Profissões que não existem mais: 5 funções atualizadas pela tecnologia

Conheça as profissões que não existem

O mercado de trabalho é um setor em constante movimento que acompanha as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais. Por conta disso, algumas profissões que não existem mais, e que eram fundamentais em sua época, foram substituídas por tecnologias ou passaram por uma repaginação para se adaptar ao novo momento.

Quer conhecer um pouco mais dessas ocupações extintas? Continue a leitura com a gente e entenda o impacto dessas transformações na sociedade!

1. Por que algumas profissões desapareceram com o tempo?

mercado de trabalho passou por diversas transformações ao longo das décadas, acompanhando as mudanças sociais e tecnológicas que impactaram toda a sociedade. Por conta disso, algumas profissões foram extintas ou passaram por adaptações radicais para se enquadrar às novas realidades.

As funções deram lugar às demandas emergentes progressivamente, enquanto profissionais e população se familiarizaram com as tendências de sua época.

Naturalmente, algumas atividades que ainda fazem parte do nosso cotidiano também vão se atualizar, mudar o seu formato ou, até mesmo, desaparecer com o tempo, conforme sistemas de automação e áreas mais modernas vão surgindo.

2. Confira 5 profissões que não existem mais devido ao avanço tecnológico

O avanço da tecnologia e comunicação fez com que algumas profissões fossem substituídas. Com equipamentos inovadores, os profissionais não precisam mais realizar tarefas repetitivas e enfadonhas. Conheça 5 profissões que não existem por conta das revoluções tecnológicas:

1. Telefonista

Você sabia que, antigamente, para você ligar para um telefone fixo, precisava ser mediado por um telefonista? Após receber as informações do seu contato, ela encaminhava a ligação para a pessoa portadora do número.

A profissão foi extinta com a criação de sistemas de telefonia que automatizam esse processo, ainda na década de 80.

2. Arquivista

Antes do computador, a função do arquivista era coletar, organizar e armazenar registros importantes. Ele era responsável por catalogar manualmente os documentos em papel, criando sistemas de classificação para que eles pudessem ser consultados quando preciso.

Hoje em dia, a organização e gerenciamento de arquivos é facilitado com dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares.

3. Acendedor de poste

Antigamente, os postes de iluminação pública funcionavam a querosene, fogo e lampiões. Então, antes dos postes de energia elétrica, os acendedores tinham que ir de pilar em pilar para iluminar as ruas.

4. Operador de mimeógrafo

O mimeógrafo era uma máquina que reproduzia cópias a partir de uma peça original. Ele utilizava papéis e tinta para replicar materiais como documentos, provas e trabalhos. Quem frequentou a escola até os anos 2000 deve se lembrar do cheiro de álcool que ficava na sala de aula antes da popularização das impressoras.

5. Mensageiros

O sistema de computadores extinguiu uma das profissões mais antigas do mundo: a de mensageiro. Esse profissional era responsável por enviar mensagens oralmente ou por meio da escrita de uma pessoa a outra, mesmo que em lugares distantes.

A função passou por transformações ao longo dos séculos: da comunicação oral, escrita em papiros, cartas, telegramas, sendo substituído pelo telefone e, posteriormente, e-mail e sites da internet.

Além dessas, as profissões de leiteiro, caçador de ratos, lanterninha de cinema, computadores humanos e muitas outras deixaram de existir para receber a tecnologia e proporcionar mais praticidade para as pessoas.

Seja por avanço científico ou advento da informática, novas outras funções passaram a ser necessárias para suprir as demandas de cada período.

💡Para ler depois — Quais são as profissões que ganham bem em 2024?

3. Conheça profissões que passaram por mudanças sociais

Existem profissões que também sofreram transformações para se adaptar a reivindicações políticas, econômicas, sociais e, até mesmo, por fatores de saúde. Como o mercado de trabalho acompanha as movimentações da sociedade, elas se atualizam para preservar e garantir que os direitos trabalhistas e integridade dos profissionais sejam respeitados.

Confira algumas funções que se atualizaram por conta de mudanças sociais:

  • Jornalistas: com a democratização da internet, a forma de se comunicar mudou, exigindo que os profissionais de comunicação e jornalismo se adaptassem à nova realidade de compartilhamento e verificação de notícias;
  • Professores: as mudanças no setor da educação também envolvem as novas tecnologias. Atualmente, os professores precisam aliar o aprendizado de estudantes de todas as idades com recursos digitais, trazendo o ensino para mais próximo de suas realidades, além de possibilitar a acessibilidade;
  • Caminhoneiros: a Lei de 2013 que regulamenta o aumento do tempo de descanso dos caminhoneiros pretende evitar jornadas excessivas e acidentes nas estradas;
  • Trabalhadores domésticos: conhecida como “PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Domésticas” igualou os direitos trabalhistas às demais profissões, como respeito ao salário mínimo, FGTS, jornadas de até 8 horas diárias, entre outros.

💡Leia também — Teletrabalho: conheça as vantagens do modelo que incentiva a autonomia.

4. Qual o impacto das mudanças profissionais para o mercado de trabalho?

As mudanças nas profissões é um indicativo de que a sociedade está em movimento e o mercado de trabalho está acompanhando as inovações e demandas de sua época. Esse comportamento é normal e acontece desde sempre, sendo um gerador de novas oportunidades e direcionamentos de carreira.

Os profissionais estão acostumados com a automatização de tarefas e utilização de máquinas que facilitam o seu trabalho. A tendência é que o uso da Inteligência Artificial faça cada vez mais parte da nossa rotina, otimizando tempo e recursos.

O risco de carreiras não existirem mais por conta dela é baixo, mas você pode se atualizar e ficar por dentro de cursos sobre IA para se tornar um profissional do futuro, usando as ferramentas para o bem social e da sua área.


Conte com a Catho para encontrar as melhores oportunidades de emprego em tecnologia e a impulsionar a sua jornada profissional.

Curtiu nosso conteúdo? Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar este artigo com seus colegas!

Até a próxima!

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!