Confira as 10 melhores profissões para quem prefere trabalhar à noite

trabalhar à noite

Existem pessoas que preferem trabalhar a noite e se adaptam melhor ao silêncio noturno. Em contrapartida, há empresas e órgãos governamentais que precisam funcionar por 24 horas, sete dias por semana.

Por isso, existem vagas de emprego que podem ser exercidas no período noturno. E ao longo do texto, selecionamos 10 profissões para você trabalhar a noite. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

1. Segurança

Para quem se adapta melhor aos trabalhos a noite, exercer essa atividade pode ser interessante. Muitas empresas possuem seguranças 24 horas por dia, porém é um trabalho solitário, já que, geralmente, é exercido sozinho.

O segurança é responsável por fazer rondas nas dependências da empresa, observar a entrada e saída das pessoas visando evitar roubos e atos de violência, além de realizar o monitoramento por câmeras.

📢 Conheça as vagas para segurança no site da Catho!

2. Enfermeiro

Os enfermeiros ou técnicos de enfermagem são profissionais da saúde e podem atender em hospitais, clínicas e mais. É comum trabalharem em escalas 12×36 e recebem adicional noturno.

Esse profissional é responsável por monitorar a saúde dos pacientes, realizar procedimentos médicos, prestar assistência, administrar medicamentos e mais.

📢 Candidate-se agora mesmo para as oportunidades para enfermeiros no site da Catho!

3. Médico plantonista

Um dos trabalhos noturnos que pagam bem é o de médico plantonista. Para esse profissional é possível realizar plantões noturnos em hospitais, clínicas ou serviços de emergência.

Esse especialista é responsável por realizar os primeiros socorros, realizar cirurgias de emergência, diagnosticar doenças e coordenar equipes.

Confira também: Saiba o que são as condições de trabalho conforme as regras da CLT

4. Policial

Uma das profissões para quem prefere trabalhar a noite é a de policial. Sejam militares, civis ou federais, afinal a segurança pública precisa estar disponível 24 horas por dia.

De todos os trabalhos a noite dessa lista, o de policial é o único que precisa de aprovação em concurso público para exercer. Eles são responsáveis por proteger a vida das pessoas, evitar roubos, furtos e outros delitos.

5. Jornalista ou repórter

Os profissionais da mídia estão sempre investigando e apurando fatos para informar ao público. Para produzir as notícias e entrevistas, esses profissionais trabalham em horários diferentes, incluindo o período noturno.

Das funções exercidas a noite, o de jornalista é um dos que sofreram alterações, entenda o que mudou.

Esses profissionais coletam informações, escrevem histórias, conduzem entrevistas e as apresentam em jornais, revistas, rádios, sites de notícias, entre outros.

📢 Descubra muitas vagas para jornalista no site da Catho e candidate-se grátis!

6. Operador de central de atendimento

O operador de central de atendimento desempenha uma atividade importante nas empresas que prezam pelo bom atendimento ao cliente.

O setor de call center é responsável por atender o contato dos clientes e resolver problemas via e-mail, chat, telefonemas e mais. Os horários podem ser variados, incluindo trabalhar a noite.

Você também pode se interessar: Confira 20 profissões que ganham bem e não precisam de faculdade

7. Bartender e barista

O bartender é o profissional especializado em drinks, coquetéis, bebidas alcoólicas e mais. Esse profissional atende em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos. Além de atender clientes e limpar a bancada.

Já os baristas são os peritos em café de alta qualidade, sabendo detalhes de produção dos grãos, torras e formas de extração para garantir o sabor da bebida, além de criar receitas com café, como lattes e cappuccinos.

📢 Confira quais são as oportunidades para bartender no site da Catho!

8. Operador de estação de rádio ou TV

Responsáveis por operar equipamentos de transmissão e colocar no ar os programas em televisão, rádio e internet, essa atividade está entre os trabalhos noturnos que pagam bem.

Entre suas tarefas estão controlar equipamentos de vídeo e áudio, trocar mídias e mais. Se deseja trabalhar na televisão, conheça as principais áreas.

9. Programação e desenvolvimento

Para quem gosta de tecnologia e possui hábitos noturnos, saiba que programadores e desenvolvedores estão entre os trabalhos noturnos que pagam bem.

Esses profissionais podem trabalhar de forma autônoma, com vínculo empregatício ou por contrato. Além de oportunidades de trabalhar home office para empresas estrangeiras.

Se deseja investir na profissão, veja como trabalhar com TI com dicas práticas para atuar na área.

📢 Acompanhe as melhores vagas para programador no site da Catho sem custo algum!

10. Revisor de textos

Os revisores de texto são responsáveis pela qualidade, além de analisarem erros gramaticais para que o texto esteja perfeito.

É possível trabalhar a noite revisando publicações periódicas para serem publicadas no próximo dia. Para quem deseja atuar na área, a graduação mais comum é a de Letras.

O que é trabalho noturno?

É considerado um trabalho noturno as atividades exercidas fora do horário comercial tradicional, geralmente a noite e madrugada, entre as 22h até as 5h.

Trabalhar a noite possui algumas desvantagens, como ser prejudicial à saúde, além de ser mais cansativo, por isso, a Consolidação das leis trabalhistas (CLT) estipulam salários maiores, adicional noturno e mais.

Quais são os direitos de quem trabalha noturno?

Além dos benefícios trabalhistas normais, os trabalhos a noite possuem outros direitos que devem ser cumpridos, como:

  • Intervalo intrajornada: período de descanso durante a jornada de trabalho;
  • Jornada mista: é um tipo de jornada em que o funcionário trabalha durante o dia e a noite;
  • Hora ficta: duração reduzida de jornada de trabalho;
  • Hora extra noturna: para os trabalhadores que fazem hora extra noturna é preciso realizar o pagamento proporcional a isso;
  • Adicional noturno: para trabalhar a noite, deve-se acrescentar 20% do valor pago por hora normal trabalhada durante o dia. Por exemplo, se um empregado recebe R$20,00 por hora no turno diurno, no noturno o funcionário deve receber R$24,00.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e compartilhe com quem deseja trabalhar a noite e faça um comentário. Até a próxima!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!