Você já ouviu dizer que enviar uma mensagem para o recrutador pode ser uma ótima estratégia quando participamos de um processo seletivo, certo?! Mas, qual a maneira mais adequada de realizar esse contato?
Descubra a seguir como manter uma comunicação assertiva com as empresas que você deseja trabalhar e também qual a periodicidade ideal para enviar essas mensagens.
Além disso, aprenda mais sobre o conceito de follow-up em processos seletivos, como escrever uma mensagem da forma mais apropriada e muitas outras dicas. Vamos conferir?!
A importância do follow-up
O follow-up é um termo em inglês utilizado para identificar o acompanhamento de processos já iniciados. No caso da busca por um emprego, refere-se aos contatos seguintes que você pode ter com a área de RH da companhia em que tem interesse de trabalhar.
Manter contato com a empresa ou com o recrutador que você conversou durante o processo seletivo ajuda a reforçar o seu interesse na oportunidade, além de se manter ativo e presente em todas as etapas da seleção e também estreitar a relação com quem está conduzindo o processo.
Quais as vantagens do follow-up?
Quando você faz um acompanhamento de forma correta e utilizando as abordagens adequadas, pode ser uma maneira de impulsionar a confiança do recrutador em você.
Além disso, podemos destacar outras vantagens do contato posterior à entrevista, confira:
- Ampliar a sua credibilidade com o recrutador;
- Obter informações atualizadas do processo;
- Receber dicas de melhorias e oportunidades para o seu desenvolvimento profissional;
- Ter mais chances de ser lembrado ou lembrada para contratações futuras;
- Oportunidade de aumentar a sua rede de contatos (desde que, com autorização).
Como enviar uma mensagem para o recrutador?
Agora que você já conhece as vantagens para manter esse contato com as empresas, confira dicas de como realizar, na prática, essa estratégia de comunicação durante o processo seletivo:
1. Atenção à escrita
Parece até um pouco óbvio, mas manter uma boa escrita, sem erros ortográficos e de concordância, passa mais credibilidade à sua mensagem.
Então, se surgir alguma dúvida sobre a forma correta de escrever as palavras, não pense duas vezes: recorra a um dicionário virtual (na internet mesmo) para conferir e não cometer gafes.
Lembre-se, utilizar imagens animadas, como GIFS ou emojis, pode parecer que você não está levando a sério todo o processo, mesmo que o contato esteja com um ar mais despojado, seja profissional.
2. Seja objetivo
Independente do assunto ou da ocasião, quando for enviar uma mensagem para o time de Recursos Humanos de uma empresa, é importante que você seja objetivo e claro em sua escrita.
Lembre-se que os profissionais de recrutamento recebem muitos contatos e, muitas vezes, podem não ter tempo para abrir todas as mensagens ou dar a atenção devida.
Por isso, o ideal é que você crie um título direto sobre o assunto e escreva em poucas palavras o que deseja saber ou informar.
3. Outro contato, só depois de um tempo
Sabemos que com a tecnologia, tudo ficou mais fácil e rápido, mas isso não vale para os contatos profissionais.
Nesse momento, é importante que você tenha paciência e aguarde a resposta do recrutador. Ficar realizando cobranças ou enchendo a caixa de mensagem não será bem visto por quem está recebendo as mensagens. .
Ah, e se no último contato entre vocês foi estipulado um prazo de retorno, respeite-o. Realize um novo contato apenas após esse período e, somente, se for realmente necessário.
4. Aproveite a Caixa de Mensagens da Catho e não perca nenhum contato
Para facilitar a comunicação com os recrutadores, a Catho renovou a funcionalidade de Caixa de Mensagens, tornando-a muito mais intuitiva para uso dos candidatos e candidatas que buscam vagas de emprego em nossa plataforma.
Nossa principal dica é para você criar uma rotina de acompanhamento da Caixa de Mensagens da Catho, acessando, no mínimo, três vezes na semana (por exemplo, às segundas, quartas e sextas-feiras).
Dessa forma, você garante que não estará perdendo nenhum contato e ainda poderá ganhar mais agilidade na resposta aos recrutadores, ficando cada vez mais perto das oportunidades de entrevista.
