Conheça os tipos de currículo e saiba como escolher o ideal

Conheça os tipos de currículo e saiba como escolher o ideal

Na hora de montar um currículo, conhecer os diferentes modelos pode te ajudar na candidatura. Veja quais são os tipos de currículo e como escolher o melhor para você!

Para a maioria das vagas de trabalho, o primeiro contato que o recrutador tem com um candidato é por meio de seu currículo. Por isso, conhecer os tipos de currículo e como escolher o melhor para você pode te ajudar a causar uma boa impressão. Confira a seguir!

Tipos de currículo

Um currículo é um documento onde alguém pode apresentar as principais informações sobre sua experiência profissional e conhecimento técnico. Os modelos de currículo se dividem em três tipos principais: cronológico, funcional e combinado.

Cada tipo de currículo conta com características próprias e deve ser direcionado para áreas onde uma informação é mais importante do que outra.

Com mais de 14 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, fazer uma escolha de modelo de currículo estratégica, considerando as informações interessantes para cada vaga, permite que o candidato tenha mais chances de sucesso.

É preciso ter em mente ainda que currículos digitais passam por análises de inteligência artificial, que categorizam os candidatos de acordo com parâmetros que vão da formação às competências.

Em Portugal, de acordo com o diretor de uma empresa de recrutamento Gonçalo Vilhena, utiliza-se a inteligência artificial para a categorização e indexação de todos os currículos recebidos.

É importante saber que uma pessoa pode, e é até recomendável, ter mais de um tipo de currículo pronto. Assim, dependendo do perfil da vaga, é possível enviar dados que interessam o recrutador.

Nesse sentido, uma dica é manter diferentes versões salvas no seu computador, tanto nos tipos de currículo quanto nas atualizações que você realiza à medida que participa de entrevistas ou ganha experiência.

Essas diferentes versões também podem te ajudar a ter ideias para os próximos currículos. Se você não salvou cópias no computador, você pode buscar formas de recuperar arquivos apagados no PC para resgatar as informações.

Já existem softwares disponíveis no mercado como o Recoverit, que conseguem analisar e recuperar documentos excluídos do disco rígido de um computador, algo que pode ser útil caso você perca versões ou tipos de currículo que desenvolveu.

Ao ter um banco de currículos salvo no seu computador, você ganha uma fonte de pesquisa completa, com a possibilidade de fazer comparações do que funcionou e do que não funcionou nas vagas que participou.

| Conheça os nossos Modelos de Currículo e baixe de grátis.

Na sequência, conheça as características do currículo cronológico, funcional e combinado.

Currículo cronológico

O currículo cronológico é um modelo bastante utilizado pelos candidatos, especialmente aqueles que já possuem vivência em determinada área de trabalho.

Nesse modelo, o candidato apresenta em destaque as experiências profissionais, ou seja, uma lista dos registros de trabalho com uma breve descrição das funções diárias que realizava.

Normalmente, o currículo cronológico é estruturado de forma que os registros se apresentem do mais recente para o mais antigo. Quem tem muita experiência pode selecionar somente as três mais recentes ou mais importantes.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Esse tipo de currículo é recomendado em vagas em que a experiência conta pontos para o candidato.

Currículo funcional

Outro modelo entre os tipos de currículo que você pode escolher é o funcional, que tem como característica principal o foco nas habilidades do candidato.

No currículo funcional, logo após a apresentação dos dados pessoais, o candidato vai inserir as habilidades que possui, que pode ser um conhecimento adquirido por meio de curso ou algo que é inerente à sua personalidade.

São exemplos de habilidades “facilidade em lidar com o público” ou “conhecimento no Pacote Office”. Aprendizados técnicos ajudam nas vagas para especialistas, sendo que no Brasil há uma alta demanda por profissionais qualificados.

O currículo funcional é bastante indicado para quem não tem experiência profissional. Pessoas em busca de seu primeiro emprego ou que não possuem registro em carteira, ainda que tenham trabalhado, devem optar pelo modelo funcional.

Currículo combinado

Por fim, um outro modelo entre os tipos de currículo disponíveis no mercado é o currículo combinado, que nada mais é do que uma mistura do formato cronológico com o funcional.

No modelo combinado, o candidato apresenta em primeiro plano as habilidades que possui, para posicionar na sequência as experiências profissionais. Nesse caso, não é necessário descrever as funções que realizava em um cargo.

Esse tipo de currículo também é interessante para quem quer dar destaque para a formação acadêmica, item cada vez mais demandado (e valorizado) pelas empresas.

Pesquisas recentes da Catho Educação apontam que profissionais com pós-graduação ganham cerca de 50% a mais que os que possuem apenas a graduação – que, por sua vez, ganham mais do que aqueles com ensino básico.

Assim, no currículo combinado, você mostra um mix de informações, que pode ser útil para o recrutador.

Como escolher um modelo de currículo

Em um país com milhões de desempregados, contar com um currículo que desperte a atenção do recrutador é fundamental. Uma boa forma de escolher o melhor modelo de currículo é analisar qual opção se enquadra em seu perfil.

Para quem tem experiência profissional, o currículo cronológico é interessante. Pessoas sem registros de trabalho, mas com habilidades específicas ou conhecimento técnico devem optar pelo modelo funcional.

Agora, se você tem alguma experiência e habilidades para listar, pode optar pelo currículo combinado.

Na dúvida, vale criar um modelo de cada tipo para garantir que você terá o currículo ideal, de acordo com cada vaga. Assim, você aumenta suas chances de conquistar a sonhada vaga de trabalho!

| Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho

Gostou do artigo? Então aproveite e compartilhe com seus amigos!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. Olá 👋

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!