Profissional de alto desempenho e workaholic: entenda as diferenças

alto desempenho

Você sabe a diferença entre alguém considerado profissional de alto desempenho e workaholic? Até quando a dedicação ao trabalho é saudável? E como aprender a dose certa?

Veja neste texto o que é uma pessoa viciada em trabalho, como ser alguém de performance profissional e também como manter a rotina efetiva para uma carreira de sucesso.

Vamos conferir?!

O que é um workaholic?

Para aumentar seus resultados e sucesso profissional, inevitavelmente, você precisará trabalhar duro. Porém, isso não significa trabalhar muito, mas, sim, de forma inteligente, com grande produtividade, aprendendo novas metodologias e, principalmente, novos comportamentos.

O termo em inglês é usado para remeter a pessoas que trabalham compulsivamente e que simplesmente se sente obrigada a fazê-lo, sem medir esforços ou duração de tempo para executar tais tarefas.

Além disso, um profissional considerado viciado em seu trabalho tem baixo nível de prazer profissional, ou seja, foca muito, mas sem que isso proporcione felicidade. Ele possui dificuldade de se desligar do trabalho mesmo nas horas vagas.

Em geral, um workaholic possui tais características:

  1. Trabalha por horas e não faz pausas;
  2. Não consegue parar de trabalhar, mesmo quando está de férias ou nos finais de semana;
  3. Faz muitas horas extras;
  4. Leva trabalho para casa desnecessariamente;
  5. Responde e-mails de trabalho e telefonemas após o horário comercial;
  6. Se sente culpado quando não está trabalhando;
  7. Sente-se ansioso ou estressado quando não está trabalhando;
  8. Possui dificuldade de delegar trabalho a outros;
  9. Sente que tem que fazer tudo sozinho;
  10. Esquece sua vida pessoal em favor do trabalho.

A dedicação excessiva ao trabalho pode gerar muitos problemas físicos e mental. Por isso, se você conhece alguém ou está se tornando uma pessoa que possua as características de um workaholic, busque por ajuda profissional.

E o que é um profissional de alto desempenho?

Diferente de um workaholic, o profissional de alto desempenho é uma pessoa que vai além das expectativas para alcançar suas metas e completar as tarefas e atividades que são de sua responsabilidade no trabalho.

O seu perfil profissional chama a atenção por ter iniciativa e foco em melhorar seu comportamento e suas habilidades para entregar o melhor que pode e conquistar uma carreira de sucesso.

Se tornar uma pessoa que tenha alto desempenho no trabalho é o fundamental para alcançar novos desafios e aprendizado. É também compreender que os ganhos variam da dedicação, experiência e tempo.

Caso você esteja buscando por uma nova oportunidade de trabalho, aproveite o site da Catho de forma grátis. Conheça milhares de vagas de emprego para o Brasil todo e tenha uma carreira de sucesso. Basta preencher o formulário com seus dados.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Diferenças entre viciados em trabalho e alguém de alto desempenho

Superficialmente, é fácil confundir alguém de alto desempenho com um workaholic. Afinal, ambos podem trabalhar bastante, ter alto comprometimento e levar trabalho para casa, mas existem características clássicas que os diferenciam e os tornam profissionais tão distantes.

Conheça agora alguns cenários típicos que podemos ressaltar a diferença entre os perfis profissionais e suas atitudes perante ele. Veja:

1. Os workaholics precisam de validação e profissionais de alto desempenho conhecem o seu valor

Workaholics acreditam que o seu desempenho está relacionado diretamente a sua capacidade de consumir tempo em atividades profissionais. Eles não sabem como agregar valor e nem quais são as atividades mais importantes, preferindo atuar na maior quantidade de demandas possíveis.

Como os seus resultados podem não ser tão expressivos, é comum aos workaholics a busca constante por validação sobre as suas decisões e ações, além de se venderem mais do que o necessário.

Por outro lado, profissionais de alto desempenho conhecem o seu valor, sabem o que precisam fazer para melhorar os resultados da empresa e tem grande clareza das suas prioridades. Tendem a ser mais discretos e, em um ambiente profissional de baixa maturidade, podem ter as suas ações questionadas porque nunca estão envolvidos com assuntos críticos. Afinal, geralmente resolvem os riscos antes que apareçam.

2. Workaholics desperdiçam energia e profissionais de alto desempenho equilibram as suas rotinas

Lembre-se que alto desempenho não está diretamente relacionado ao consumo de 100% do seu tempo e alguns profissionais sabem disso.

Top performers atuam em ritmos alternados de alta intensidade (quando existe uma demanda que realmente necessita de maior envolvimento) e momentos de estabilidade. Este funcionamento se parece com maratonistas que sabem quando devem diminuir o ritmo para concluir a corrida sem maiores problemas.

workaholics se sentem incomodados se não entregarem o seu máximo todos os dias. Na cabeça deles, o desempenho está associado a quantidade de horas extras realizadas.

Todos, em algum momento da jornada profissional, caem nesta armadilha, sentindo insegurança e inadequação quando não estão atolados de demandas. Portanto, fique atento! Dedique energia onde realmente é necessário e evite um possível burnout.

3. Workaholics não sabem dizer não e profissionais de alto desempenho protegem suas prioridades.

Quer identificar um workaholic? Basta ver como ele responde às demandas da sua equipe. Eles agem como super heróis, tentando resolver todos os problemas, invadindo demandas que não estão relacionadas com as suas responsabilidades e enfiando os pés pelas mãos para mostrar o quão bons eles realmente são. Se por um lado isso pode ser “bem visto” por alguns líderes, no geral, este comportamento é muito nocivo para toda a empresa.

Já profissionais de alto desempenho tem uma clareza impressionante sobre o que são as prioridades para os seus papéis e para a empresa. Desta forma, sempre se colocam em primeiro lugar e não se sentem incomodados em negar pedidos de ajuda.

O nível de confiança deste tipo de profissional é tão alto que ele sabe que negar um apoio pontual será o melhor para a empresa no médio e longo prazo.

4. Workaholics priorizam o trabalho e profissionais de alto desempenho respeitam as diferentes áreas de sua vida.

Acredito que você, em algum momento, já tenha sentido dificuldade de dar atenção a todas as diferentes áreas de sua vida. Atender aos prazos e pressão do trabalho, juntamente com aniversários de família e as demandas dos filhos pode ser uma tarefa altamente complexa. Mesmo assim, profissionais de alto desempenho encaram este desafio e buscam este equilíbrio sem se deixar abater.

Workaholics buscam o caminho mais fácil. Em uma grande demanda de trabalho, simplesmente priorizam as suas demandas profissionais.

Pessoas viciadas em trabalho costumam utilizar frases para justificar a sua incapacidade de lidar com a alta complexidade da vida: “Mas meu trabalho precisa de mim”, “Se eu não fizer, ninguém fará”, “É só por mais um final de semana”, etc.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Aprender a respeitar os diferentes momentos de sua vida permitirá com que mente e corpo respondam com maior eficiência às dificuldades e adversidades as quais somos submetidos. O trabalho é apenas uma engrenagem de um grande e complexo maquinário que é a vida. Manter toda a máquina funcionando é o caminho. Você, a sua família e os seus amigos agradecerão por isso.

E se você gostou do nosso conteúdo que revela mais sobre a diferença entre um workaholic e alguém de  alto desempenho, aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Avalie esse artigo:
Autor

Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!