Logotipo da Catho

Administrador

Média Salarial
R$ 1.594,57
Vagas na Catho

O que faz?

Assessora a diretoria e presidência na elaboração e implementação dos planos estratégicos e operacionais. Fixa as políticas de gestão dos recursos financeiros, administrativos e adequação de processos, tendo em vista os objetivos da organização.

Tudo o que você precisa saber

Outros nomes para esta profissão

Administrador de Empresas, Administrador Financeiro, Analista Administrativo, Analista de Processos Gerenciais, Coordenador Administrativo

O que faz um administrador?

O Administrador é o profissional responsável por zelar a área administrativa de uma empresa ou organização, seja ela pública ou privada

De início, esse profissional tinha funções delimitadas, como planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar assuntos de seu setor. Atualmente, o administrador ampliou suas ações, portanto, cabe a ele também: liderar pessoas, estruturar processos gerenciais e controlar recursos internos, como tempo, finanças e materiais.

Além disso, o administrador pode variar suas tarefas de acordo com o segmento da empresa. Entre as tarefas do dia a dia estão:


  • Serviços de auxílio ao controle financeiro
  • Estruturação e organização de arquivos de documentos
  • Preencher planilhas e formulários
  • Atendimento - encaminhamento de clientes, recebimento de fornecedores e materiais
  • Elaboração de agendas
  • Redação de comunicados
  • Distribuir tarefas aos liderados
  • Manter a equipe focada em atingir metas e objetivos organizacionais

Áreas de atuação

O Administrador trabalha em companhias de diversos setores e segmentos e dá suporte a mais de um departamento, como compras, logística, marketing, financeiro, e outros.

Esse profissional é muito procurado em escritório, mas também encontra espaço em RH, Logística, Hotéis, Shoppings, Salões de Beleza e muito mais.

Se o interesse for atuar no setor público, o administrador pode trabalhar em hospitais, bancos, universidades, centros municipais, estaduais e federais.

Pré-requisitos para o administrador

  • Saber usar computadores e impressoras
  • Saber usar planilhas em geral
  • Ter pacote Office completo
  • Ter boa comunicação
  • Conhecer mais de um idioma
  • Ser proativo
  • Ser atento
  • Saber trabalhar em equipe
  • Ter paciência
  • Ser organizado

Formação desejada

Para atuar como administrador é necessário ter formação superior, mas a qualificação com cursos profissionalizantes também pode proporcionar um crescimento maior na carreira. Veja abaixo algumas opções de cursos superiores:

Administração: Com duração de 4 anos, o curso de Administração forma profissionais com visão de organização, responsabilidade social e empreendedores. Saiba mais.

Gestão Financeira: Com duração de 2 anos, o aluno estuda disciplinas como administração, mercado de capitais, capital de giro e formação de preço, além de matemática financeira e fundamentos das finanças. Saiba mais.

Logística: O curso de Gestão Logística tem duração de 2 anos e o aluno tem aulas práticas com disciplinas como planejamento de estoques, modais de transporte e operação de armazém. Saiba mais.

Recursos Humanos: Este curso tem duração de 2 anos e é um dos que mais apresenta demanda por administradores, já que se trata de uma área estratégica em qualquer negócio. Suas disciplinas tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar no treinamento e na contratação de novos colaboradores, além de auxiliar nas ações de integração e treinamento desses funcionários. Saiba mais.

Marketing: Este bacharelado tem duração de 4 anos e o aluno aprenderá sobre direito, indústria, meio corporativo, varejo e serviços. Algumas das disciplinas são relacionadas à gestão de negócios, preço e custos, bem como estatística, sociologia, economia, psicologia. Saiba mais.

Como faço para atuar nessa área?

Para se tornar um administrador é preciso ter diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC. Veja abaixo algumas opções:

Bolsas de estudo para curso de administração

O curso de administração é o mais indicado e algumas faculdades possuem bolsas de estudo. Confira algumas delas:

Se preferir, há também o curso de tecnólogo em Logística, Recursos Humanos e Gestão Financeira. Veja algumas faculdades que ofertam este curso com as melhores bolsas de estudo:

Bolsas de estudo para pós-graduação

Caso já tenha o diploma, veja algumas faculdades que oferecem cursos de pós-graduação com bolsas de estudo voltadas para a área:

Cursos profissionalizantes online

Uma outra opção são os cursos profissionalizantes online (ou cursos rápidos). Conheça alguns deles voltados para a área administrativa:

Modelo de currículo para candidatos à vaga de Administrador

Para se destacar no mercado de trabalho, ter um bom currículo é fundamental! E para te ajudar, segue um modelo de currículo para administrador.

E depois que ele estiver pronto, você pode se candidatar para as vagas de administrador aqui na Catho!

Matérias

5 características de um bom líder

A imagem do líder vem se modificando a cada dia. A figura que antes demonstrava poder e era o centro das decisões,

Dica de português: mal ou mau.

Você já deve ter se perguntado: mau com “U” ou mal com “L”? Qual é o correto? Ambas as palavras estão corretas

O que é Home Office?

Saiba mais sobre essa modalidade que ganha cada vez mais adeptos no mercado

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar“.