Descubra quais são os passos para se tornar um juiz

dissídio

Se você pretende tornar-se um juiz de direito uma das principais atividades é saber tomar decisões, uma vez que este profissional dá a palavra final nos tribunais e deve ter muita responsabilidade e dedicação.

O caminho para ser um juiz é um pouco complexo. O primeiro passo é fazer um bacharelado em Direito. Depois é preciso ter no mínimo três anos de experiência – seja como advogado, escrevente, promotor de justiça ou delegado – e prestar um concurso público. Ao passar no concurso, ainda é preciso frequentar a escola de magistratura.

Ao iniciar na carreira de juiz, você começa como juiz substituto ou como auxiliar do juiz titular, e é possível atuar em todas as áreas do direito: cível, criminal e juizados de pequenas causas. O tempo neste cargo é de aproximadamente dois anos e o próximo passo é o cargo de juiz titular.

Em seguida é possível atuar nas comarcas de segunda instância, formadas por cidades de porte médio. Depois pode atuar nas comarcas de terceira instância, que nada mais são as grandes cidades do interior e as próximas das capitais de cada estado. O último passo da carreira de juiz é a instância especial e por sequência, desembargador.

Mercado de trabalho

É possível seguir carreira em pequenas, médias e grandes cidades ou em varas de família e sucessões, de fazenda pública, criminais, cíveis e de registro público.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Para entrar na carreira de juiz é preciso prestar concurso público e a concorrência é grande. Outro ponto são as provas e muitas vezes as vagas abertas não são todas preenchidas. Para ficar mais bem preparado, o ideal é fazer cursinhos preparatórios.

A prova de seleção para juiz possui cinco etapas: prova de conhecimentos gerais; prova de conhecimentos específicos; prova prática; prova oral; e prova de títulos.

Nas três primeiras provas o candidato deve ter bons conhecimentos teóricos. Na prova oral, é preciso mostrar capacidade de argumentação e convencimento. Já na última etapa são considerados o currículo e os títulos do candidato.

A média salarial no início de carreira é de aproximadamente R$ 10 mil, mas se você está pensando em se tornar juiz por conta do salário e prestígio, é melhor repensar. A atividade de um juiz é de extrema responsabilidade, uma vez que decide sobre a vida das pessoas, e pode levá-las a alguma condenação injusta.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!