Proatividade no trabalho: confira dicas de como aplicar no emprego em 2024 

proatividade no trabalho

Muito se fala em profissionais proativos, mas como realmente entender o que é a proatividade no trabalho e como aperfeiçoar essa habilidade?

Por isso, para ajudar você a aplicar ainda mais a proatividade no trabalho em 2024, selecionamos algumas dicas que podem fazer a diferença no seu desempenho profissional. Confira a seguir!

Saiba como manter a proatividade no trabalho

Quando falamos em proatividade no trabalho, podemos mencionar a iniciativa e a capacidade de um profissional em criar soluções para diferentes situações que possam surgir no ambiente de trabalho.

Isso é, alguém proativo tem a capacidade de trazer de forma espontânea ideias de resoluções antecipando possíveis problemas.

Portanto, se você está buscando aprender como aumentar sua proatividade no trabalho, acompanhe algumas ações que podem aumentar e aperfeiçoar essa competência. 

1. Entenda seu papel na empresa

Cada pessoa tem a sua importância, seja no time ou até mesmo comparado a empresa toda. Por isso, busque entender como suas ações impactam no cenário geral da empresa. 

Se estiver com alguma dúvida, pergunte a seus colegas e gestores como seu trabalho os ajudaram em um determinado momento. Você pode se surpreender com as respostas! 

Com isso, terá a visão dos desafios que participou e também das soluções que já ocorreram com essas pessoas. 

💡 Leia também sobre autoconhecimento e pratique essa habilidade. 

2. Liste os problemas que você já enfrentou

Reflita sobre sua experiência profissional e tente encontrar os problemas e erros que enfrentou durante sua carreira. Busque relembrar como a equipe e a empresa lidaram com essas situações.

Muitas vezes os desafios não são novos e sim em situações diferentes. Quem sabe você já tem uma mudança positiva em suas mãos e se esqueceu de como foi esse processo em outro momento?

3. Pesquise sobre as crises de outras empresas

Não é difícil encontrar notícias divulgando crises que alguma grande empresa está passando. Fique atento a essas reportagens e estude as resoluções encontradas. 

Você também pode compartilhar com seus colegas e juntos pensarem nas ações que poderiam ser tomadas naquele momento. Sem dúvidas, isso trará boas ideias.  

💡 Você pode conhecer maneiras de melhorar o seu trabalho em equipe

4. Anote suas ideias

Vá além da leitura e pensamento, crie suas próprias anotações para possíveis erros ou mudanças. 

Faça uma lista com suas dificuldades e queixas que recebeu e depois pense no que poderá ser feito para que isso não ocorra novamente. Em seguida, quando se sentir preparado para debater, divulgue aos colegas. 

Check-list para aumentar a sua proatividade no trabalho

Após as nossas dicas, que tal fazer um check-list para garantir que sua produtividade no trabalho pode aumentar?! 

Confira então algumas ações que são interessantes para você aperfeiçoar essa habilidade: 

  1. Responda prontamente aos questionamentos;
  2. Mantenha os outros informados;
  3. Peça feedback aos colegas e gestores;
  4. Melhore frequentemente o processo de trabalho;
  5. Participe das reuniões e faça perguntas;
  6. Estabelecer uma rotina de trabalho;
  7. Tenha uma boa gestão do tempo;
  8. Seja positivo diantes das dificuldades;
  9. Ofereça ajuda aos colegas;
  10. Reconheça seus limites;
  11. Repasse novos aprendizados;
  12. Compartilhe tendências sobre o mercado e sobre a sua área de atuação. 

Então, você gostou das nossas dicas que revelam como ter mais proatividade no trabalho? Aproveite para deixar um comentário sobre o texto e compartilhe com amigos! 

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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