Conheça as diferenças entre as área de comunicação e marketing

imagem de capa com 3 personagens montando um currículo criativo

Você pretende seguir carreira na área de Marketing ou de Comunicação e não sabe qual escolher? Então descubra agora as principais diferenças entre essas profissões e perceba com qual se identifica mais.  Vamos conferir?

Esse nome vem de um termo da língua inglesa: ‘market’, que significa mercado. O marketing é o estudo do mercado e das ações ou estratégias que podem gerar resultados diferentes às marcas e empresas.

Sabemos que o mercado tem uma necessidade principal: gerar lucro. Dentro desse contexto, o marketing é responsável por estudar e prover as melhores estratégias para essa finalidade.

Isso envolve várias questões: o público-alvo, o estudo do comportamento dos consumidores, muita pesquisa… Tudo isso precisa ser analisado com cuidado e de acordo com cada empresa, para gerar bons planos de ação e gerar resultados positivos.

O marketing é regido por 4 P’s: preço, praça, produto e promoção. Por esse motivo, os profissionais da área estão presentes em diversos processos que envolvem o desenvolvimento e distribuição da mercadoria: participam do desenvolvimento, das etapas de precificação, escolhem os locais em que serão vendidos, a logística e divulgação, tudo isso de acordo com suas estratégias.

| Conheça o nosso modelo de currículo para Marketing

Comunicação

No âmbito empresarial, a comunicação está dentro do marketing e faz parte do escopo de promoção. Ela está diretamente ligada ao relacionamento com o cliente e a forma com que o produto será apresentado ao público.

A comunicação pode usar diversas ferramentas para isso, mas a principal delas é a publicidade e propaganda e por meio dela os profissionais também podem analisar o produto e as melhores maneiras de apresentá-lo ao público, de acordo com as suas características e planos desenvolvidos pelo marketing.

Isso pode ser feito através de ações off-line como comerciais de televisão, spots e jingles no rádio, outdoors, panfletos ou até mesmo online, através das redes sociais, sites, mecanismos de busca, e-mail marketing e outros meios.

| Veja o nosso modelo de currículo para Comunicação

Marketing x Comunicação

Não é segredo para ninguém que é preciso investir no marketing para alcançar novos mercados, atingir o público com mais eficiência e fazer empresas crescerem ainda mais. É através dessa ferramenta, e de muito planejamento, que as vendas podem aumentar e a marca se tornar muito conhecida.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

No entanto, muitos confundem o termo marketing com comunicação. Apesar dessas ações serem bem parecidas, elas têm funções diferentes e contribuem de maneiras distintas no crescimento de uma empresa ou organização.

Através dessas definições a cima, é possível perceber que o marketing é uma atividade fundamental e que engloba diversos conhecimentos e estudos com base no mercado em que a empresa, marca ou produto se insere. Já a comunicação, é uma ferramenta do marketing usada na divulgação e promoção desse produto ou serviço, junto ao seu público-alvo e futuros clientes.

Então, qual escolher?

É importantíssimo que as duas técnicas sejam utilizadas juntas para o bom andamento da sua empresa. Com o marketing, será feita a análise do mercado em suas diferentes vertentes, o que vai ajudar muito no planejamento e desenvolvimento do produto. Enquanto isso, a comunicação será fundamental na hora de propagar e criar relacionamento com o cliente.

Essas duas atividades são muito importantes para qualquer empresa se manter firme no mercado e alcançar sucesso.

| Descubra no site da Catho vagas para área de Marketing

Áreas de atuação

Bem, se você acredita que a área de Marketing encantadora, talvez goste de saber que pode trabalhar nos seguintes cargos:

  1. Diretor de Marketing
  2. Promotor de Vendas
  3. Assistente Comercial
  4. Promotor de Merchandising

Já se seu desejo é na área de Comunicação, você pode trilhar uma carreira como:

  1. Técnico em Telecomunicações
  2. Jornalista
  3. Professor de Comunicação Visual
  4. Analista de Comunicação Interna

Ah! E vale lembrar que para qualquer carreira que pretenda seguir, um graduação é necessária e uma boa qualificação pode se tornar um bônus perante a concorrência no mercado de trabalho. 

| Descubra no site da Catho vagas para área de Comunicação

Agora que você já descobriu as diferença entre as áreas, conte para gente lá nas redes sociais qual caminho pretende seguir. Compartilhe o link do texto com aquele amigo também que está confuso, combinado?! 

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!