Profissional de Fisioterapia: descubra as áreas de atuação

profissional de fisioterapia

Venha conhecer mais sobre a carreira de quem trabalha com fisioterapia e como o profissional pode atuar em diferentes vertentes da área. Vamos conferir?

Fisioterapia

A fisioterapia é uma das áreas mais importantes da saúde, ajudando na recuperação de milhares de pessoas todos os dias.

Por meio desse curso, que dura em torno de 4 a 5 anos, é possível formar profissionais aptos a tratar ou prevenir lesões de diferentes tipos, causadas por problemas genéticos, acidentes, vícios de postura, entre outros.

Tudo isso é tratado através de terapia por meios físicos ou outras técnicas, como a massagem (massoterapia).

No entanto, ao contrário do que se pode pensar, a fisioterapia tem um universo muito mais amplo do que a ortopedia, podendo abordar temas e áreas de estudos das mais diferentes como saúde da mulher, estética e fisioterapia do trabalho.

Fisioterapeuta pode trabalhar com:

  • idosos
  • crianças
  • gestantes
  • pacientes com problemas respiratórios, distúrbios neurológicos e deficiências físicas

Além disso, o profissional também tem como dever estar preparado para atender bem às suas necessidades especiais.

Cabe ao estudante e futuro profissional da área estar atento a todas as informações passadas ao longo do curso, para conseguir ter uma visão de reabilitação e prevenção e assim poder decidir da melhor forma, que carreira se especializar.

E se você está em busca de um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo indeterminado. Preencha o formulário a seguir e comece agora mesmo!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Carreiras para Fisioterapia

O profissional de fisioterapia pode seguir com variados tipos de carreira, confira:

1. Saúde da mulher

O trabalho nessa área é reconhecido principalmente no tratamento da incontinência urinária nas pacientes do sexo feminino.

2. Gameterapia

É uma técnica da fisioterapia que consiste na aplicação de jogos eletrônicos aos pacientes com problemas ósseos ou neurológicos, para que eles tenham a atividade cerebral estimulada.

3. Dermatofuncional

Nessa área, o fisioterapeuta trabalha tratando lesões como cortes de cirurgia, queimaduras, entre outras, para trazer conforto aos pacientes. Manuseia corretamente aparelhos a laser, ultravioletas ou infravermelhos, para que os resultados da cicatrização sejam mais rápidos.

4. Fisioterapia do trabalho

Os profissionais que atuam com Fisioterapia do trabalho tratam diretamente com pacientes que sofrem com as lesões de esforço repetitivo (LER), que são causadas por má postura ou repetição de movimentos feitos em seus ambientes de trabalho.

5. Fisioterapia esportiva

Já quem trabalha com a Fisioterapia esportiva lida diretamente com atletas de diferentes segmentos, essa carreira é marcada pela prevenção e tratamento de lesões em profissionais do esporte.

Encontre vagas de emprego para fisioterapeuta em sua região.

6. Gestantes 

Nessa carreira, o profissional atua no auxílio de gestantes fazendo o acompanhamento delas desde o pré-natal até depois do nascimento do bebê.

7. Grupos com necessidades especiais 

Grupos especiais são caracterizados pela presença de pacientes que tem limitação em seus movimentos, como portadores de deficiência física ou idosos. Ao seguir essa carreira, o fisioterapeuta trabalha para estimular e fortalecer seus músculos.

8. Neurologia adulta e pediátrica

Nessa área o profissional de fisioterapia ajuda na recuperação de pacientes com síndrome de Down, auxilia os que sofreram derrames, traumatismos ou paralisias.

9. Ortopedia e traumatologia

A área mais lembrada quando falamos em fisioterapia. Aqui o profissional auxilia os pacientes que tiveram luxações, fraturas, lesões na coluna ou nas articulações.

10. Terapia intensiva

A terapia intensiva é o trabalho feito pelos fisioterapeutas aos pacientes que estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

11. Cardiologia e pneumologia 

Trabalhar com cardiologia e pneumologia também são outras área bastante lembrada pelas pessoas, ao pensar no trabalho de um fisioterapeuta.

Aqui o profissional cuida dos que estão no pré ou pós-operatório, assim como de doenças ligadas à respiração ou cardíacas. Os exercícios feitos com os pacientes têm relação com o aparelho circulatório e respiratório.

Lugares para trabalhar como fisioterapeuta

Nessas carreiras, o fisioterapeuta pode trabalhar em:

  • hospitais
  • clínicas
  • consultórios
  • ambulatórios
  • centros de reabilitação
  • Home Care na residência do próprio paciente
  • órgãos de saúde pública
  • vigilância sanitária
  • indústrias.

Se for pelo campo da educação, o profissional de fisioterapia pode seguir como pesquisador na área ou professor de universidade.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

E aí, está pensando em se tornar um profissional de fisioterapia? Nos conte mais nos comentários das redes sociais e compartilhe o texto com aquele seu amigo que também pensa em seguir carreira.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!