Mitos e verdades que falam sobre uma contratação de PcD

contratação pcd

A contratação de um PcD e o mercado de trabalho voltado para as pessoas com deficiência é um assunto que gera muitas discussões.

De um lado há uma ideia que as empresas contratam apenas para suprir a cota, regida por uma lei, e do outro, as empresas que levantam a bandeira da oportunidades para todos. 

Pensando exatamente nesses assuntos delicados, decidimos trazer em debate alguns mitos e verdades sobre o mercado de trabalho perante às pessoas com alguma deficiência. Vamos conferir?!

Mitos e verdades do mercado de trabalho para PcD

Acompanhe com a gente o que mais se tornou relevantes nesta discussão. São pontos levantados a partir de dúvidas e questionamentos populares e com base em muita pesquisa. Veja alguns:

1. Vagas só para PcD

símbolo de positivo em verde

Verdade!

Há algumas empresas que nomeiam vagas exclusivas PcD ou também buscam alguma plataforma, como a Catho, para auxiliar nessa missão. 

Mas isso não significa que o profissional com deficiência não deve se candidatar à vagas que não forem voltadas para o público. Na realidade, isso vai de acordo com o processo seletivo de cada empresa. 

Cabe à empresa também realizar adequações, se necessárias, em equipamentos e ambientes para o maior conforto do profissional. 

2. PcD sem qualificação 

símbolo de negativo em vermelho

Mito! 

Neste ponto, nós temos duas vertentes. Há falta de apoio e autoestima para pessoas com alguma deficiência e empresas despreparadas para acolher.

Mas mesmo com esse cenário, com o tempo as pessoas com deficiência foram se conscientizando que precisavam continuar progredindo nos estudos para então serem profissionais qualificados e por isso nos dias de hoje o crescimento do nível de qualificação para esse público é avassalador.  

O ideal para beneficiar empresas e profissionais com deficiência, é realizar uma mescla de funções e análise de cargos e salários, pois há trabalhadores iniciantes, que estão em processo de qualificação, e há também profissionais super qualificados, prontos para serem grandes líderes e terem carreiras de sucesso.

Conheça o nosso guia completo sobre PcD e sobre inclusão no mercado de trabalho.

3. Diferença no salário

símbolo de negativo em vermelho

Mito! 

Independente da deficiência, o profissional deve ganhar o mesmo salário proposto ao cargo para pessoas que não a possuem. Isto também está garantido pela Lei de Cotas.

Portanto, se você perceber que algo em sua remuneração é diferente de uma pessoa do mesmo cargo, procure o RH de sua empresa. 

Você pode acompanhar mais sobre o assunto neste artigo feito pelo salário.com, onde mostra uma Pesquisa Cargos e Salários PCD – Pessoas Com Deficiência. Nela podemos ver os cargos e salários de cada um. 

Também há o Guia de Profissões e Salários da Catho, que reúne informações sobre todos os cargos, inclusive a média salarial praticada para o cargo em cada região.

4. Contratar PcD apenas por cota

símbolo de negativo em vermelho

Mito! 

Em 1991 foi criada a Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91), que tem como objetivo a inclusão de PcD no mercado de trabalho.

Nesta lei também está interligada a Lei de contratação de Deficientes nas Empresas, que cria cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência. No Art. 93 diz que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou PcD.

Mas não é bem assim, pois muitas companhias realmente buscam por diversidade e abraçam a causa.

Esses termos fizeram com que aumentasse a demanda de vagas voltadas para esses tipos de profissionais. Ambas são iniciativas que podem diminuir a distância entre o mercado de trabalho e a deficiência. 

Dicas para entrar no mercado de trabalho

Agora que você já sabe os mitos e verdade do mercado, vamos te dar algumas dicas bem legais para aumentar suas chances de contratação. 

  1. Invista em aprendizado
  2. Mantenha seu currículo sempre atualizado
  3. Renove seu laudo a cada 6 meses, se necessário
  4. Tenha uma cópia online e física de seu currículo e laudo 
  5. Busque por vagas exclusivas ou por empresas que abraçam a causa
  6. Faça um portfólio
  7. Não perca nenhum evento do Mutirão PcD. Todo dia 03 de dezembro é celebrado o dia da pessoa com deficiência e, em compromisso com a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, a Catho preparou o Mutirão de Empregos #MinhaVagaPorDireito. Um evento online, grátis e com diversos benefícios e conteúdos voltados para esse público
  8. Se inscreva gratuitamente na Catho! Nós temos a missão de mudar vidas e faz parte dessa iniciativa o acesso 100% grátis em nossa plataforma para todos os trabalhadores. Preenche o formulário e comece agora mesmo: 

[formulario]

Ah! Se você está em dúvidas como criar um bom currículo, conheça os nossos Modelo de Currículo. Eles estão separados por área, é gratuito,  bem fácil de alterar os dados e criar o seu. 

E em falar em vagas exclusivas, encontre as melhores oportunidades aqui na Catho. Você vai encontrar todos os tipos de oportunidades para todas a áreas, basta escolher. Além das oportunidades voltadas para PcDs, em nosso site, todas as vagas aceitam currículos de profissionais com deficiência.

Aproveite também para compartilhar com os seus amigos o link do texto em sua rede social favorita para que eles também possam ler sobre mitos e verdades de uma contratação PcD.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!