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Pontos de atenção ao fazer contato com o recrutador
Outro ponto bem importante de ser lembrado, ao criar uma mensagem para falar com as empresas, é manter a sua ética profissional.
Muitas dessas comunicações podem revelar sobre o seu comportamento, então, seja discreto e correto. Por isso, preste atenção nesses apontamentos e tenha mais sucesso em sua abordagem:
- Não trate os recrutadores como seus amigos, é uma relação profissional;
- Evite utilizar gírias;
- Se possível, dê preferência a mensagens escritas e não faladas;
- Tenha calma e não demonstre ansiedade;
- Não faça contatos repetitivos;
- Pergunte se o recrutador deseja uma devolutiva;
- Respeite o horário comercial.
Assim como você, os recrutadores também desejam encerrar o processo de contratação o mais rápido possível, encontrando os candidatos e candidatas mais adequados à vaga.
Então, perturbá-los em excesso pode fazer com que as ações demorem mais e ele fique confuso com a sua decisão.
O ideal é que você mantenha o foco e demonstre paciência. Além disso, reflita sobre a sua participação nas etapas e veja o que pode ser melhorado.
Quando enviar uma mensagem para o recrutador?
Existem momentos-chave que podem contribuir de forma positiva na proximidade e criação de um relacionamento profissional com os recrutadores. São eles:
1. No momento da candidatura
Nessa primeira abordagem, você tem a oportunidade de demonstrar o seu interesse pela vaga de emprego.
O mais indicado é se apresentar brevemente, porém de forma estratégica, evidenciando algum diferencial que possa atrair a atenção do recrutador para o seu perfil. Exemplos:
- Se você for um profissional mais experiente:
Olá, tudo bem?
Possuo experiência de mais de 10 anos como gerente de vendas, conduzindo equipes de 30 pessoas. Tenho muito a agregar nessa oportunidade. Fico à disposição, obrigado.
- Se for seu primeiro emprego
Olá, tudo bem?
Busco uma oportunidade de iniciar minha carreira. Tenho interesse na área de finanças, conhecimento em Microsoft Excel e posso auxiliar em diversas atividades. Fico à disposição, obrigado.
Mas como chegar até o recrutador da vaga? Na Catho, você consegue isso através do Envio Turbo, uma funcionalidade que, além de permitir o envio de mensagem ao recrutador, coloca o seu currículo em uma fila exclusiva!
Para ter acesso, basta criar ou atualizar o seu currículo online na Catho, localizar as vagas que mais combinam com o seu perfil e adquirir o Envio Turbo por apenas R$ 9,99.
2. Após a entrevista de emprego
Foi selecionado para uma entrevista, participou e está aguardando o retorno? Pode ser a hora ideal de enviar uma mensagem.
Após a conversa, é importante aguardar o período sinalizado pelo recrutador para possível retorno. Uma vez que o prazo tenha passado, aguarde dois a três dias e então entre em contato. Exemplo:
Olá, {nome do recrutador}, como vai?
Gostaria de saber se já tem previsão das próximas etapas do processo ou algum retorno específico.
Permaneço à disposição e interessado na oportunidade. Obrigado.
Para ter mais engajamento e reforçar o seu compromisso com o processo, traga novidades sobre a sua vida profissional, como, por exemplo, uma nova certificação ou curso realizado (se tiver relação com a vaga).
3. Encerramento do processo seletivo
Muitos profissionais, quando recebem a devolutiva de um processo seletivo, apenas agradecem e seguem adiante. Mas você pode fazer diferente!
Pergunte ao recrutador se você pode entrar em contato, em alguns meses, para saber sobre novas vagas e oportunidades. Se a devolutiva for positiva, marque em sua agenda (sugestão: quatro meses ou período indicado pelo recrutador) e continue acompanhando as novidades da empresa pelo site e suas redes sociais.
Tudo pronto para melhorar a sua comunicação e follow-up com os recrutadores? Então aproveite, envie o seu CV para as vagas abertas na Catho e compartilhe o nosso conteúdo com seus amigos que também estão em busca de um novo emprego!