado de trabalho.
Continue lendo e veja dicas para criar o seu storytelling da melhor maneira e alinhar toda a sua experiência profissional.. Vamos conferir?
O que é storytelling pessoal?
Storytelling é a arte básica de contar uma história ou comunicar sua ideia, mensagem ou evento, através de palavras. O que o storytelling faz basicamente é gerar vida ou significado para um cenário, além de provocar sentimentos de êxtase, tristeza, paz e, dessa forma, cativar a sua audiência através de uma história.
Essas histórias reais de vida, quando bem contadas, se conectam com o lado emocional de quem escuta. É exatamente por isso que esta é uma ótima ferramenta para se usar ao ser entrevistado.
Afinal, toda conquista significativa tem uma história por trás, e nossas histórias de sucesso pessoal são um ativo importante para progredir na carreira.
| Conheça também os nossos Modelos de Currículo
Como criar um storytelling?
A chave para a prática do storytelling é criar uma conexão entre você e o espectador. A história que você está “vendendo” deve:
- ser real,
- única,
- expressar a imagem que você deseja passar para o outro e
- transmitir um posicionamento, um valor e/ou um propósito.
Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!
- 1 Crie uma conta grátis
- 2 Cadastre seu currículo
- 3 Busque vagas e candidate-se
- 4 Aguarde contato do recrutador
Como essa estratégia pode me destacar?
Para criar um storytelling pessoal da melhor maneira e conquistar a atenção de todos, você pode seguir as dicas abaixo:
1. Incluir histórias pessoais
É importante que os detalhes engajem e tragam as pessoas para perto. Podem ser fatos sobre seu dia, rotina ou histórias do passado. Por exemplo, com um simples detalhe, você consegue trazer quem está ouvindo para dentro da sua trajetória profissional.
2. Preste atenção aos tempos verbais
Mova a conversa com histórias sobre suas realizações profissionais, procurando ilustrar como você poderia contribuir para o futuro da empresa.
3. Diferencie o que é importante do que é desnecessário
Quando o entrevistador pedir mais detalhes sobre um assunto, use esta oportunidade para contar sua história com fatos interessantes. Mas tenha cuidado para não exagerar.
4. Tenha perspectiva
Nada nunca acaba definitivamente. Onde esse final te levou? No que você está pensando para o futuro? Mostre como sua história mudou sua perspectiva para o futuro.
| Descubra mais de 200 mil vagas no site da Catho
E aí, vai começar a criar o seu storytelling? Então, aproveite e compartilhe o link desse texto lá nas suas redes.