Descubra como montar um plano de carreira para este novo ano

Que tal começar o ano da melhor maneira para a sua vida profissional? Criar e descubra aqui como montar um plano de carreira de maneira correta e aumentas as suas chances de sucesso.

Leia também o que é um plano de carreira, anote as nossas dicas para você desenvolver ao máximo os seus potenciais e como fazer para crescer profissionalmente.

Então, quer saber mais? Confira!

O que é plano de carreira?

O plano de carreira precisa proporcionar a possibilidade de você se desenvolver cada vez mais. Ele serve como um direcionamento para o crescimento na profissão, permitindo que você alcance cargos melhores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho.

A criação desse plano pode ser feita tanto pela empresa quanto de forma individual. Atualmente, você pode buscar por um modelo de plano na internet ou se preferir, criar um com a sua maneira.

Um plano inteligente vai determinar qual será o tempo necessário para atingir o nível desejado, além de  permitir uma autoavaliação dos conhecimentos e habilidades e apresentar os possíveis projetos de desenvolvimento ao longo dos anos.

E se você está em busca de um novo emprego, aproveite o site da Catho de forma grátis. Basta preencher o formulário a seguir para se candidatar a milhares de vagas sem pagar nada e por tempo ilimitado. Comece já!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Como montar um plano de carreira?

Já quer começar a montar o seu?! Confira algumas dicas para você iniciar o seu plano de carreira da maneira correta e objetiva. Veja:

1. Conheça as suas próprias habilidades

Primeiro é preciso desenvolver o autoconhecimento. Isso significa identificar quais são seus valores, interesses e motivações. Ou seja, tudo o que te move no pessoal.

Da mesma forma, é importante reconhecer as habilidades técnicas e gerais que permitem a você se destacar no mercado de trabalho.

Esse conjunto de habilidades pessoais e profissionais é conhecido por soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (conhecimentos técnicos e acadêmicos). Quando pensamos em construção de carreira, é preciso ter um bom desenvolvimento em ambos.

2. Defina os objetivos profissionais

Considere estabelecer seus principais objetivos de carreira e faça uma lista de metas para alcançá-lo. Para isso, você pode incluir pontos importantes, como:

  • salário desejado;
  • habilidades em idiomas;
  • mudanças e viagens;
  • formações necessárias para o crescimento;
  • realização de concursos ou processos seletivos.

3. Aprenda sobre o mercado 

É interessante conhecer o mercado da sua área com o objetivo de descobrir profissionais e conferir quais são as ofertas de trabalho e, até mesmo, em quais regiões você teria mais chances com a  sua carreira.

Se você notar que a sua carreira está abaixo do que você gostaria, também pode olhar outras áreas. Use o nosso Guia de Profissões e veja em tempo real como anda o mercado para o cargo que pretende alcançar

4. Determine prazos 

Para colocar seu plano de carreira em prática, é fundamental determinar em quanto tempo isso será realizado e quais são os prazos para cada etapa ser concluída. O ideal é encontrar quais são as metas mais próximas da sua realidade e começar a realizá-las primeiro.

5. Faça um teste vocacional

Mas se você ainda está no começo ou está em dúvida de qual carreira seguir, é bacana fazer um teste vocacional. Com ele, dá para descobrir, por meio de suas respostas, qual a área que combina mais com o seu perfil profissional.

Há diversos testes na internet e sites, a maioria de forma grátis e bem rápida de fazer. Consulte um deles e reflita sobre o seu desenvolvimento e as possíveis informações do seu plano de carreira.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Agora que você já aprender a como montar um plano de carreira, que tal compartilhar esse conteúdo em sua rede social favorita? Basta copiar e colar o link do texto!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!